Dia 10 de setembro é a data para nos lembrarmos o quanto é importante a prevenção ao suicídio

Porém, compartilhar posts sobre isso uma vez por ano não resolve. Tentativas de suicídio não acontecem só em setembro.

Entenda nesse #cordel o que precisa ser feito e o Brasil não faz.
Antes de começar, se você tem tido pensamentos de que é melhor morrer ou terminar com sua vida, procure ajuda nos serviços de saúde.

Se o desespero estiver urgente e incontrolável, entre em contato com o @CVVoficial pelo site ou pelo telefone 188.

cvv.org.br
Bem, é importante sabermos que não há evidência científica de que campanhas de conscientização em um curto período de tempo sejam capazes de reduzir as taxas de suicídio. Embora muito bem intencionadas, há uma boa chance de que sejam ineficazes para além de trazer o tema à baila.
A literatura acadêmica no campo sugere que, para que campanhas de suicídio tenham maior chance de efetividade, elas precisam ser acompanhadas de programas de prevenção do suicídio – e estes vão bem além de campanhas publicitárias e/ou nas redes sociais.

sciencedirect.com/science/articl…
Há pelos menos duas décadas tempo a OMS (@WHO) tem proposto medidas que, quando implementadas, são capazes de efetivamente reduzir as taxas de suicídio de um país. São relativamente simples e baratas, mas que precisam serem tomadas de forma organizada.
who.int/publications/i…
Porém, embora com taxas relativamente baixas, os índices de suicídio por habitante no Brasil subiram quase 50% nos últimos 20 anos. Os dados são mais preocupantes em algumas cidades, como Dourados-MS (pelo suicídio indígena), ou nos estados do Sul do país.
revistaquestaodeciencia.com.br/index.php/arti…
Psiquiatras brasileiros como Neury Botega e José Manuel Bertolote fizeram estudos pioneiros demonstrarem que há caminhos possíveis para a prevenção.

Estas medidas, porém, nunca foram tomadas.
E aqui não estamos falando só do governo Bolsonaro, que além de não tomar medidas, incentiva o acesso a armas de fogo, algo associado a maiores riscos de suicídio.

NENHUM governo federal prévio estabeleceu um programa específico para a prevenção do suicídio. Mas não é só isso.
Não se tem notícia que a @ABPsiquiatria e o @medicina_CFM, embora gostem de promover a campanha pouco efetiva do Setembro Amarelo, tenham usado de sua intimidade visceral - e preocupante - com o atual governo federal para tentarem propor um programa efetivo de prevenção.
Programas de prevenção funcionam principalmente na sensibilização de trabalhadores de saúde de emergências e na atenção primária – postos de saúde – e na identificação de pessoas sob risco para receberem tratamento, já que o maior fator associado ao suicídio é ter depressão.
Sendo assim, vamos conversar sobre o assunto, vamos ficar atentos aos riscos - e o principal deles é a presença de depressão - e vamos incentivar as pessoas a se cuidarem.

Mas não podemos deixar de pressionar o poder público para que TOMEM MEDIDAS EFETIVAS.
Hoje é o melhor dia para que pressionemos os candidatos para saber o que eles pretendem fazer pela prevenção do suicídio e promoção de saúde mental, se forem eleitos. Com a palavra, @LulaOficial, @jairbolsonaro, @cirogomes, @simonetebetbr, @SorayaThronicke e @fdavilaoficial.
Peço desculpas pelo erro na imagem (que fica mais evidente para quem tem fundo escuro no Twitter). Corrigi aqui. Pena que não dá para editar no tuíte original.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Luís Fernando Tófoli

Luís Fernando Tófoli Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @lftofoli

Sep 9
Li esse texto da @RuthdeAquino hoje e o acho irretocável.

“Ah”, alguém irá pensar ao ler este tuíte, “esse aí já brochou e tá querendo pagar de homem sensível”.

Bom, é isso mesmo. Claro que eu já brochei, gente.

oglobo.globo.com/cultura/ruth-d…
Já brochei de inexperiência. Já brochei de tensão. Já senti tanto amor e desejo pela pessoa diante de mim, e, por isso, tinha que fazer minha pica ser tão sensacional e maravilhosa que a única resposta decente só podia ser uma bela brochada – aliás, essa é talvez a mais clássica.
Será que se os homens cis fizessem relatos de brochadas surgiria um movimento como algumas correntes de denúncia sobre assédio que se formaram nesta rede? Acho que não. Apesar de criticarmos Bolsonaro, morremos de medo de assumir publicamente a "falha" de nossa virilidade.
Read 7 tweets
Aug 10
A Associação Americana de Psiquiatria acaba de liberar duas decisões muito importantes no contexto de política de drogas. Vou comentá-las aqui neste cordel. Elas versão sobre política de drogas e o uso terapêutico de psicodélicos.
O primeiro documento se chama “Declaração de posição sobre o impacto do racismo estrutural no uso de substâncias e os transtornos de uso de substâncias”. Sua intenção e seu título não podem ser minimizados.

Ele pode ser encontrado na íntegra abaixo. psychiatry.org/getattachment/…
O texto reforça que em janeiro de 2021 a APA pediu desculpas por seu papel no apoio ao racismo estrutural e tenta retificar as injustiças cometidas do passado em nome do combate à dependência química. Vou reproduzir na sequência, traduzidos, um por um os pontos deste documento.
Read 24 tweets
Jul 21
Está no ar a nossa pesquisa que avalia o impacto de diversos hábitos e o impacto na evolução da COVID-19. Por favor, participe e divulgue!

A pesquisa é anônima, foi aprovada no comitê de ética o preenchimento demora cerca de 15-25 minutos.

Vai lá👉🏾bit.ly/unicampcovid Image
Entre os hábitos que estamos investigando, de forma preliminar, está o uso ritual da ayahuasca, já que a DMT parece ter efeito anti-inflamatório.

Portanto, se você teve covid e consagra ayahuasca / toma Daime / bebe Hoasca, por favor, participe!

Vai lá👉🏾bit.ly/unicampcovid Image
Estamos também investigando se o uso terapêutico de Cannabis, um complexo vegetal com efeitos anti-inflamatórios, pode impactar na covid-19.

Assim, se você faz uso de maconha medicinal (não importa a indicação) e teve covid, por favor, participe!

Vai lá👉🏾bit.ly/unicampcovid Image
Read 4 tweets
Mar 20
Ainda sob o impacto de 'This is not America', do rapper porto-riquenho @Residente e da dupla franco-cubana @IbeyiOfficial, resolvi fazer um breve - e certamente incompleto - #cordel de referências nesta obra que deveria tocar profundamente qualquer latino-americano. Segue aí. 👇🏽
ALERTA: esse é um cordel com spoilers.

Se ainda não assistiu o clipe, recomendo dar uma pausa aqui na leitura e ir receber o impacto completo de ver o clipe.

Tá aqui o link.
Ah, antes de começarmos, este cordel é apenas um divertimento, não esgota a obra. Não coloquei todas as referências, apenas as que achei pessoalmente mais interessantes. Algumas eu conhecia e outras aprendi agora na internet. Se quiser trazer mais elementos, fique à vontade.
Read 23 tweets
Dec 31, 2021
O ano de 2021 está nos seus estertores (e já vai tarde!) mas eu não posso deixar de compartilhar e comentar essa notícia que foi um furo do xará Luis Fernando Correia (@SaudeEmFoco). Eis que sabemos da Corbevax, uma vacina com características excepcionais.
cbn.globoradio.globo.com/media/audio/36…
A vacina foi desenvolvida por uma Universidade (o Baylor College of Medicine, em Houston, Texas; @bcmhouston). Ela utiliza uma tecnologia barata, dominada há décadas em vários países de renda mais baixa. É a mesma usada para fazer as já clássicas vacinas contra a hepatite B.
Isso é muito importante, ainda mais se levarmos em consideração como países da África e da Ásia ainda estão com baixíssimas coberturas vacinais. Sem usar técnicas caras (ainda que geniais) como as vacinas da Pfizer e Moderna, a Cobervax parece ter taxas semelhantes de eficácia.
Read 11 tweets
Dec 29, 2021
#GDS2022: SAN PEDRO E PEIOTE, CACTOS DE MESCALINA
Para participar, vá a bit.ly/gds2022, selecione 🇧🇷 e depois Submit/▶️.

Siga o fio para saber o que a versão atual do Levantamento Global de Drogas vai perguntar sobre esses cactos 🌵. Qualquer pessoa pode responder.
🧵👇🏽 Image
Embora a mídia tenha seguido o renascimento psicodélico tradicional nos últimos anos, concentrando-se na ayahuasca e na psilocibina, vale a pena lembrar que a mescalina tem uma história que talvez seja ainda mais antiga (pelo menos ~5.700 anos).
Embora não seja tão popular e certamente não tão simples de preparar e consumir como cogumelos com psilocibina, cactos com mescalina ocupam um lugar especial nos círculos etnobotânicos e antropológicos. A GDS2022 achou que era hora de sabermos uma pouco mais sobre esta molécula. Image
Read 8 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(