Hoje na história: há 23 anos, em 26 de março de 1999, as delegações da Rússia, Bielorrússia e Índia apresentavam uma resolução no Conselho de Segurança da ONU tentando impedir a OTAN de bombardear a Iugoslávia.
1/ 5
O bombardeio da Iugoslávia havia começado dois dias antes por iniciativa dos Estados Unidos e das potências europeias. Alegando "razões humanitárias", a OTAN atacou alvos civis, incluindo estações de televisão, redes de energia elétrica e sistemas de abastecimento hídrico.
2/5
Dos 15 países que compunham o Conselho de Segurança da ONU, somente Rússia, China e Namíbia votaram pelo fim dos bombardeios. 12 países votaram a favor do ataque: EUA, Reino Unido, França, Países Baixos, Canadá, Eslovênia, Malásia, Gâmbia, Gabão, Brasil, Argentina e Bahrein.
3/5
Sergey Lavrov, então embaixador da Rússia na ONU, abriu a votação criticando o belicismo dos Estados Unidos e afirmando que o "vírus da ilegalidade está cada vez mais se alastrando pela esfera das relações internacionais".
4/5
A resolução proposta pela Rússia foi derrotada. Os Estados Unidos e seus aliados europeus na OTAN bombardearam a Iugoslávia por 78 dias seguidos. A intervenção militar deixou quase 20 mil mortos.
5/5
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
O empresário Silvio Santos participa de uma reunião com o ditador João Figueiredo, último presidente do regime militar, em 1981. Foi durante essa reunião que o empresário ganhou dos militares a concessão de parte dos canais da extinta TV Tupi, embrião do SBT.
1/26
Sílvio Santos é o nome artístico de Senor Abravanel, filho de um casal de imigrantes sefarditas otomanos. A família Abravanel é um dos mais antigos e destacados clãs judeus e já constava como uma das famílias mais importantes da Península Ibérica desde a Baixa Idade Média.
2/26
Sílvio Santos é decaneto de Isaac Abravanel — o mais célebre patriarca da família, que alegava descender do bíblico Rei Davi. Estadista e fnancista, Isaac prestou serviços à coroa portuguesa e ajudou a financiar as Grandes Navegações e a colonização das Américas.
Um nativo americano do povo Sioux fotografado em frente ao Monte Rushmore. Dakota do Sul, Estados Unidos, junho de 1957. O monumento com os rostos de quatro presidentes estadunidenses foi esculpido sobre uma montanha sagrada para os indígenas — a Montanha dos Seis Avôs.
1/24
Considerado um dos monumentos mais famosos dos EUA, o Monte Rushmore atrai mais de dois milhões de visitantes anualmente, que vão até o local para observar os rostos de George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln gravados sobre a rocha.
2/24
Muito antes da inauguração do monumento, entretanto, a imponente montanha de granito já era um importante ponto de peregrinação, visitado pelas culturas ameríndias que habitavam a região de Black Hills, nas Grandes Planícies.
Retrato de Nadejda Krupskaya, pedagoga, revolucionária bolchevique e esposa de Lenin. Nadejda foi figura central no esforço pela erradicação do analfabetismo e na construção do sistema educacional da União Soviética.
1/17
Nadejda nasceu em São Petersburgo em 26 de fevereiro de 1869. Frequentou o ginásio até os 14 anos, interrompendo os estudos após a morte do pai. Posteriormente, cursou pedagogia e, já graduada, começou a lecionar para operários em uma escola dominical noturna.
2/17
Tornou-se admiradora das ideias filosóficas de Tolstói e teve seus primeiros contatos com o marxismo, passando a frequentar círculos clandestinos de estudos socialistas. Nadejda conheceu Lenin em uma dessas reuniões, em 1894.
O magnata da mídia brasileira Roberto Marinho recepciona oficiais das Forças Armadas na sede do jornal O Globo. Recompensado com apadrinhamento e múltiplas concessões por seu apoio irrestrito à ditadura militar, Marinho construiu um dos maiores impérios midiáticos do mundo.
1/29
Os Marinho são a família mais rica do Brasil, com um patrimônio calculado em mais de 150 bilhões de reais, administrado pelos filhos do patriarca — João Roberto, José Roberto e Roberto Irineu — e ampliado continuamente graças aos lucros anuais gerados pelo conglomerado.
2/29
O império dos Marinho compreende a Rede Globo, 2ª maior emissora do mundo, e um vasto conjunto de empresas de mídia que garantem à família o controle sobre as informações consumidas pelo público, dando-lhe enorme influência sobre a percepção da realidade do povo brasileiro.
Há 100 anos, em 25/03/1922, era fundado em Niterói o Partido Comunista do Brasil — o antigo PCB. A agremiação teve atuação relevante no processo de articulação da classe trabalhadora e dos movimentos sociais brasileiros ao longo de boa parte do século XX.
1/26
O partido enfrentou diversas crises e cisões que levaram ao surgimento de novas agremiações e a reformulações de seu programa. Desarticulado pela ditadura, a agremiação foi extinta em janeiro de 1992. Seu registro eleitoral foi herdado pelo PPS (atual Cidadania).
2/26
O partido serviu de matriz a diversas organizações. Tanto o PCdoB (instituído em 1962) quanto o novo PCB (fundado em 1993) consideram-se seus legítimos sucessores.
O partido surgiu em meio ao incipiente processo de organização política dos trabalhadores brasileiros.
Não há qualquer diferença significativa entre a Wikipedia e qualquer veículo das grandes corporações de mídia. A Wikipedia é um aparelho ideológico instrumentalizado em favor dos valores liberais, capitalistas, pró-imperialistas, antipopulares como todo o resto da grande mídia.
+
As pessoas erroneamente acreditam que o caráter voluntário conceda à Wikipedia alguma liberdade criativa. Na verdade não. Da mesma forma que as editorias conduzem o trabalho dos jornalistas, os voluntários são limitados, censurados e direcionados pelas diretrizes do projeto.
+
Nos dois casos, a métrica é a mesma: a Globo vai reverberar o conteúdo liberal. A Wikipedia só vai repetir o conteúdo produzido por grandes corporações de mídia como a Globo. Quem contestar as regras é revertido, bloqueado, sancionado e eventualmente banido.
+