Em setembro de 2008, o Lehman Brothers estava desesperado buscando dinheiro pra sobreviver.
Foram atrás de Warren Buffett.
Pra decidir se emprestaria ou não o $, Buffett não recorreu a nenhuma "info privilegiada".
Ele apenas leu um documento acessível a qualquer investidor.🧵
Primeiro, vamos relembrar o contexto: a crise do subprime começou antes mesmo de 2008. Ela foi desencadeada em 2006, a partir da quebra de instituições de crédito dos EUA que concediam empréstimos hipotecários de alto risco.
Com isso, vários bancos foram arrastados para a insolvência, o que repercutiu fortemente sobre as bolsas de valores do mundo inteiro.
Em março de 2008, antes ainda do pânico generalizado, o CEO do Lehman, Richard Fuld Jr, já havia ligado para Buffett pedindo um empréstimo.
Era noite, Buffett foi pro escritório da Berkshire com uma cópia do formulário 10-K do Lehman Brothers.
O 10-K é um dos documentos que as empresas listadas em bolsa precisam entregar todos os anos para a SEC (a CVM norte-americana), similar ao FRE das cias brasileiras.
O 10-K possui 5 seções:
As 3 primeiras falam das operações principais da empresa - seus produtos e serviços -, os riscos da operação e informações específicas financeiras sobre a companhia nos últimos 5 anos.
A 4a tem a explicação da administração sobre seus resultados financeiros. E a última fornece propriamente os números através das demonstrações financeiras: DRE, Balanço Patrimonial e Demonstração de Fluxo de Caixa.
Com o documento em mãos, Buffett começou a fazer anotações do que ele chamou de red flags 🚨 (pontos de atenção sobre a empresa), marcando o número da página onde elas apareciam.
(Essa é a foto real do documento com as anotações feitas por ele 👇)
Nas palavras de Buffett: "você precisaria ir até a página 100 ou 200, mas havia claramente um monte de problemas lá. Vi que não estávamos em condição de emprestar dinheiro para o Lehman."
Na manhã de 15 de setembro, o Lehman entrou com o pedido de falência - o maior da história americana.
Para Buffett, uma das lições que ele tirou da crise é que "as empresas americanas eram dominós e eles estavam colocados um do lado do outro. Assim, quando eles começaram a cair, tudo estava na fila pra ir junto".
"Qualquer empresa como o Lehman ou qualquer outra grande instituição financeira depende da vontade das pessoas em fazer negócios com eles."
"Ninguém é obrigado a fazer negócios com o Lehman ou qualquer outra instituição, uma vez que elas perdem a confiança, tudo acabou."
O 10-K ou o FRE é apenas o primeiro passo do processo de estudo de uma empresa.
Pra você ter ideia o FRE da #TASA4, por exemplo, é relativamente pequeno e tem 270 páginas, já o da #PETR4 tem 785.
É claro que não é todo mundo que tem tempo pra ler e interpretar isso tudo.
Foi pra isso que nós criamos o VBOX. Aqui a gente transforma +1000 páginas de pesquisa em relatórios de 50 páginas com tudo o que você precisa saber sobre a empresa.
E se ler não é muito sua praia, a gente te entrega isso tudo em vídeo-aulas em alta definição pra você assistir quando e onde preferir.
Dá só uma olhada em um dos nossos relatórios, esse é o da #TUPY3:
Se quiser uma cópia completa dele pra conhecer nosso trabalho, é só clicar aqui: bit.ly/3BDl9Jv
Gostou?
Então deixe seu RETWEET e LIKE lá no 1º tweet 👆 que isso nos ajuda a trazer cada vez mais conteúdo gratuito e de qualidade por aqui!
Quer saber mais dessas e outras empresas do setor? Siga meu perfil que sempre trago estudos e histórias como essas toda semana.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
- 2,8 mi estão nas mãos de empresas. E só 1% deles são alugados.
- Do total, 1,2 mi tem +15 anos de uso.
Aqui, a #VAMO3 nada de braçada com 85% de market share.
Até agora.
#RAPT4, #GGBR4 e VW também querem uma fatia desse mercado.
🧵
Como o setor é bem rentável — a margem EBITDA gira em torno de 70% a 85% — estava demorando pra aparecer mais empresas dispostas a explorar esse oceano azul.
Até que a Gerdau e a Randon decidiram se juntar criando uma joint venture, cada uma com 50% de participação.
O investimento inicial será de R$ 250 milhões — o que é pouco, já que caminhões são um negócio caro. Mas a empresa estará aberta para receber aportes de capital de fundos de investimento e de empresas com expertise em logística.
Um dos segredos do sucesso do maior investidor de todos os tempos é a leitura. Até hoje, Buffett diz que passa 80% do seu dia lendo.
Esses são os 20 livros que ele recomenda e o seu comentário sobre cada um:
(spoiler: um deles é brasileiro)
🧵
Procurei Phil Fisher depois de ler seu livro... quando o conheci, fiquei impressionado tanto com o homem quanto com suas ideias. Uma compreensão completa do negócio, obtida usando as técnicas de Phil... permite que se faça investimentos inteligentes.
Sensacional. . . Stress Test será para sempre o trabalho definitivo sobre o que causa pânicos financeiros e o que deve ser feito para detê-los quando eles ocorrerem.
Por 25 anos o Brasil teve restrições à exportação de lítio.
Agora essa limitação caiu por terra.
Essa é mais uma oportunidade que o país tem pra acelerar sua capacidade de se tornar um dos maiores fornecedores de soluções de energia limpa pro mundo inteiro...
E fazer muito $🧵
Primeiro, vamos entender porque existia a limitação.
Ela vem de um decreto da década de 70, quando a energia nuclear estava só começando no Brasil.
O lítio é usado num volume muito pequeno em reatores.
Naquela época, como ele era ainda mais escasso que hoje, foi considerado um "mineral estratégico". Daí surgiu sua restrição pro comércio exterior.
Enquanto o mundo inteiro sofre com o preço da energia e dos combustíveis...
O Brasil tem uma fonte de energia capaz de suprir 70% do consumo de diesel/30% da demanda de eletricidade do país.
Ela vem do agro, mas usamos só 2% de seu potencial.
Uma empresa pretende mudar isso🧶
Como você deve saber, o Brasil tem no agronegócio uma das maiores fontes de dinheiro do país. O setor foi responsável por quase um terço do nosso PIB em 2021.
Mas não é só dinheiro (e comida) que o agro gera. Ele também produz MUITOS resíduos.
E é daí que vem essa fonte de energia.
Os biocombustíveis nada mais são do que combustíveis de origem biológica não fóssil, produzidos a partir de biomassa.
A biomassa, por sua vez, é toda matéria orgânica, vegetal ou animal, usada pra gerar energia.