Profile picture
MUITOinteressante @interessante
, 11 tweets, 2 min read Read on Twitter
Um homem atual tem menos férias que um camponês medieval
A vida de um camponês medieval não era fácil: fome, doenças e guerras eram ameaças constantes. A dieta e higiene pessoal à época também deixavam a desejar. Mas um aspecto da vida medieval era invejável: as férias. Um camponês desfrutava de 8 semanas a 180 dias livre.
Para evitar a rebelião dos camponeses, a Igreja impôs feriados obrigatórios. Casamentos, velórios e nascimentos causavam até uma semana de festejos. Havia domingos sem trabalho e eventos esportivos geravam folga. Quando a lavoura e colheita terminavam, havia descanso.
Segundo a economista Juliet Shor, durante períodos de salários altos, como a Inglaterra do século XIV, os camponeses não trabalhavam mais de 150 dias por ano. E trabalhador atual? Depois de um ano no trabalho, ele tem 11 dias de feriado por ano, mais os 30 dias de férias.
Isso é diferente do que economistas do passado previram. Keynes apostava que, até 2030, as sociedades seriam ricas o suficiente para termos mais tempo de lazer do que de trabalho. Mas há quem comemore as 40h semanais atuais contra as 80h do século XIX.
Volte 400 anos no tempo e você verá que a maioria das pessoas não trabalhou muito. O ritmo de vida era mais lento e o trabalho, menos estressante. Além de relaxar durante as férias prolongadas, o camponês medieval comia calmamente e tinha tempo para uma soneca após o almoço.
Alguns culpam o trabalhador por não lutar por direitos. Em tempos de precarização do trabalho, não há opção senão aceitar as condições impostas pelo empregador. Com isso, emprego fixo, férias e aposentadoria podem virar apenas lembranças num futuro não muito distante.
Crises econômicas fazem os defensores da austeridade quererem cortar as folgas. O culto ao trabalho constante guarda uma ironia: excesso de trabalho reduz a produtividade. Por outro lado, o desempenho aumenta após as férias.
Segundo a OCDE, os gregos, cuja economia é a pior da Europa, trabalham mais horas do que qualquer outro europeu. Já os alemães, com a economia mais rica, ocupam o penúltimo lugar em horas trabalhadas.
Menos folgas prejudicam nossa saúde e relacionamentos. O economista Robert Reich, defende uma semana útil de 3 dias. Havia um projeto de lei no Congresso dos EUA sobre o tema. Só os parlamentares gozam de uma vida medieval, pelo visto: eles ficam mais de 200 dias em férias.
Veja o post completo com referências bibliográficas em muitointeressante.com.br/blog/um-homem-…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to MUITOinteressante
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Trending hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!