Perdas & Danos: vou tentar resumir o que temos neste momento aqui na #COP27 em um fio.
🌏 Saiu um texto de decisão tarde da noite de 5a sb. a urgência de se aumentarem os esforços p/ minimizar, evitar e tratar perdas e danos decorrentes dos impactos da mudança do clima ...
🎯 Neste texto, o parágrafo chave é o 2o, onde constam 3 opções sobre o que se decidirá estabelecer aqui na #COP27 em termos de arranjo de financiamento para remediar #LossAndDamageFinance ...
As opções:
🎯1️⃣ Propõe um fundo, criado por decisão aqui no Egito, para compensar perdas e danos. A contribuição financeira seria dos países ricos.
🌍 Quem apoia: países em desenvolvimento. Mas vale dizer que o G77+China tem proposta + forte, de nova entidade 💰🏦sob a UNFCCC.
🌏2️⃣ reflete proposição da União Europeia de que o financiamento seja dedicado aos países "particularmente vulneráveis". Qual a definição disso? Ainda não há.
E ➕ "novos arranjos de financiamento" e "com outras fontes".
Ou seja, novos doadores, como China, pagando a conta.
🌏3️⃣ é uma variação da segunda opção mas que não cria um fundo. Ou seja, não define um arranjo firme de financiamento para perdas e danos. Essa proposta também busca ampliar a base de doadores.
Quem apoia? Alguns países desenvolvidos.
As negociações vão se dar em torno desse parágrafo, que deve variar bastante ainda.
Segundo o pessoal do @LossandDamage, nem mesmo a opção 1️⃣ abrange as propostas feitas em bloco pelo G77 + China. E, portanto, a briga vai longe.
Reforço que #LossAndDamageFinance é chave mestra para o pacote de decisões de Sharm el-Sheik sair. Sem acordo satisfatório para as Partes neste ponto, os demais itens de agenda travam junto. 🔐
E o Brasil delegação acompanha o grupo ABU 🇦🇷🇧🇷🇺🇾 na defesa da Opção 1️⃣
A UE 🇪🇺 deu recado via Comissário Geral sobre sua condição para topar um fundo de L&D: refletir as "realidades financeiras" de 2022.
Essa proposta é um cabo de guerra pq 1) países que são parte do G20 na economia e do G77+China no clima questionam pq deveriam pagar essa conta, já que países ricos não pagaram o que deviam em financiamento climatico até hj. 2) ricos não admitem dar 💰p/ membros do G20.
Quem quiser entender mais e melhor sobre o assunto #perdasedanos precisa ler o excelente artigo do talentoso jornalista @b_toledoh para o @ClimaInfoNews
Um ponto interessante e.tambem divisivo é que a Opção 2️⃣ coloca o novo fundo sob o Artigo 8 de Paris, que trata de Perdas e Danos. A jogada deles, a meu ver, pode ser a de evitar que os recursos sejam tratados como compensação.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
E o Brasil no último relatório divulgado pelo #IPCC?
Vamos de fio 🧶🇧🇷!
1) Estamos dentre os países onde se verifica que a ambição da política climática é limitada p/capacidade das indústrias incumbentes de moldar ação governamental.
(Cap1.4 Fatores e Restrições da Mitigação)
É citado o trabalho da professora @hochstet acerca de Economias Políticas de Transição Energética, publicado p/ Universidade de Cambridge. Nele, ela aborda a transição energética no Brasil, olhando como solar e eólica se desenvolveram de modos diferentes. Além de outras fontes.
2)O Brasil está no rol dos 10 países que contribuíram, em conjunto com 75% para o aumento de emissões líquidas (de 6.5 GtCO2eqyr-1) entre os anos 2010-2019 c/ China, India, Indonesia, Vietnã, Irã, Turquia, Arábia Saudita, Paquistão, Rússia.
O @antonioguterres fala que estamos no fast track para o desastre climático, diante das promessas vazias de governos e líderes que dizem algo, fazem outro. "Estão mentindo", diz ele. #IPCC#IPCCReport
"Deixamos a COP26 em Glasgow com otimismo naive. O gapde ambicao foi ignorado." Continua... #IPCC#IPCCReport
"Ativistas costumam ser todos como terroristas. Mas os verdadeiros terroristas são os líderes de governos que estão aumentando seus investimentos em combustíveis fósseis".
O governo brasileiro anunciou hj, em Glasgow, que submeterá uma nova contribuição nacionalmente determinada (NDC) à ONU, contendo o compromisso de redução de 50% das emissões até 2030, relativo ao ano de 2005. 🧵
NDC é a contribuição que cada país determina para os esforços globais de redução de emissões, isto é, a meta que cada país estabelece domesticamente como seu compromisso junto ao Acordo de Paris, o instrumento legal que busca limitar o aquecimento global a níveis seguros. 👉
Quem vencerá: Utopia ou Distopia?
Nos “Cartões postais de 2050” do artista @martindepasque para @Greenpeace, em celebração ao #WorldCityDay, temos imagens fortes do que podemos CRIAR, TRANSFORMAR...ou ABANDONAR.
Lançado hoje o resultado do trabalho Clima e Desenvolvimento: visões para o Brasil 2030, que envolveu 300 brasileira/os nos últimos meses para pensar em AMBIÇÃO climática.
🧵
E o que queremos?
Queremos:
👉Retomada econômica
👉Transição justa para baixo carbono e (claro)
👉Fim do desmatamento.
Se conseguirmos isso, qual será o possível impacto em termos de emissões?
Spoiler: ENORME!!
Um acordo c/ os americanos faria o governo Bolsonaro mudar totalmente o rumo, o estilo e as relações que estabeleceu nos últimos dois anos? Seria capaz de fazer a boiada deixar de passar não só na Amazônia mas também em outros biomas?epoca.globo.com/natalie-unters…
Parece-me que há pouco tempo para uma virada total como essa se completar. Mas se o Ministro do Meio Ambiente, que está à frente das negociações, quiser realmente garantir esse acordo, ficam aqui algumas dicas sobre gestos que ele poderia realizar para conquistar a confiança:
1) O julgamento das multas p/ infrações ambientais está travado: está nas mãos do Meio Ambiente revogar o decreto e outros atos normativos que geraram essa situação.
2) As operações remotas de fiscalização, baratas e efetivas, foram descontinuadas - que tal retomá-las?