🧶Estive refletindo sobre como muitos dos profissionais de produto hoje acham negativo atender um pedido de um cliente, mesmo em produtos early stage. A maneira que eu enxergo esta questão é ilustrada no gráfico abaixo. #SaaS#ProductManagement#startup
Quando um produto é novo, geralmente temos um time pequeno, com menor capacidade de absorver demandas. Mas o desafio que temos é conquistar os primeiros clientes, entregar valor e conseguir receita recorrente com isso - o famoso Product Market Fit.
Para isso precisamos estar dispostos a aceitar mais os pedidos dos poucos prospects que temos. Isso não quer dizer que aceitaremos qualquer pedido, mas quer dizer sim que nosso filtro é menos rigoroso.
Isso é importante porque neste estágio o cliente (geralmente) possui muito mais conhecimento do negócio que nós como empreendedores ou profissionais de produto.
Nesta etapa, aceitar pedidos pode significar fechar novos clientes por consequência, e isso neste momento é uma questão de vida ou morte para o negócio ou produto. É difícil fazer pesquisas com muitos usuários, é preciso tomar risco e exercitar a criatividade e a lógica.
É importante adaptar os pedidos que chegam para a sua visão e para o que você imagina que fará sentido para novos clientes que venham adotar a sua ferramenta no futuro, pensando nos pontos das funcionalidades que precisam ser possíveis de configurar de acordo com o cliente.
Um Exemplo simples: Cliente requisitou um workflow que tem 5 status diferentes para determinado processo. Deixe fácil para mudar o nome destes status e até inserir ou retirar novas etapas neste workflow para próximos clientes.
É comum que muitos pedidos um dia se tornem features descontinuadas. Para quem só viu uma parte da história parece que decisões ruins foram tomadas no passado, mas muitas vezes aquele pedido foi importante para trazer um cliente chave para casa, em termos de LTV tudo se pagou.
Com o passar do tempo, caso o produto ganhe tração, você e sua empresa já passarão a ter mais conhecimento sobre o domínio do negócio, terão mais usuários e os critérios de filtro vão ganhando robustez, você não pode mais aceitar quase todos os pedidos dos clientes.
Isso porque, ao tornar-se um produto com uma base de clientes mais solida, você começa a se preocupar mais em manter os clientes atuais engajados, e em como levar a mesma proposta de valor para novos clientes.
A visão do produto vai ficando mais clara porque ao longo do caminho ficamos menos míopes, conseguimos ver mais longe e saber onde há mais chance de encontrarmos "ouro".
O time de produto cresce junto com a empresa, e com a estratégia ganhando mais corpo, você passa a ser menos reativo ao mercado e portanto mais proativo, por isso,
atende proporcionalmente menos a pedidos de clientes.
A engenharia do produto também precisa acompanhar este ciclo. O nível de sofisticação da infraestrutura e cobertura de testes é diretamente proporcional a maturidade que o produto possui no mercado.
Não faz sentido fazer sua infraestrutura para 1 milhão de usuários enquanto você ainda não conquistou nem o primeiro usuário. É melhor ter que resolver este débito técnico no futuro do que perder o timing e correr o risco de perder clientes no inicio do ciclo de vida do produto.
A arquitetura precisa ser mais maleável, pois o rumo dos desenvolvimento tende a mudar do dia para noite no inicio. O time precisa ter estômago para lidar com isso.
Conforme a base de clientes aumenta, a história vai mudando. Escala, qualidade e segurança precisam ganhar força na agenda de desenvolvimento. Ainda assim é importante entender quais funcionalidades estão em estágios menos maduros e ainda não precisam abraçar esta complexidade.
Curtiu o conteúdo? Dá aquele like e comenta abaixo o que achou!
🧶I have been reflecting on how many product professionals today find it negative to fulfill a customer's request, even in early-stage products. The way I see this issue is illustrated in the graph below. #SaaS#ProductManagement#startup
When a product is new, we usually have a small team, with less capacity to absorb demands. But the challenge we have is to win the first customers, deliver value and get recurring revenue from it - the famous Product Market Fit.
For this, we need to be willing to accept more requests from the few prospects we have. This does not mean that we will accept any request, but it does mean that our filter is less rigorous.