1/20
A gente tende a colocar grandes figuras científicas em pedestais de genialidade e retira a humanidade dessas figuras. Na verdade cientistas também são pessoas.
Nesse fio, vou contar a história do doutorado de um dos fundadores da teoria quântica, o Werner Heisenberg🧵👇
2/20
Para quem não tem muito interesse em física, talvez conheça o nome Heisenberg mais pelo nome usado pelo Walter White em Breaking Bad do que pelo físico.
3/20
Então brevemente, sobre o Heisenberg. Em 1925, ele publicou um artigo revolucionário que abriu as portas para a formulação matricial da mecânica quântica. Praticamente todo aluno de física que já fez as matérias de quântica usa matrizes users.mat.unimi.it/users/galgani/…
4/20
Em 1927 ele desenvolveu o famoso princípio da incerteza, que afirma que a posição e o momento de uma partícula não podem estar bem definidos ao mesmo tempo. Ou seja, quanto mais informação se te a respeito de um, menos se sabe sobre o outro aps.org/publications/a…
5/20
O trabalho do Heisenberg foi fundamental na discussão da época sobre as interpretações a respeito da mecânica quântica. Heisenberg participou de conferências com grandes nomes da ciência como a Marie Curie, o Einstein, Bohr, Pauli...
7/20
Tudo aponta para Heisenberg ser mais um dos gênios intocáveis da física. Aquele físico brilhante que assusta a todos com seu intelecto absurdo.
Bem, acontece que como todo ser humano, Heisenberg teve dificuldades, especialmente durante o doutorado.
8/20
Durante o doutorado, Heisenberg foi orientado pelo Arnold Sommerfeld. O Sommerfeld sugeriu de tema para o doutorado, o estudo da transição de fluxos laminares para turbulentos em fluídos (sim, nada a ver com quântica).
9/20
O jovem Heisenberg era um físico teórico mas durante esses anos, ele teve aulas de física experimental com o Willy Wien, que estaria na banca de avaliação do doutorado dele.
10/20
Em 1923, ele envia sua tese e vai participar da prova oral para adquirir o título de doutor. Na banca estavam o Sommerfeld e Wien, além de outro professor da astronomia. No início da defesa, Heisenberg respondeu as questões de matemática do Sommerfeld com tranquilidade
11/20
Quando o assunto passou para astronomia, ele já se deu mal. Mas nada superou o desastre que foram as perguntas de laboratório.
O Wien insistia que todo físico, mesmo teóricos, deveriam entender equipamentos laboratoriais e o procedimento experimental da física
12/20
Para a tristeza do Heisenberg, ele não conseguia derivar a expressão para o poder de resolução de um interferômetro de Fabry-Perot, que ele mesmo havia usado nas aulas de laboratório do Wien. Isso não agradou nem um pouco o Wien.
13/20
Na verdade, o Heisenberg não sabia responder nada a respeito da resolução de nenhum instrumento óptico. O ápice da derrota veio quando o Wien perguntou como uma bateria funcionava, e o Heisenberg foi totalmente incapaz de responder.
14/20
O Wien simplesmente decidiu que Heisenberg não merecia passar no doutorado. Sommerfeld e Wien começaram a brigar a respeito da importância dessas perguntas ou não. No final das contas, Wien deu a pior nota possível para o Heisenberg, enquanto Sommerfeld deu a maior possível
15/20
O resultado das notas escolhidas pela banca foi que o Heisenberg foi aprovado no doutorado, mas com a menor nota necessária para aprovação.
Ele ficou pessoalmente derrotado após isso, ao ponto de que ao invés de aproveitar a festa de comemoração que o Sommerfeld fez
16/20
Ele foi pegar o trem para ir até onde Max Born (Nobel de 1954) perguntar se Born ainda queria tê-lo como assistente (Born já havia dito que iria contrata-lo, antes dele terminar o doutorado).
Mas Born só aceitou depois de repassar todas as perguntas que Heisenberg errou
17/20
Esse episódio deixou uma cicatriz profunda nele, ele constantemente via seu trabalho como "não o suficiente".
Antes de publicar o trabalho dele de 1925 que mencionei no início, ele enviou para o Pauli pedindo a opinião dele pois ele ainda estava inseguro
18/20
Quando ele foi derivar o princípio da incerteza, ele precisou usar a expressão para resolução de um microscópio, e quando o Bohr disse que ele havia errado, ele teve problemas emocionais em continuar o trabalho. aps.org/publications/a….
19/20
Mesmo sendo um dos nomes mais importantes na física, um dos fundadores da teoria quântica, Heisenberg tinha lacunas de conhecimento em assuntos que pessoas de outras áreas considerariam básicos.
A defesa de doutorado dele deixou problemas de auto confiança permanentes.
20/20
Eu gosto dessa história, ela nos lembra que são todos humanos, com seus problemas e suas características. Ela tira a imagem do "gênio inabalável" que físicos recebem. Inseguranças ou lacunas em algumas áreas não diminuem o valor de ninguém e o Heisenberg está ai para provar
Esse fio foi motivado após conversar com a @laslus_ sobre como a gente apaga parte da vida de cientistas famosos. Seja na vida pessoal ou na própria vida acadêmia dessas pessoas.
💉🇧🇷Atualização: Pirâmide de vacinação do Brasil até o último domingo (20/03) com os dados disponíveis no dia 25/03. Dose única entra na contagem de vacinados 2ª dose e reforço da Janssen entra como 3ª dose. Frame mais recente e comentários logo abaixo👇 #VacinasSalvamVidas
Frame mais recente. No canto esquerdo⬅️da imagem estão as % de cobertura com 2ª dose/dose única em cada faixa etária. No canto direito➡️, a % de cobertura com 3ª dose/reforço.
Galera ta vacilando muito nessa 3ª dose hein. Vacinação em crianças também segue muito devagar
Aqui a % de cobertura de todas as doses nas faixas etárias. Acredito que a essa altura, quase todo mundo acima de 20 anos já possa tomar 3ª dose, acima de 30 com certeza. A adesão está muito baixa, especialmente nos idosos que são quem mais estão em risco.
1/8 Além de atualizar a pirâmide de vacinação e o mapa de vacinação do Brasil (ambos pausados por causa da qualificação do mestrado), vou atualizando o acompanhamento de casos de COVID na @unicampoficial com os dados do CECOM.
Aqui temos os casos novos registrados toda semana
2/8 Nesse gráfico da para notar um pico no registro de novos casos em Dezembro (provavelmente pela ômicron) e um outro após o ano novo. Até o momento, a volta as aulas não impactou significativamente o registro de novos casos pelo CECOM.
3/8 A seguir, temos o numero de pessoas em acompanhamento pelo CECOM, com COVID. Os chamados casos ativos. Novamente, teve um pico alto no início do ano (devido à ômicron e o ano novo, provavelmente), mas no momento, a quantidade de casos ativos está estável.
1/32
A efetividade das vacinas hoje pode trazer boas informações sobre como a eficácia diminui ao nível individual. Conforme mais pessoas são acompanhadas, podemos começar a ter uma ideia de até quanto a eficácia protetora contra óbitos diminui. Mais detalhes no fio abaixo👇🧵
2/32
Vamos começar com o seguinte: a efetividade que observamos hoje, depende da eficácia e da queda na eficácia após atingir o pico. Além disso, depende de quando as pessoas se vacinaram. Mas acontece que nem todo mundo se vacina no mesmo dia certo?
3/32
Algumas pessoas se vacinam um dia, outras outro dia e assim por diante. Então a efetividade hoje acaba dependendo de vários dias no passado.
Além disso, a efetividade varia devido à fatores comportamentais, como já mencionei aqui
1/13
💉✅Atualizando aqui a distribuição geográfica de cobertura vacinal de 2ª e 3ª dose no Brasil e o mapa de homogeneidade por estado. Dados do RNDS até o dia 08/03 (Terça). Detalhes e comentários no fio abaixo👇🧵
2/13
Esse mapa acima é a cobertura de 2ª dose nas mesorregiões do Brasil. No último mapa que eu montei, Ceará estava com problemas e tinha muito menos dose registrada do que o real, nesse aqui isso já foi consertado
3/13
Aqui temos o mesmo mapa de 2 doses/dose única mas com a divisão por regiões de saúde. Ainda tem algumas poucas regiões em Minas Gerais que a sincronização falhou (regiões pretas)
1/19
Estado de São Paulo. Dentre os óbitos ocorridos de Janeiro até hoje, idosos acima de 80 anos compõe a maior parcela. Durante 2020, dentre os óbitos que ocorriam a cada semana, eles representavam, em média, 26%. Agora representam 43%. Detalhes no fio abaixo👇🧵
2/19
Durante o ano de 2020, as parcelas de contribuição de cada faixa etária no registro semanal era a seguinte. O pessoal acima de 70 representava, em média, 52% do registro semanal. As outras faixas etárias tinham contribuições menores, conforme a idade diminuía
3/19
Isso é reflexo tanto do maior risco de severidade e morte para faixas etárias maiores, quanto a quantidade de pessoas em cada faixa etária. Por exemplo, tanto a população 80+ quanto 70-79 tinham contribuições de 26%, mesmo com o risco sendo maior para 80+.
Nessa discussão sobre 4ª dose eu só penso nessa cobertura de 3ª e em quantas pessoas realmente vão aderir a 4ª dose. De verdade, tentar conter a pandemia na 4ª dose me parece uma estratégia condenada ao fracasso. Não vale mais buscar atingir uma homogeneidade maior na 3ª dose?
Ou quem sabe, colaborar para conseguir uma homogeneidade entre outros países? Até hoje a África segue sendo ignorada enquanto cada um corre para proteger seu próprio país como se o vírus respeitasse as fronteiras, e a variante que pode surgir em um país não fosse seu problema tbm
Sério que com esse nível de população vacinada com 3ª dose já querem inventar uma 4ª?