O movimento global pelos direitos dos povos indígenas. Da Amazônia ao Kalahari, lutamos junto deles para proteger seus direitos, terras e vidas. 🏹🌳🌎
Jan 19, 2023 • 5 tweets • 2 min read
❗Atualização: crise na saúde Yanomami
Desde o início do ano e do novo governo, a Terra Indígena Yanomami tem recebido ações do Ministério da Saúde em conjunto com o Distrito Especial Sanitário Indígena Yanomami e Ye’kwana. As informações são da organização indígena URIHI.
1/5
-11/01: uma mulher Yanomami da comunidade Wanapiki que teve teve complicações no parto foi resgatada de helicóptero e levada a Boa Vista (RR). Ela e o bebê sobreviveram e estão bem.
2/5
Aug 2, 2022 • 7 tweets • 5 min read
É verdade, somos realmente insistentes e organizados... em lutar junto dos #PovosIndígenas pelos seus direitos, terras e vidas!✊🏹 Combater e expor quem estiver violando esses direitos, inclusive autoridades anti-indígenas como vocês, faz parte do trabalho.
⚠️Está começando mais uma sessão do @STF_oficial sobre o marco temporal. Acompanhe ao vivo em , e estaremos comentando por aqui.
É hora de agir! Faça pressão usando #MarcoTemporalNão ✊ #VocêSabia que, quando a constituição foi assinada, em 1988, o texto deu 5 anos para que as terras indígenas fossem demarcadas? Isso significa que elas deveriam ter sido demarcadas até 1993.
A nova sessão do julgamento do #MarcoTemporalNão já foi iniciada pelo @STF_oficial e os olhos do mundo se voltam agora à Corte Suprema brasileira. Acompanhe também:
Ministro Fachin cita, entre muitos outros argumentos no julgamento do #MarcoTemporalNão, a jurisprudência internacional que “reconhece amplamente os direitos territoriais dos povos indígenas” como definido na Convenção 169/OIT e nas declarações sobre povos indígenas da ONU e OEA
Sep 8, 2021 • 4 tweets • 3 min read
Em apenas ⚠️10 DIAS⚠️ expira a restrição de uso que legalmente protege a TI Piripkura. O tempo está passando e, se a @funaioficial não renovar a restrição, os #IndígenasIsolados Piripkura podem ser dizimados.
Os bugreiros eram pessoas contratadas pelos govs imperiais do PR, RS e SC para atacar e matar #indígenas. Os ataques eram feitos quase como uma operação de guerra que deixava pouca chance de defesa.
Segue o fio! 👇
#DescolonizeAHistória
Relatório ao SPI (hoje @funaioficial) relata atrocidades:
“Infinitas precauções tomam, pois é preciso surpreender os índios quando entregues ao sono. Não levam cães. Seguem a picado dos índios e aguardam a hora propícia. É quando o dia está para nascer que dão o assalto...