𝕃𝕖𝕤𝕚𝕠ℕ𝔸ℍ𝕕𝕠𝕤 Profile picture
Fta. Especializada em Ortopedia e trauma (UNIFESP), amante da cultura nerd. @steelers / @penguins / @lakers / @saopauloFC / @realmadrid

Feb 1, 2023, 12 tweets

Brock Purdy, QB do San Francisco 49ers sofreu uma lesão no cotovelo direito na derrota para o Eagles na final da conferência.
Depois de realizar ressonância magnética, a equipe confirmou a ruptura total do
LIGAMENTO COLATERAL ULNAR (LCU).

Vamos falar um pouco sobre ela
🧶⬇️

O ligamento colateral ulnar (LCU) , está localizado na parte interna do cotovelo. Ele conecta o osso do braço (úmero) a um osso do antebraço (ulna).
É uma grossa faixa triangular localizada no cotovelo. Todas as três faixas servem para limitar o estresse na articulação.

Com o passar do tempo o LCU pode desenvolver pequenas lesões e chegar a tal ponto em que o ligamento já não suporta mais sustentar a força exercida nos arremessos a ponto de romper totalmente

Entretanto, não é tão comum na NFL e ocorre quase exclusivamente como resultado do contato de um pass rusher durante o movimento de arremesso como o que aconteceu com Purdy.

Existem 2 métodos cirúrgicos:
🗯️Reparação e Reconstrução.

Reparação: quando o ligamento se desprende do úmero, conhecida como avulsão. Simplificando, é como se o ligamento “descolasse” de onde ele é inserido, no caso, do úmero (osso do braço)

Nesse caso a recuperação é mais rápida em torno de 6 meses, o que permitiria Purdy retornar para a temporada regular.

Reconstrução: no caso de rompimento, o ligamento é substituído por um tendão (enxerto) do próprio paciente. Neste caso normalmente se usa o tendão do palmar longo do antebraço, é retirado um pedaço do tendão e substitui o LCU.

Para fixar o novo tendão são feitos orifícios nos dois ossos originalmente conectados pelo LCU: o osso do braço (úmero) e o osso do antebraço (ulna). Em seguida, o tendão do enxerto é preso por suturas ou parafusos.

Existem várias técnicas para fixar o tendão através dos ossos e novas técnicas menos invasivas também estão sendo desenvolvidas pelos pesquisadores.
Nesse caso o tempo de recuperação pode levar até um ano.

📌Resumidamente a Reconstrução é indicada em caso de uso de excessivo, como no beisebol e a Reparação mais comumente em casos traumáticos como foi de Purdy.

A questão da demora na recuperação é justamente por ser uma cirurgia ligamentar. Ligamentos levam mais tempo para cicatrização por ter pouca irrigação sanguínea (tecido branco), além de todo período de adaptação do corpo um enxerto.

Purdy deve buscar uma segunda opinião para confirmar qual procedimento cirurgico será necessário.

.
.
.
#Injury #49ers #SanFrancisco #NFL #elbow
🔸Nágela Freitas - Ft. Especialista em Ortopedia e Traumatologia (UNIFESP)

Share this Scrolly Tale with your friends.

A Scrolly Tale is a new way to read Twitter threads with a more visually immersive experience.
Discover more beautiful Scrolly Tales like this.

Keep scrolling