Gabriel Mantelli Profile picture
Mudanças climáticas, Direitos Humanos, Descolonização {Assessor e Advogado da @Conectas, Doutorando na @USPonline, Consultor da @NYULaw} Visões pessoais 🏳️‍🌈
René Fernández Profile picture 1 added to My Authors
Sep 23, 2022 8 tweets 3 min read
O Comitê de Direitos Humanos da ONU considerou que a Austrália violou os direitos dos habitantes das Ilhas do Estreito de Torres ao não protegê-los das mudanças climáticas. É a decisão climática mais importante já emitida por um mecanismo internacional de direitos humanos! 👇🏽🧶 Image Os habitantes das ilhas, de nacionalidade australiana, alegaram que a Austrália violou seus direitos à vida, à vida privada/familiar e à identidade cultural, ao não mitigar suas emissões e não protegê-las dos danos climáticos. Em 2019, foi notícia. ciclovivo.com.br/planeta/crise-…
Jun 27, 2022 8 tweets 3 min read
#climatelitigation #GlobalSouth 👇🏼🧶
Conectas Direitos Humanos, a Brazilian NGO, filed a civil climate action against BNDES (Brazil's Development Bank) and BNDESPar, the bank's investment arm responsible for managing its shareholdings in Brazilian companies held by the bank. This is the world's climate litigation case against a national development bank!
Apr 2, 2022 13 tweets 7 min read
Bora falar rapidinho de "racismo ambiental"? 👇🏽🧶
O conceito ainda gera muitas dúvidas e vale a pena revisitar a expressão toda vez que vemos casos de calamidades como a que acontece no Rio de Janeiro. Quer dizer que a natureza é racista? Que loucura é essa, senhor?!
Não. Vamos lá...
Nov 8, 2021 6 tweets 3 min read
#COP26 #COP26Glasgow
Alguns materiais que produzimos aqui na Conectas (@conectas) sobre mudanças climáticas e direitos humanos.
Compartilhem para ajudar a visibilizar o debate ainda mais!
👇🏼 📑 Guia de Litigância Climática
Esta publicação explora as características essenciais do litígio climático e, em linguagem acessível e informativa, discute as possibilidades e estratégias para maior uso do mecanismo no contexto brasileiro.
conectas.org/publicacao/gui…
Oct 25, 2021 17 tweets 9 min read
Super válido questionar a branquitude do giro decolonial. Agora, em pleno 2021, achar que o debate "decolonial" só gira em torno de figuras como Mignolo e Grosfóguel é desconsiderar toda uma produção que já vem tensionando essas questões há uns dez anos e propondo novos rumos. Há muito dentro do "decolonial" que, também em razão da geopolítica do conhecimento, não ganha visibilidade. Aqui, estão incluídas tendências e movimentos que, arquitetados por indígenas, mulheres negras e acadêmicos do Sul, não chegam no que chamo de "mainstream do decolonial".
Oct 20, 2021 8 tweets 2 min read
O QUE SIGNIFICA >>DESCOLONIZAR<<?
Um pequeno fio. 👇🏾 A ideia é reconfigurar o verbo “descolonizar” no sentido de enquadrá-lo não só à tecnologia jurídico-institucional de independência, mas, também, à emancipação dos imaginários, das subjetividades e, como arquiteta a virada decolonial, a ruptura com as múltiplas colonialidades.
Oct 8, 2021 10 tweets 4 min read
Mas o que significa, afinal, o Conselho de Direitos Humanos da ONU (@UN_HRC) "criar" o direito humano ao meio ambiente? Algumas notas rápidas nesse fiozinho. 🧶
#sextousocioambiental Hoje foi um dia importante para a agenda dos direitos humanos: numa votação considerada como histórica, o Conselho dos Direitos Humanos da ONU aprovou nesta sexta-feira a criação do direito a um meio ambiente saudável. noticias.uol.com.br/colunas/jamil-…
noticias.uol.com.br/colunas/jamil-…
Sep 21, 2020 26 tweets 6 min read
🔴 Agora!

A @conectas apresenta, nesse momento, suas contribuições na audiência pública da ADPF 708, ação que questiona o governo federal sobre o (não) funcionamento do #FundoClima.

🧶 No fio, os principais pontos abordados na fala da @julianeiva.

conectas.org/noticias/stf-r… > A crise climática representa um dos maiores desafios de direitos humanos da presente geração. Relatórios da ONU mostram dados alarmantes envolvendo o mais basilar de todos os direitos: o direito à vida. unenvironment.org/news-and-stori…
Sep 3, 2020 4 tweets 2 min read
🌸 Curso online: Direito e Descolonização - Possibilidades Críticas e Jurídicas!

> 10 horas de formação online, em quatros encontros semanais aos sábados, das 13h00 às 15h30
> inscrições até 11/09
> vagas para bolsistas
> chama DM que tenho cupom de desconto Image 12/09 - O que é a teoria pós-colonial?

19/09 - Como direito e descolonização se relacionam?

26/09 - Podemos superar os dilemas jurídicos a partir de um giro decolonial no direito?

03/10 - É possível descolonizar o direito?

> Link para inscrições: shorturl.at/fuAIU
Aug 14, 2020 6 tweets 4 min read
#ExistePesquisanoBR 🇧🇷
Sou professor de direito na @usjtoficial e coordeno o grupo de pesquisa Direito, Desenvolvimento e Descolonização. Investigamos os encontros e os desencontros entre o fenômeno jurídico, a narrativa do progresso e os espaços/devires da luta anti/decolonial. ImageImageImage A pesquisa da Ingrid Siqueira (@Guidilandia) almeja compreender o (não-)lugar da luta feminista na historiografia jurídico-institucional da ditadura militar.
Aug 12, 2020 6 tweets 1 min read
Celebrando o dia do(a) advogado(a), a LACLIMA (instagram.com/laclima_/) lança uma série de pequenos vídeos com reflexões sobre o papel da advocacia no combate à crise climática.
Participei dizendo que eu acredito que nós temos o papel de multiplicar a agenda jurídica do clima. + Precisamos balizar a nossa atuação levando em consideração a relação direta e necessária entre a garantia dos direitos humanos com a proteção do clima. +
Aug 1, 2020 4 tweets 3 min read
Inscrições abertas para a Roda de Estudos Decoloniais! shorturl.at/lINVZ

Nosso objetivo tem sido estudar autores e autoras que tentam repensar o direito e o mundo moderno/colonial no qual estamos inseridos(as), assim como observar o sistema social com um olhar crítico. ImageImage Passamos por temas como crítica do direito, raça, gênero e classe, pelas particularidades da América Latina, metodologias de pesquisa e outros assuntos.

Neste semestre, nossos encontros serão quinzenais, às terças-feiras, das 17h30 às 18h30 pela plataforma Zoom.
Jul 28, 2020 5 tweets 11 min read
Jul 7, 2020 4 tweets 1 min read
Justiça climática sem ruptura é só charminho pra colocar no currículo da advocacia empresarial. 🗣 Contexto: uma galera aleatória falando de direito e clima no mundinho pós-Greta só porque agora existe “novo mercado”. Complicado.
Jul 7, 2020 18 tweets 5 min read
4 músicas que eu gosto com C.

Curte aí que eu te dou uma letra! ImageImageImageImage @violaossolo letra G
Jul 1, 2020 64 tweets 15 min read
Férias (da universidade) 🎶 1. Golden Slumbers - The Beatles
open.spotify.com/track/4FWAzXcV…
Jun 26, 2020 4 tweets 2 min read
OMG, my book review of @SundhyaPahuja's Decolonising Int. Law is on the James Gathii's TWAIL Bibliography 1996–2019. So glad to see other Brazilian researchers on the list, including @MRatton, @fmorosini, @kampbruno, @KrisFernanda, George Galindo, Henrique Afonso, Douglas Castro. "The Promise of International Law: A Third World View" by James Gathii -
Grotius Lecture Presented at the 2020 Virtual Annual Meeting of the American Society of International Law (@asilorg) papers.ssrn.com/sol3/papers.cf…
Jun 23, 2020 4 tweets 2 min read
O NDCCult/USP realizará hoje um debate imperdível sobre criminalização, igualdade e eventos culturais na periferia com Bruno Ramos (@brunoramos_funk) a partir das 17h.

Para entrar na sala do debate, basta acessar este link: meet.google.com/cpd-jvxp-azh Image "A elite gosta de funk! O que ela não gosta é de funkeiro..." denuncia @brunoramos_funk.
Jun 20, 2020 4 tweets 1 min read
É bizarro o tanto de gente de outros campos, até mesmo da galera crítica, que olha com desdém - em uma posição de superioridade intelectual - para quem faz o debate nas chaves anti/pós/decolonial.
Já tive experiência de gente me perguntando se eu conhecia o marxismo. Adoram "dialogar", mas só se for dentro da própria caixinha.
Jun 20, 2020 5 tweets 1 min read
Anticolonial é a luta contra o colonialismo. Pode ser teoria quando inbricada na práxis da resistência.

Pós-colonial é tanto o “depois” histórico/institucional do colonialismo quanto uma tradição teórica ampla que pode reunir desde os estudos subalternos até obras anticoloniais. Decolonial é a inflexão de um grupo latino-americano de estudiosos(as) que pensa o pós-colonial a partir da América Latina e da ideia de colonialidade.

Descolonial às vezes é utilizado como sinônimo de decolonial. Quando não é, refere-se ao processo de descolonização.
Jun 15, 2020 5 tweets 1 min read
Vocês conhecem os trabalhos de @SundhyaPahuja? Ela trabalha com a concepção de desenvolvimento como um discurso que legitima uma nova racionalidade no direito internacional. Pahuja argumenta que o fim da Segunda Guerra marcou o estabelecimento de uma nova ordem global, em que o direito internacional foi fortemente influenciado pela hegemonia dos Estados Unidos e pelo discurso universal de desenvolvimento.