Retrato de Nadejda Krupskaya, pedagoga, revolucionária bolchevique e esposa de Lenin. Nadejda foi figura central no esforço pela erradicação do analfabetismo e na construção do sistema educacional da União Soviética.

1/17
Nadejda nasceu em São Petersburgo em 26 de fevereiro de 1869. Frequentou o ginásio até os 14 anos, interrompendo os estudos após a morte do pai. Posteriormente, cursou pedagogia e, já graduada, começou a lecionar para operários em uma escola dominical noturna.

2/17
Tornou-se admiradora das ideias filosóficas de Tolstói e teve seus primeiros contatos com o marxismo, passando a frequentar círculos clandestinos de estudos socialistas. Nadejda conheceu Lenin em uma dessas reuniões, em 1894.

3/17
No ano seguinte, os dois fundariam a União de Luta pela Emancipação da Classe Operária, tornando-se alvos da polícia política czarista. Lenin foi preso em 1895 e Nadejda em 1896. Os dois se reencontraram durante o exílio na Sibéria e se casaram em julho de 1898.

4/17
Em 1901, o casal emigrou para a Alemanha e depois para a Inglaterra. De volta à Rússia, Nadejda tornou-se secretária do Comitê Central após a Revolução de 1905, mas saiu novamente do país após a rebelião ser abafada, mudando-se para a França.

5/17
Nadejda foi uma das mais destacadas colaboradoras de Lenin nas atividades do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR), coordenando todo o trabalho burocrático e administrativo da agremiação.

6/17
Paralelamente, dedicou-se ao estudo dos problemas pedagógicos e concebeu ideias para a reorganização do ensino em um hipotético Estado proletário, publicando diversos artigos sobre essa temática no jornal Pravda.

7/17
Após o triunfo da Revolução de Outubro, em 1917, Nadejda retornou à Rússia, passando a integrar o Comissariado do Povo para a Instrução Pública, onde colaborou com Anatóli Lunatcharski na definição das bases do novo sistema educacional.

8/17
Nadejda defendeu a unificação do sistema de ensino, a universalização do acesso ao ensino superior gratuito e a erradicação do analfabetismo. Também teve participação fundamental na criação da Komsomol (União da Juventude Comunista) e da Organização dos Pioneiros.

9/17
Após a morte de Lenin, em 1924, Nadejda seguiu atuando na coordenação do sistema educacional e nas atividades do Comitê Central do Partido Comunista. Nas lutas internas pelo comando da União Soviética, Nadejda apoiou Stalin...

10/17
...e se opôs a Trotsky, a quem enxergava como um traidor da causa revolucionária, interessado em "restabelecer a ordem burguesa e a exploração capitalista das massas trabalhadoras".

11/17
Nadejda exerceu o cargo de Ministra da Educação da União Soviética entre 1929 e 1939. Também se tornou integrante do Soviete Supremo em 1931.

12/17
Nadejda coordenou os esforços em prol da eliminação do analfabetismo, liderando a Comissão Extraordinária que mobilizou milhares de estudantes e professores, num esforço nacional que tinha com lema "Aqueles que sabem ler e escrever devem ensinar os que não sabem".

13/17
Entre 1920 e 1940, c. de 60 milhões de adultos foram alfabetizados, ao passo que a escolarização de crianças foi universalizada. Na educação básica, Nadejda propôs o ensino das ciências naturais e sociais sob uma perspectiva de estímulo à capacidade crítica e analítica.

14/17
Defendia a difusão de uma concepção materialista dos fenômenos naturais e do uso dos recursos, de forma a combater o misticismo e a superstição.

15/17
Da mesma forma, era favorável ao enfoque crítico na compreensão das relações de classe e das formas de desenvolvimento social, visando aguçar o senso crítico e a conscientização política.

16/17
Nadejda também teve papel fundamental na expansão e democratização das redes de bibliotecas públicas na União Soviética. Inaugurou bibliotecas em quase todas as cidades, renovou os acervos públicos e instituiu programas de formação de profissionais para o setor.

17/17

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Pensar a História

Pensar a História Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @historia_pensar

Mar 28
O empresário Silvio Santos participa de uma reunião com o ditador João Figueiredo, último presidente do regime militar, em 1981. Foi durante essa reunião que o empresário ganhou dos militares a concessão de parte dos canais da extinta TV Tupi, embrião do SBT.

1/26 Image
Sílvio Santos é o nome artístico de Senor Abravanel, filho de um casal de imigrantes sefarditas otomanos. A família Abravanel é um dos mais antigos e destacados clãs judeus e já constava como uma das famílias mais importantes da Península Ibérica desde a Baixa Idade Média.

2/26 Image
Sílvio Santos é decaneto de Isaac Abravanel — o mais célebre patriarca da família, que alegava descender do bíblico Rei Davi. Estadista e fnancista, Isaac prestou serviços à coroa portuguesa e ajudou a financiar as Grandes Navegações e a colonização das Américas.

3/26
Read 26 tweets
Mar 27
Um nativo americano do povo Sioux fotografado em frente ao Monte Rushmore. Dakota do Sul, Estados Unidos, junho de 1957. O monumento com os rostos de quatro presidentes estadunidenses foi esculpido sobre uma montanha sagrada para os indígenas — a Montanha dos Seis Avôs.

1/24 Image
Considerado um dos monumentos mais famosos dos EUA, o Monte Rushmore atrai mais de dois milhões de visitantes anualmente, que vão até o local para observar os rostos de George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln gravados sobre a rocha.

2/24 Image
Muito antes da inauguração do monumento, entretanto, a imponente montanha de granito já era um importante ponto de peregrinação, visitado pelas culturas ameríndias que habitavam a região de Black Hills, nas Grandes Planícies.

3/24 Image
Read 24 tweets
Mar 26
Hoje na história: há 23 anos, em 26 de março de 1999, as delegações da Rússia, Bielorrússia e Índia apresentavam uma resolução no Conselho de Segurança da ONU tentando impedir a OTAN de bombardear a Iugoslávia.

1/ 5
O bombardeio da Iugoslávia havia começado dois dias antes por iniciativa dos Estados Unidos e das potências europeias. Alegando "razões humanitárias", a OTAN atacou alvos civis, incluindo estações de televisão, redes de energia elétrica e sistemas de abastecimento hídrico.

2/5
Dos 15 países que compunham o Conselho de Segurança da ONU, somente Rússia, China e Namíbia votaram pelo fim dos bombardeios. 12 países votaram a favor do ataque: EUA, Reino Unido, França, Países Baixos, Canadá, Eslovênia, Malásia, Gâmbia, Gabão, Brasil, Argentina e Bahrein.

3/5
Read 5 tweets
Mar 26
O magnata da mídia brasileira Roberto Marinho recepciona oficiais das Forças Armadas na sede do jornal O Globo. Recompensado com apadrinhamento e múltiplas concessões por seu apoio irrestrito à ditadura militar, Marinho construiu um dos maiores impérios midiáticos do mundo.

1/29
Os Marinho são a família mais rica do Brasil, com um patrimônio calculado em mais de 150 bilhões de reais, administrado pelos filhos do patriarca — João Roberto, José Roberto e Roberto Irineu — e ampliado continuamente graças aos lucros anuais gerados pelo conglomerado.

2/29
O império dos Marinho compreende a Rede Globo, 2ª maior emissora do mundo, e um vasto conjunto de empresas de mídia que garantem à família o controle sobre as informações consumidas pelo público, dando-lhe enorme influência sobre a percepção da realidade do povo brasileiro.

3/29
Read 29 tweets
Mar 26
Há 100 anos, em 25/03/1922, era fundado em Niterói o Partido Comunista do Brasil — o antigo PCB. A agremiação teve atuação relevante no processo de articulação da classe trabalhadora e dos movimentos sociais brasileiros ao longo de boa parte do século XX.

1/26
O partido enfrentou diversas crises e cisões que levaram ao surgimento de novas agremiações e a reformulações de seu programa. Desarticulado pela ditadura, a agremiação foi extinta em janeiro de 1992. Seu registro eleitoral foi herdado pelo PPS (atual Cidadania).

2/26
O partido serviu de matriz a diversas organizações. Tanto o PCdoB (instituído em 1962) quanto o novo PCB (fundado em 1993) consideram-se seus legítimos sucessores.

O partido surgiu em meio ao incipiente processo de organização política dos trabalhadores brasileiros.

3/26
Read 26 tweets
Mar 25
Não há qualquer diferença significativa entre a Wikipedia e qualquer veículo das grandes corporações de mídia. A Wikipedia é um aparelho ideológico instrumentalizado em favor dos valores liberais, capitalistas, pró-imperialistas, antipopulares como todo o resto da grande mídia.
+
As pessoas erroneamente acreditam que o caráter voluntário conceda à Wikipedia alguma liberdade criativa. Na verdade não. Da mesma forma que as editorias conduzem o trabalho dos jornalistas, os voluntários são limitados, censurados e direcionados pelas diretrizes do projeto.
+
Nos dois casos, a métrica é a mesma: a Globo vai reverberar o conteúdo liberal. A Wikipedia só vai repetir o conteúdo produzido por grandes corporações de mídia como a Globo. Quem contestar as regras é revertido, bloqueado, sancionado e eventualmente banido.
+
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(