Natalie Unterstell Profile picture
Apr 7 36 tweets 12 min read
E o Brasil no último relatório divulgado pelo #IPCC?
Vamos de fio 🧶🇧🇷!

1) Estamos dentre os países onde se verifica que a ambição da política climática é limitada p/capacidade das indústrias incumbentes de moldar ação governamental.
(Cap1.4 Fatores e Restrições da Mitigação)
É citado o trabalho da professora @hochstet acerca de Economias Políticas de Transição Energética, publicado p/ Universidade de Cambridge. Nele, ela aborda a transição energética no Brasil, olhando como solar e eólica se desenvolveram de modos diferentes. Além de outras fontes.
2)O Brasil está no rol dos 10 países que contribuíram, em conjunto com 75% para o aumento de emissões líquidas (de 6.5 GtCO2eqyr-1) entre os anos 2010-2019 c/ China, India, Indonesia, Vietnã, Irã, Turquia, Arábia Saudita, Paquistão, Rússia.

(Cap. 2 sb Tendências de Emissões)
3) Com relação às emissões per capita, o #IPCC destaca que há imensa variação dentro do Brasil: a emissão média p/ brasileiro é de quase 10 ton/ano. Mas os mais ricos tem emissão equivalente aos ricos europeus, como se vê no gráfico abaixo.
4) Com relação às emissões no meio urbano, o IPCC destaca que, assim como na Índia, Turquia e África do Sul, aqui também se verifica uma alta participação de emissões de carbono relacionadas a TRANSPORTE, p/ famílias urbanas de renda média e alta.
(Huang e Tian, 2021).
5) Por outro lado, o relatório do IPCC cita como as normais sociais têm evoluído em relação a transporte, mencionando como exemplo bem sucedido
o compartilhamento de carros e bicicletas, que se expandiu rapidamente aqui e também na China, Indonésia, México e Turquia.
6) Com relação à florestas, o #IPCC cita os compromissos de #zerodesmatamento e indica que no Brasil e na Indonésia há evidências de resultados positivos de compromissos desse tipo.
7) Sb. trajetórias de desenvolvimento, o #IPCC destaca que as escolhas sobre a natureza das atividades econômicas têm implicações p/ emissões. "No Brasil, as escolhas sobre se deve ou não exportar petróleo offshore terá implicações significativas p/ as emissões de GEE do país".
A aposta brasileira no etanol é citada como um exemplo passado de transição voluntária, com impacto sobre a trajetória de desenvolvimento.
O Brasil é detalhado como exemplo a parte no Cap. 4, por conta das mudanças nos padrões de desenvolvimento das últ. 2 décadas, que teriam servido como base p/ reduções sustentadas do desmatamento.
Destacam-se o setor privado (via Moratória da Soja) e o público (PPCDAM).
O #IPCC engata que "Nos anos mais recentes, algumas dessas mudanças nas trajetórias de desenvolvimento do Brasil foram desfeitas. Mudanças políticas redefiniram as prioridades de desenvolvimento, com maior prioridade sendo dada ao des. agrícola do que à mitigação".⚠️
E segue "A atual administração reduziu o poder de
órgãos ambientais e leis de proteção florestal (incluindo o código florestal), permitindo a expansão de terras agrícolas para áreas protegidas da floresta amazônica (Ferrante e Fearnside 2019; Rochedo etal. 2018). 🧶
...Como resultado, em 2020, o desmatamento ultrapassou 11.000 km2 10 e atingiu a maior taxa do
11 últimos 12 anos (INPE 2020).".

Pois é.
Arremata c/: "A literatura adverte que, se as políticas e tendências atuais continuarem, a Amazônia pode atingir um ponto de inflexão irreversível, além do qual será impossível remediar perdas de ecossistemas e restaurar sumidouros de carbono e o conhecimento dos povos indígenas"
E fecha com "Além disso, os subsídios aos combustíveis fósseis e outros apoios fiscais p/ mais exploração de recursos petrolíferos podem criar bloqueios de carbono (lock-ins) que inibirão ainda mais os investimentos de baixo carbono (Lefèvre et al. 2018)". ⚠️⚠️⚠️⚠️⚠️
8) Algo que contraria o pensamento comum do nosso setor energético: "Se as taxas de desmatamento continuarem aumentando, os esforços de mitigação precisariam se deslocar para o setor de energia. E os custos de mitigação na energia são 3 vezes os de se reduzir o desmatamento" 🛑
9) A CUT é lembrada como um dos movimentos que apoiam a #transiçãojusta para baixo carbono, dentre diversos ao redor do mundo. Interessante e oportuna a citação direta do movimento de trabalhadores.
10) O #IPCC destaca que, na Amazônia brasileira, a mineração aumentou significativamente a perda de floresta: em até 70 km além da mina, causando 11.670 km2 de desmatamento entre 2005 e 2015, ou 9% de toda a perda da floresta no período (Sonter et al. 2015).

@obsmineracao
11) A restauração de ecossistemas costeiras ganha relevo no #IPCC e o Brasil é citado como um dos países com potencial alto de mitigação através dessa medida.
12) Há um box dedicado a agroflorestas no Brasil. Nele, se destacam as lições aprendidas com a implementação dessa medida para mitigação de emissões.
13) O #IPCC destaca que a maior parte das reduções de emissões ou offsets veio da desaceleração do desmatamento e REDD+, especificamente de esforços no Brasil (86% do total) via redução do desmatamento entre 2004 e 2012 (@dnepstad1 et al., 2014) e outros na América Latina.
Essa tabela do #IPCC é super importante porque deixa claro que "A maior parcela da redução alcançada inclui os esforços do Brasil na Amazônia".
Enfim, há diversas menções no relatório completo do #AR6 #WG3 sobre evidências empíricas apontarem que os regulamentos reduziram o desmatamento no Brasil "mas, ao longo do tempo, ocorreram reversões quando a aplicação não foi consistente". #CarmenLuciafeelings
E o #IPCC tb incluiu menção ao fato de que "recentes
28 estudos mostraram que parte do desmatamento da Amazônia foi deslocado para o Cerrado". Ou seja, não exatamente "reduzido".
E ainda tem um #box inteiro sobre #PPCDAM no relatório completo, trazendo lições aprendidas e o caramba. Seria interessante o @AmendoncaAGU ler.
11) A análise de tendências indica que, da demanda global por terra, uma grande parte deverá ser suprida pela América do Sul, em particular da Amazônia (Lambin e Meyfroidt 2011; TEEB 2018) e de florestas do Chaco (Grau et al. 2015). 😦
12) Atenção ⚠️🇧🇷: no Brasil, a quantidade de GEE emitida apenas pela pecuária de corte representa 65% das emissões do setor agrícola e 15% das emissões totais. #IPCC
Nos países em desenvolvimento em geral, cita o IPCC, a mudança no uso da terra para satisfazer a demanda internacional de carne está levando ao desmatamento.
13) Sobre energia, os leilões de oferta são avaliados como instrumentos de transição. E algo interessante é que têm > impacto em economias emergentes qd comparados c/ outros instrumentos de política. O Brasil é um dos lugares onde funcionam bem - vide o boom de eólica.
14) Sobre políticas climáticas subnacionais, o #IPCC cita que elas têm sido associadas a impactos na competitividade. Pesquisas sobre empregos verdes mostram associação POSITIVA entre políticas subnacionais e empregos verdes ou empresas verdes no nível metropolitano na 🇨🇳🇺🇸.
e sobre este assunto, é citada como exemplo de impacto positivo a política industrial verde do Rio Grande do Sul, na atração de contratos leiloados de energia eólica (Adami et al. 2017). @wdesimoni
15) Sobre aviação internacional, o #IPCC cita que, se países como China, Brasil, Índia e Rússia não participarem dos requisitos de compensação voluntária do CORSIA,pode prejudicar o cumprimento da meta do setor. Interessante, pois o Brasil tem fugido do CORSIA como diabo da cruz!
16) Sobre governança, o #IPCC destaca que é difícil obter apoio para novas iniciativas em sistemas onde muitos grupos políticos podem bloquear decisões devido a muitos pontos de vetos, por exemplo em sistemas federalistas como o nosso 🇧🇷. Por outro lado...
o #IPCC cita que os sistemas federais mantém a possibilidade de ação subnacional quando o consenso federal é limitado. (tipo, nossa atual situação né)
17) Sb governança, o #IPCC lembra que as instituições públicas podem criar espaços para conciliar visões e abordagens concorrentes. Exemplifica c/ "Órgãos deliberativos, como a Comissão Enquete da Alemanha ou o Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas.

FBMC pré 2019
O relatório do Grupo 3 do #AR6 do #IPCC tem 2913 páginas e há centenas de referências ao Brasil. Coloquei apenas algumas aqui. Quem achar outras relevantes, por favor, fique super a vontade para completar a thread.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Natalie Unterstell

Natalie Unterstell Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @unatalie

Apr 4
O @antonioguterres fala que estamos no fast track para o desastre climático, diante das promessas vazias de governos e líderes que dizem algo, fazem outro. "Estão mentindo", diz ele. #IPCC #IPCCReport
"Deixamos a COP26 em Glasgow com otimismo naive. O gapde ambicao foi ignorado." Continua... #IPCC #IPCCReport
"Ativistas costumam ser todos como terroristas. Mas os verdadeiros terroristas são os líderes de governos que estão aumentando seus investimentos em combustíveis fósseis".

Touche @antonioguterres
Read 4 tweets
Nov 1, 2021
Fizemos as contas do que pode significar 50% de redução de emissões até 2030.

Conclusão: zero a zero. Para o clima, é um 7x1.
#COP26

Confira aqui: politicaporinteiro.org/2021/11/01/bra…
@TalanoaReal @PoliticaInteiro
O governo brasileiro anunciou hj, em Glasgow, que submeterá uma nova contribuição nacionalmente determinada (NDC) à ONU, contendo o compromisso de redução de 50% das emissões até 2030, relativo ao ano de 2005. 🧵
NDC é a contribuição que cada país determina para os esforços globais de redução de emissões, isto é, a meta que cada país estabelece domesticamente como seu compromisso junto ao Acordo de Paris, o instrumento legal que busca limitar o aquecimento global a níveis seguros. 👉
Read 6 tweets
Oct 31, 2021
Quem vencerá: Utopia ou Distopia?
Nos “Cartões postais de 2050” do artista @martindepasque para @Greenpeace, em celebração ao #WorldCityDay, temos imagens fortes do que podemos CRIAR, TRANSFORMAR...ou ABANDONAR.

Hoje, dia 1 da #COP26 em Glasgow, eu escolho #fúria e #esperança
Distopia 2050 #COP26
Distopia 2050 #COP26Glasgow
Read 4 tweets
Oct 15, 2021
Lançado hoje o resultado do trabalho Clima e Desenvolvimento: visões para o Brasil 2030, que envolveu 300 brasileira/os nos últimos meses para pensar em AMBIÇÃO climática.
🧵
E o que queremos? Image
Queremos:
👉Retomada econômica
👉Transição justa para baixo carbono e (claro)
👉Fim do desmatamento.
Se conseguirmos isso, qual será o possível impacto em termos de emissões?
Spoiler: ENORME!!

(Fonte: Clima e Desenvolvimento, 2021) Image
Read 16 tweets
Apr 13, 2021
Um acordo c/ os americanos faria o governo Bolsonaro mudar totalmente o rumo, o estilo e as relações que estabeleceu nos últimos dois anos? Seria capaz de fazer a boiada deixar de passar não só na Amazônia mas também em outros biomas?epoca.globo.com/natalie-unters…
Parece-me que há pouco tempo para uma virada total como essa se completar. Mas se o Ministro do Meio Ambiente, que está à frente das negociações, quiser realmente garantir esse acordo, ficam aqui algumas dicas sobre gestos que ele poderia realizar para conquistar a confiança:
1) O julgamento das multas p/ infrações ambientais está travado: está nas mãos do Meio Ambiente revogar o decreto e outros atos normativos que geraram essa situação.

2) As operações remotas de fiscalização, baratas e efetivas, foram descontinuadas - que tal retomá-las?
Read 7 tweets
Feb 9, 2021
Ontem a jornalista @acarolamaral perguntou em live ao atual Ministro do Meio Ambiente como este assinou contrato com o @CarrefourGroup sobre o Adote 1 Parque sem que haja qualquer ato formal sobre tal programa.

Adivinha a resposta?
🧵🥁
Ele prometeu que hoje será assinado 🤔 um Decreto, sendo que o programa foi anunciado à imprensa em setembro passado. Ana Carolina @acarolamaral perguntou então:
"Negociar antes da publicação não é contra os princípios da Administração Pública?"
Touché!
Até agora, não saiu Decreto algum sobre o Adote um Parque no Diário Oficial. 🟡
Pode ter sido blefe como pode ser um lançamento hoje, para publicação amanhã. Ou seja, primeiro anúncios depois administração pública, lembrando que esta preza por transparência e publicidade.
👁️
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(