Camisinha rompeu? Tesão demais e nem lembrou de usar?
Procure um pronto-socorro do SUS e solicite a PEP (Profilaxia Pós-Exposição para o HIV) em até 72h. Nas primeiras 24h, chega a 99% de eficácia.
E não é um ‘coquetel’, são apenas dois comprimidos por 28 dias.
Compartilhe ❤️🩹
Já vi muita gente perder a chance de usar por medo e falta de informação. Não façam isso.
Tava transando e o preservativo rompeu? Ou no calor do momento nem utilizou? Conheça a Profilaxia Pós-Exposição para o HIV.
A PEP consiste na tomada de 2 comprimidos por dia, por 28 dias, para evitar a transmissão do HIV. Apenas do HIV.
Mas você pode solicitar profilaxia para outras #ists dependendo do caso, que será feita com antibióticos.
É um regime muito bem tolerado, que não tem mais os efeitos colaterais de antigamente.
Deve ser iniciado nas primeiras duas horas após a exposição e no máximo até 72h após. Quando utilizado nas primeiras 24h pode ter até 99% de eficácia.
Quais exposições são de maior risco?
Penetração anal, ativo ou passivo sem preservativo
Penetração vaginal sem preservativo
E sexo oral receptivo com ejaculação na cavidade oral, principalmente quando há feridas na boca.
A pessoa precisa fazer um teste de #HIV antes de iniciar, para descartar infecção prévia e outros de janela imunológica após 30 e 90 dias.
Portanto, não perca tempo! Corre na #UPA, #AMA, #SAE ou #CTA mais próximo! Se sua cidade não tem, procure sua UBS ou Secretaria de Saúde pra te encaminharem pra onde tenha na sua cidade referência.
PS: claro que tem gente que pode passar mal. Mas comparativamente com os esquemas ANTIGOS, a maior parte das pessoas não vai sentir praticamente nada com o esquema novo.
Não use o que você sentiu, principalmente de ruim, pra generalizar e amedrontar quem já está com medo suficiente e vulnerável após uma exposição.
Ajude uma pessoa que sofre com herpes genital de repetição.
Compartilhe esse post.
A infecção pelo HSV-2 (herpes simples do tipo 2) tem se tornado cada vez mais frequente na população mundial e seu fardo afeta a autoestima e a qualidade de vida de muitas pessoas.
Enquanto a infecção pelo HSV-1 (mais comum orolabial) cursa com menos chance de recorrência, o tipo 2 (mais anogenital) pode apresentar recidivas principalmente nos primeiros anos após a infecção.
Quando eu entro numa casa e vejo que tem isso eu fico TÃO feliz
Saúde anal importa 🤌🏽🥹
O atrito do papel higiênico favorece dermatites, sangramentos e fissuras, portanto a limpeza com água corrente (banho, ducha, bidê) é mais indicado.
Introduzir a ducha na portinha do ânus pra chuca não é o mais recomendado principalmente se você mora com outras pessoas (você deve lavar com água e sabão antes) e também não há tanto controle do volume de água introduzido.
O melhor é utilizar equipamentos próprios individuais.
Um guia rápido sobre prevenção no sexo entre lésbicas e/ou pessoas com vulva, na modalidade ‘tesourinha’.
Leia e compartilhe.
Hoje vamos falar sobre a ‘tesoura’ ou carinhosamente ‘tesourinha’, prática muito comum entre mulheres cis lésbicas e demais pessoas com vagina.
A ‘tesourinha’ envolve esfregar sua vulva contra outra vulva, em qualquer posição ou em qualquer ritmo que seja bom para vocês duas (ou dois - homens trans).
Ela é particularmente prazeirosa para pessoas que apreciam estimulação clitoriana.
Afinal como funciona a PrEP sob demanda (ou 2+1+1) para prevenir o HIV?
É segura pra todo mundo?
Qual a eficácia?
Verdade que não tem no SUS?
Leia esse fio curto e compartilhe.
A PrEP sob demanda é indicada para homens gays cis que apresentam exposições sexuais mais infrequentes e com certo planejamento, com eficácia em torno de 97% e menos chance de efeitos colaterais.
A pessoa duas pílulas entre 2 a 24 h antes do encontro sexual, uma pílula 24 h após a primeira tomada e uma 48 h depois a primeira tomada. Pode manter um por dia enquanto estiver transando e, quando parar, manter por dois dias.
Nunca vi vírus ou bactéria saindo pra perguntar ‘você é gay? Hétero? Bi?’ antes de infectar alguém.
IST’s não te escolhem por orientação sexual.
Achar que ‘monkeypox’, ‘HIV’, ‘sífilis’ são problemas só do outro, te dão uma falsa sensação de segurança.
E é aí que acontece com vc.
Obs: ainda não se bateu o martelo de que varíola pelo monkeypox seja exatamente uma IST (infecção sexualmente transmissível) apesar do vírus ter sido detectado em esperma, secreções anais e vaginais.
Qualquer contato íntimo pele com pele pode transmitir, inclusive sexo.
O início da epidemia de HIV teve concentração dos casos em alguns grupos vulneráveis, mas isso foi mudando através do tempo.
Como o tempo foi havendo ‘heterossexualização’ da transmissão, aumentando também entre mulheres e idosos.