Profile picture
MUITOinteressante @interessante
, 16 tweets, 4 min read Read on Twitter
Mulheres Africanas que marcaram a História ( #DiaDaMulherAfricana )
Graças a descolonização da África, no século XX, as mulheres daquele continente voltaram a ganhar posições de destaque na sociedade, até que uma conferência definiu o dia 31 de Julho como Dia da Mulher Africana, para celebrar vamos conhecer algumas que marcaram a história.
Vamos começar em 906 A.C. com a misteriosa Rainha de Sabá, conhecida como Makeda na etiópia. Mulher tão importante para a história que também aparece nas histórias do islamismo e do cristianismo. Ela teria dado início a uma dinastia de imperadores etíopes.
Como rainha de um dos maiores impérios da época, ela foi descrita nos livros antigos como muito rica. Em seu encontro com Salomão, o presenteou com 4 toneladas de Ouro. Em 2008 foram encontrados os restos do palácio de Makeda em uma cidade sagrada da etiópia, Axum.
Voltando um pouco mais na história encontramos Nefertiti, em Kemet (antigo Egito). Ela foi esposa do lendário Faraó Aquenáton. Juntos promoveram uma verdadeira revolução no sistema religioso de seu povo em torno de 1300 A.C.
Alguns historiadores acreditam que ela teria reinado ainda por 2 bom tempo após a morte de Aquenáton, mas seu final é realmente uma incógnita. Em toda vida recebeu nomes como Senhora de Todas as Mulheres (hnwt-hmwt-nbwt); e Senhora do Alto e do Baixo Egito (hnwt-Shm’w-mhw).
A imagem de seu busto, que está em Berlim se tornou um dos objetos mais copiados da arte em Kemet e apesar das novelas brasileiras insistirem no contrário, Nefertiti era uma legítima rainha negra africana.
Saltando para a data de 1617 encontramos uma mulher que se tornou símbolo da liberdade contra a escravidão, Nzinga. Que já foi chamada de Ginga, Jinga (em Bantu) e Ana - seu nome português. Desde pequena, foi criada para ser uma rainha guerreira do reino de Ndongo.
Quando era princesa, se encontrou com um governador português em Luanda e exigiu que eles abandonassem suas terras e seus prisioneiros que eram líderes africanos, como não cumpriram o acordo ela retornou mais tarde, como rainha fez os invasores pagarem com terríveis batalhas.
Nzinga quebrava protocolos, tradições patriarcais e se tornou uma das maiores governantes da África, lembrada no nosso país por algumas congadas que carregaram sua narrativa na tradição bantu.
Próximo ao século XIX temos Nandi ka Bhebhe, com sua história de superação social e uma mãe dedicada. Ela havia engravidado de um rei Zulu, mas seu filho foi considerado ilegítimo e sofreu as consequências da má fama dentro de seu povo.
Humilhada por muitos ela cuidou do garoto como um rei, e nutriu nele o desejo de fazer sua mãe uma verdadeira rainha. O menino era simplesmente Shaka, que cresceu e revolucionou o combate na África.
Quando se tornou Rei, Shaka elegeu Nandi ka Bhebhe a rainha mãe dos Zulus e reverenciou ela quase como uma divindade. Sendo uma de suas principais conselheiras nas guerras contra colonizadores. Sua morte em 1827 colocou o povo num luto extremo, Isililo SikaNandi.
Como podemos ver, mulheres africanas descendem de uma grande linhagem de rainhas e guerreiras poderosas. Em datas como o Dia da Mulher Africana podemos lembrar de cada uma para renovar sua conexão ancestral com a história.
Veja o post completo com referências bibliográficas em muitointeressante.com.br/blog/mulheres-…
Ale Santos, aka @Savagefiction, é pesquisador de mitologias e narrativas africanas, trabalha há mais de 5 anos com storytelling e se dedica a contar as histórias da Diáspora que os livros tradicionais não contam. Escreve no @interessante às segundas e quando lhe der na telha.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to MUITOinteressante
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Trending hashtags

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!