🗓️A HISTÓRIA DOS DEZ DIAS QUE NUNCA EXISTIRAM NO CALENDÁRIO
Cinco de outubro de 1582 nunca existiu. Nem o dia seis, nem o sete... Na verdade, dez dias sumiram do calendário. As pessoas foram dormir na quinta, 4, e acordaram na sexta, 15. Entenda o que aconteceu.🧶👇🏽
Provavelmente, você já ouviu falar do calendário maia (aquele que supostamente "previa" o fim do mundo em 2012), do calendário chinês, do judaico...
Ao longo dos séculos foram usados vários tipos de calendário para contar os dias em diferentes sociedades e culturas ao redor do mundo. Existem aproximadamente 40 calendários em uso ainda hoje.
De uma forma geral, esses “contadores de tempo” se baseiam na translação e rotação da Terra em torno do Sol ou nas fases da Lua, e podem ter três classificações: os solares, os lunares e os lunissolares.
O primeiro registro que se tem de um objeto manuseado para contagem do tempo é o "Osso de Lebombo", que foi encontrado na África do Sul por volta de 35.000 a.C.
Mas nem sempre o calendário teve 12 meses com 365 dias. A Grécia Antiga chegou a ter até um 13° mês. Já em Roma, o primeiro contador de tempo, datado de 753 a.C, possuía 10 meses.
Coube ao imperador Júlio César modificar o método de contagem de tempo por volta de 45 a.C., abolindo o calendário lunar e tornando-o solar, na tentativa de ficar em harmonia com as estações do ano. A partir de agora, o ano "normal" teria 365 dias.
O calendário juliano, que leva esse nome por causa de Júlio César, contava que a duração média de um ano era de 365 dias e 6 horas. Para cobrir as 6 horas "excedentes" no ano, os romanos ordenaram a utilização dos anos bissextos (aqueles que possuem 366 dias) a cada quatro anos.
Contudo, o ano dura exatamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Portanto, havia 11 minutos e 14 segundos a mais por ano. Esse descompasso já havia sido detectado desde a Roma antiga, mas era um erro considerado quase insignificante na época.
Porém, quinze séculos depois, a defasagem desse tempo que "sobrou" já era de dez dias e a contagem do tempo estava dessincronizada. Com o problema, uma estação prevista para começar em determinado dia do calendário oficial, por exemplo, só começava na prática dez dias depois.
Foi aí que o assessor astronômico do papa Gregório XIII, Cristóvão Clávio, fez os cálculos, identificou a falha do calendário e propôs modificações. Dentre elas, pular dez dias do calendário.
Pelo decreto do papa, o dia seguinte ao dia 4 de outubro de 1582 seria 15 de outubro do mesmo ano. Os ajustes de Gregório foram feitos para que as estações do ano começassem sempre no mesmo dia
E assim, a população viu dez dias sumirem do “dia para a noite”. Com essa medida, ocorreram alguns fatos curiosos, como o funeral de Santa Teresa de Jesus. A freira faleceu na noite do dia 4 para 5 de outubro de 1582, e foi enterrada no dia seguinte: 15 de outubro.
Caminhos decisórios levaram à derrocada da segregação sul-africana. A Central #DATADOC de Jornalismo de Dados, preparou um fio para você entender a trajetória dos fatos. Confira o fio.
No histórico dia 17 de Março de 1992, 68,7% da população branca sul-africana votava pelo fim do Apartheid, em vigor desde 1948. Veja aqui o gráfico da votação: bit.ly/3JjrhYL
Na época do imperialismo, a África teve suas regiões disputadas pelos países europeus na política exploratória dos seus recursos naturais. A formação da África do Sul passa pelos holandeses e britânicos no século XIX.
Há 80 anos, frequentadores da Praça do Ferreira se aglomeravam para vaiar o sol que teimava em aparecer. Registrado por um repórter do O POVO, o episódio daquele 30 de janeiro de 1942 virou um marco da irreverência cearense.
“Iêêêêêêêêiii!”. Para quem é cearense ou admira a cultura do Estado, sabe bem o som da estridente vaia. Era 30 de janeiro de 1942, quando o sol resolveu “dar as caras” em Fortaleza, após dias de chuvas intensas.
Naquele dia, uns contam que o tempo estava “bonito para chover”. Outros que chovia forte há dois dias, entrando no terceiro. O Ceará, vindo de uma seca, clamava para que o sol desse uma trégua por mais uns dias,mas ele, naquele 30 de janeiro, teimou e apareceu avermelhado no céu.
Na gripe, sintomas como febre, tosse seca, cansaço, dores no corpo, mal-estar e dor de cabeça são comuns. Coriza ou nariz entupido e dor de garganta podem aparecer, mas são menos frequentes.
Neste fim de ano, em meio à pandemia de covid-19 - embora com queda acentuada das curvas de mortes e infecções - crescem no Brasil os casos de gripe. As duas doenças podem confundir, dada a semelhança dos sintomas.
O conhecimento e a reação aos sintomas são necessários diante dos riscos de transmissão da covid-19. Conforme orientações do @minsaude, uma pessoa infectada deve, além de procurar atendimento, ficar isolada de outros indivíduos e fazer quarentena durante 14 dias.
Não, eles não são "os últimos românticos" e nem vivem em um conto de fadas. Saiba se você é um e ainda não sabe. Entenda o significado no fio,🧶👇🏾
Você já conheceu uma pessoa inteligente, bonita, simpática e — olha só! — solteira, e mesmo assim não sentiu vontade nem de dar uns beijos, ainda que houvesse abertura para tal?
Só fica atraída(o) por alguém depois de meses de muitos encontros e longas conversas? Você acha que as pessoas falam demais de sexo, como se fosse a coisa mais importante do mundo?
PAULO FREIRE: POR QUE O PENSADOR BRASILEIRO MAIS CITADO NO EXTERIOR É O MAIS POLÊMICO NO PAÍS
Em 2021, faz 100 anos que nasceu Paulo Freire. Para lembrar essa data, O POVO começa a publicar uma reportagem especial sobre o patrono da educação brasileira. É só seguir o fio.
Depois da experiência de alfabetização de adultos em Angicos (RN), em 1963, a proposta de Paulo Freire seria aplicada no Plano Nacional de Alfabetização (PNA), do governo João Goulart, cuja implementação foi interrompida pelo golpe militar em 31 de março de 1964.
A proposta de Paulo Freire era que as pessoas aprendessem a ler e escrever a partir das questões existentes na realidade em que viviam, tomando consciência dos problemas e dos próprios direitos e deveres. Ler o mundo para então ler as palavras.
#ParalimpiadasOPOVO | O Time Brasil conseguiu, só hoje, duas medalhas de ouro no lançamento de disco e mais três medalhas de prata, garantindo o sexto lugar na classificação geral.
O atleta mineiro conquistou o ouro no lançamento de disco da classe F56 na noite do último domingo das #Paralimpíadas de #Tokyo2020, criando um novo recorde paralímpico para o lançador brasileiro🥏: bit.ly/3DvuJgj
Tênis de mesa🏓: Bruna Alexandre é prata após jogo duro com australiana: bit.ly/3sZRowD