Brock Purdy, QB do San Francisco 49ers sofreu uma lesão no cotovelo direito na derrota para o Eagles na final da conferência.
Depois de realizar ressonância magnética, a equipe confirmou a ruptura total do
LIGAMENTO COLATERAL ULNAR (LCU).
Vamos falar um pouco sobre ela
🧶⬇️
O ligamento colateral ulnar (LCU) , está localizado na parte interna do cotovelo. Ele conecta o osso do braço (úmero) a um osso do antebraço (ulna).
É uma grossa faixa triangular localizada no cotovelo. Todas as três faixas servem para limitar o estresse na articulação.
Com o passar do tempo o LCU pode desenvolver pequenas lesões e chegar a tal ponto em que o ligamento já não suporta mais sustentar a força exercida nos arremessos a ponto de romper totalmente
Entretanto, não é tão comum na NFL e ocorre quase exclusivamente como resultado do contato de um pass rusher durante o movimento de arremesso como o que aconteceu com Purdy.
Existem 2 métodos cirúrgicos:
🗯️Reparação e Reconstrução.
Reparação: quando o ligamento se desprende do úmero, conhecida como avulsão. Simplificando, é como se o ligamento “descolasse” de onde ele é inserido, no caso, do úmero (osso do braço)
Nesse caso a recuperação é mais rápida em torno de 6 meses, o que permitiria Purdy retornar para a temporada regular.
Reconstrução: no caso de rompimento, o ligamento é substituído por um tendão (enxerto) do próprio paciente. Neste caso normalmente se usa o tendão do palmar longo do antebraço, é retirado um pedaço do tendão e substitui o LCU.
Para fixar o novo tendão são feitos orifícios nos dois ossos originalmente conectados pelo LCU: o osso do braço (úmero) e o osso do antebraço (ulna). Em seguida, o tendão do enxerto é preso por suturas ou parafusos.
Existem várias técnicas para fixar o tendão através dos ossos e novas técnicas menos invasivas também estão sendo desenvolvidas pelos pesquisadores.
Nesse caso o tempo de recuperação pode levar até um ano.
📌Resumidamente a Reconstrução é indicada em caso de uso de excessivo, como no beisebol e a Reparação mais comumente em casos traumáticos como foi de Purdy.
A questão da demora na recuperação é justamente por ser uma cirurgia ligamentar. Ligamentos levam mais tempo para cicatrização por ter pouca irrigação sanguínea (tecido branco), além de todo período de adaptação do corpo um enxerto.
Purdy deve buscar uma segunda opinião para confirmar qual procedimento cirurgico será necessário.
Rodrigo Nestor do São Paulo sofreu uma entorse no joelho esquerdo hoje durante treinamento e foi diagnosticado uma desinserção do menisco e lesão no ligamento colateral medial (LCM) e será necessária uma cirurgia.
Vamos saber um pouco mais sobre essa lesão
⬇️⬇️
Como podem ver são duas estruturas que estão bem próximas uma da outra, o que pode ser um facilitador para uma lesão complementar.
O ligamento colateral medial (LCM) é um dos quatro principais ligamentos do joelho. É o principal restritor à estabilidade em valgo, ou seja, quando o joelho é forçado pra dentro.
A lesão de LCM é de certa forma é uma lesão "simples" e quase nunca é necessária cirurgia.
Sobre a lesão do Neymar: Foi fechado o diagnóstico de Lesão Ligamentar Lateral de tornozelo direito e pequeno edema ósseo.
O médico afirmou que é certo estar fora da fase de grupos
Vou levantar alguns pontos pra ajudar a esclarecer para o público em geral
🧶⬇️
Os principais Ligamentos laterais do tornozelo são:
1.Talofibular anterior (LTFA)
2.Calcâneofibular (LCF)
3.Talofibular posterior (LTFP)
O que lesiona mais facilmente é o talofibular anterior e o mecanismo mais comum é entorse com inversão do pé e flexão plantar do tornozelo.
O Dr. Rodrigo Lasmar informou que houve uma lesão ligamentar mas não esclareceu em que grau.
🔸Grau 1: estiramento Ligamentar leve
🔸Grau 2: ruptura parcial Ligamentar
🔸Grau 3: Ruptura total
Em nenhum momento deixou claro se houve ou não ruptura de algum ligamento.
A preocupação aqui com Neymar é que é justamente o pé que ele já sofreu muito com lesão.
Ver ele saindo pisando e andando é um excelente sinal 🙏
Saída de campo com inchaço (edema) mas esperado em uma entorse.
Como ele saiu andando sem suporte já é um bom sinal, não foi um mecanismo para entorse alta que costuma ser mais severo.
Aguardar mais informações.
Sem uso de robofoot (aquela botinha para imobilizar) ✅
Sem uso de muletas ✅
Fazendo descarga de peso apesar de estar mancando ✅
Damian Lillard do Portland Blazers irá realizar uma cirurgia no abdome e irá ficar FORA das quadras por pelo menos de 6 a 8 semanas.
Vou falar um pouco sobre as minhas opiniões do que possivelmente se trata.
🧶⬇️
Lillard já lida com problemas na região há pelo menos 3 anos e acabou desencadeando uma tendinopatia (inflamação) abdominal. No entanto, a lesão voltou a se manifestar em Novembro de 2020 e se agravou durante os Jogos Olímpicos.
Por todo esse tempo sem melhora do quadro, pode se tratar de uma Hérnia Esportiva "Sports Hernia" (Pubalgia Atlética).
Uma hérnia esportiva é uma distensão ou ruptura de qualquer tecido mole (músculo, tendão, ligamento) no abdome inferior ou na região da virilha.
Lamar Jackson do Ravens sofreu uma lesão no tornozelo e está lidando com um edema ósseo/contusão óssea
Vamos falar um pouco sobre essa lesão
🧶⬇️
🔸Edema ósseo traduz uma contusão óssea. É o inchaço que ocorre na área mais interna dos ossos causando danos o tecido medular dentro do osso.
Qualquer coisa que cause estresse adicional ao osso pode causar edema.
**parte branca ali na seta*
🔸Diferentemente dos hematomas na pele, em que há espaço de sobra para o sangue escoar para fora, as contusões ocorrem em uma pequena área, formando “piscinas” de sangue dentro dos ossos devido à restrição de espaço, causando muita dor.
São bem comuns quando tem entorse associada