É muito triste que o movimento cypherpunk ainda seja totalmente desconhecido por muitos da #BolhaDev brasileira e de vários entusiastas do #Bitcoin . Poucas pessoas sabem que se hoje há preocupação com privacidade e vigilância no meio digital, é graças a luta dessa galera.

+
O Manifesto Cypherpunk é um documento escrito por Eric Hughes em 1993 que defende o uso da criptografia para proteger a privacidade e a liberdade no ciberespaço. O texto foi distribuído e discutido em fóruns online, com grande impacto na comunidade hacker na década de 1990.

+
O manifesto afirma que "a privacidade é necessária para uma sociedade aberta na era eletrônica", e afirma que a criptografia é uma forma de resistência contra a vigilância corporativa, e que seu uso deve ser ampliado para proteger a liberdade individual.

+
O manifesto afirma que a tecnologia possibilitaria novas formas de organização sociopolítica, independentes de instituições como o estado ou empresas. Para ele, a tecnologia possibilitaria troca de informações e transações descentralizadas e autônomas.

+
Essa ideia se tornou mais relevante nos anos seguintes, com o crescente uso da internet. Influenciou diretamente o desenvolvimento de ideias como o #Bitcoin, o #TOR, o #Linux, o #Wikileaks e todo movimento de software livre.

+
Essas ferramentas tem aplicação prática na vida humana: desde ativistas feministas censuradas na Nigéria, passando por missionários cristãos que recebem recursos na Índia e jornalistas investigativos que enfrentam o establishment.

+
Hoje a livre expressão é reprimida pelo globo de todas as direções, por forças que se veem ameaçadas pela ascensão da informação descentralizada tem se erguido violentamente contra os que desafiam a narrativa oficial. Nesse contexto nasce o NOSTR: nostr.com

+
Criado pelo brasileiro @fiatjaf, conforme a tradição cypherpunk, o NOSTR é um protocolo de transmissão de dados resistente à censura e fora do radar do público geral. Indivíduos como Jack Dorsey, ex-CEO do Twitter e recentemente sugado pelo #Bitcoin, já compraram a ideia.

+
Nunca é tarde para vislumbrar novas possibilidades. O NOSTR abre portas para todo um novo mundo de possibilidades já imaginadas e sonhadas pelos cypherpunks nas décadas de 1980-1990: um mundo completamente descentralizado.



+
E isso tudo é só o começo, essa é nossa chance de virar o jogo. Vamos juntos:

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Camarada Sobrinho ∞/21M 🇦🇲 |13%|🦨⚡🌹🌋🏴‍☠️☢️

Camarada Sobrinho ∞/21M 🇦🇲 |13%|🦨⚡🌹🌋🏴‍☠️☢️ Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @_vsigor

Mar 8
Jesus SE IMPORTA com o #Bitcoin ?

O questionamento surge durante a ascensão de um debate entre cristãos bitcoinheiros, alimentado em mais um episódio ontem pelo amigo e irmão @JaraguaBTC em um space que foi aberto aqui.

+
Na virada do séc. XIX / XX, Abraham Kuyper escreveu : "Nenhum pedaço de nosso mundo mental deve ser hermeticamente selado do resto, e não há um centímetro quadrado em todo o domínio da existência humana sobre o qual Cristo, que é Soberano sobre todos, não clame: É Meu!"

+
A frase pressupõe não haver ação que seja neutra ou laica, sem áreas da existência inafetadas pela fé.
Toda vida humana é afetada pelo Evangelho, para além da área espiritual, para tanto recomendo a seguinte palestra do pastor @hebercamposjr:


+
Read 22 tweets
Mar 5
O BIP47 foi proposto em 2016 por Justus Ranvier. Ele descreve um protocolo para transações de #Bitcoin que aumenta a privacidade do usuário, tornando mais difícil para terceiros rastrearem suas transações.

+
O BIP47 usa a criptografia de chave pública para permitir que duas partes se comuniquem sem revelar seus endereços BTC uns aos outros. Isso utiliza o esquema de chave compartilhada conhecido como ECDH (Elliptic Curve Diffie-Hellman).

+
O ECDH permite que 2 partes compartilhem uma chave secreta de forma segura, mesmo que as comunicações entre elas sejam públicas. Ele introduz novos tipos de endereços BTC: o Payment Code, usado para receber pagamentos, e o Notification Address, usado para enviar notificações.

+
Read 7 tweets
Mar 5
O #Bitcoin pode trazer senso de propósito e significado para quem está lutando contra um vício. Estudar seu funcionamento e suas implicações é uma jornada intelectual gratificante, e já ajudou a iluminar a escuridão de alguns.

+
Além disso, o envolvimento com o comunidade do #Bitcoin nos ajuda a nos reconectar com o próximo e nos sentirmos menos isolados.
A perspectiva de possuir um ativo financeiro sólido nos dá um novo raiar de esperança em nossos esforços.

+
Tudo isso pode nos trazer motivação e inspiração, reduzindo o estresse do temor financeiro que pode estar contribuindo para o vício.
Por fim, a adoção do Bitcoin pode envolver uma mudança de estilo de vida mais saudável.

+
Read 4 tweets
Mar 5
Sim, o #Bitcoin pode "alterar" a preferência temporal de alguém devido sua estrutura de escassez programada. Com a oferta de Bitcoin limitada a um 21 milhões de unidades e taxa de emissão decrescente, a sua oferta se torna cada vez mais escassa.

+
Isso significa que a cada unidade de Bitcoin que é minerada, a oferta total aumenta a uma taxa cada vez menor, o que pode levar a um aumento no seu poder de compra - caso haja estabilidade ou aumento de demanda.

+
Essa estrutura incentiva indivíduos a adiarem o consumo atual em favor do consumo futuro, ou seja, a adiar a preferência temporal para o futuro. Afinal, se o Bitcoin está ganhando poder de compra, espera-se que os que possuem Bitcoin hoje possam comprar MAIS bens amanhã.

+
Read 7 tweets
Mar 4
No cristianismo, a escatologia estuda os eventos que marcarão da vida humana e os eventos de cumprimento profético. Das correntes escatológicas dentro das tradições cristãs, uma das mais desconhecidas e impopulares atualmente é a escatologia pós milenista.

+ Image
O Pós-Milenismo afirma que, antes do retorno de Cristo, haverá uma era de paz e prosperidade sobre a terra, durante o qual o Evangelho será seguido por todas as nações. Nessa era, a humanidade alcançará alto desenvolvimento e progresso.

+
As diversas interpretações sobre passagens como Apocalipse 20:1-6, Mateus 28:18-20, 1 Coríntios 15:24-26 é Daniel 2:34-45, fazem toda diferença no que toca ao que será o amanhã (e o que é o hoje).

A data e o momento da ocorrência da Grande Tribulação também influenciam tudo.

+
Read 11 tweets
Mar 3
Tanto a Liquid Network quanto a Lightning Network são soluções criadas para aumentar a escalabilidade e a eficiência da rede do Bitcoin. No entanto, elas diferem significativamente entre si, em termos de arquitetura, funcionamento e uso.

+
A Lightning é uma rede de canais de pagamentos off-chain, que permite aos usuários fazerem transações instantâneas sem a necessidade de confirmar cada transação na Timechain.

+
Para tanto, as transações são confirmadas em canais de pagamento que são abertos entre usuários. A rede é escalável, permitindo um grande número de transações sem a necessidade de incluir cada uma delas on-chain.

+
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(