Profile picture
História No Paint @HistoriaNoPaint
, 18 tweets, 3 min read Read on Twitter
1° Será que a Ditadura Civil-Militar no Brasil foi boa mesmo?

É muito comum ver pessoas justificando a volta da Ditadura Civil-Militar, e digo civil por inicialmente ter apoio de alguns setores da sociedade, pela questão econômica.
2° Sim, o Brasil cresceu muito no período nomeado como "milagre econômico (1967-1973)". É fácil jogar esse dado sem contextualiza-lo, mas será que quando alguém te fala isso também fala o porquê do Brasil ter crescido tanto ou que aconteceu depois do "Milagre Econômico"?
3° Nesse período o Brasil recebe uma quantidade extraordinária de empréstimos com taxas baixíssimas, ou seja, acontece uma alta injeção de capital externo no Brasil com juros muito baixos.
4° Com isso, o Brasil consegue investir em diversas áreas como: industrias de base, infraestrutura (por exemplo, a Ponte Rio-Niterói foi construída na época da ditadura) tendo um crescimento econômico de 10% ao ano (coisa muito rara).
5° Ou seja, o dito tal "milagre econômico" que o Brasil viveu foi financiado com investimento externo. Disso, os defensores da Ditadura falam, mas e o que vem depois? Será que eles falam? O que acontece, é que vem a crise do petróleo em 1973.
6° O mundo entra em uma crise global e o Brasil acaba sendo afetado com isso. O que acontece, é que o Brasil deixa de receber tantos empréstimos e os juros já começam a aumentar. É aí que começa o período pós Milagre Econômico chamado de "Marcha Forçada".
7° Onde existiu uma incrível intervenção estatal (muito mal planejada por sinal) que inclusive serve de argumento pro ILISP chamar o período ditatorial do Brasil de uma "ditadura de esquerda" (haha).
8°Com esse período de crise, as empresas começaram a ter dificuldades pra se manter e quando uma empresa estava prestes a falir o Estado (na mão dos militares) ia lá e comprava pra evitar desemprego, desaceleração da economia e obviamente pra manter o status-quo de que o Brasil.
9° continuava crescendo a todo vapor. Nessa brincadeira o Estado comprou várias empresas (o que piorou mais ainda a situação, já que a economia estava começando a ficar estagnada e a folha de pagamentos com essa postura só aumentava).
10° Nesse pique pra evitar que o Brasil pare de crescer os militares criam o 2°PND Plano Nacional de Desenvolvimento para fazer investimentos em energia e obras faraônicas: construção da Usina hidrilétrica de Itaipu, construção da ponte Rio-Niterói, Transamazônica entre outras.
11° O que acontece? O Estado tá endividado pra caralho na esperança que a crise do petróleo seja passageira e o que acontece? A 2° Crise do Petróleo em 1979. O que acontece? O Brasil deixa de receber empréstimos e como deixa de entrar capital externo no país, que era o que...
12° financiava a Ditadura Militar, o Brasil começa a entrar em crise econômica. Na tentativa desesperada de melhorar a situação econômica, o Brasil desvaloriza propositalmente sua moeda na intenção aumentar o poder de compra do estrangeiro...
13° mas o problema é que os produtos brasileiros estão muito estagnados tecnologicamente, ou seja, a medida não funcionou muito bem e agora além do Estado ter que resolver o problema da crise econômica também vai ter que resolver o problema do atraso tecnológico.
14° Sem empréstimos e com atraso tecnológico o Brasil começa a enfrentar problemas muito sérios como juros exorbitantes e uma dívida externa que não para de crescer. A inflação foi um problema tão grave na década de 80 que de manhã você comprava um produto por um preço e a...
15° tarde ele já estava com um preço diferente. Em 1989 a inflação anual chegou a ser de 1000%, sim: 1000% ao ano. Portanto, o Brasil cresceu no período militar? Isso é nítido, mas cresceu por ter tido grande apoio dos EUA com MUITOS empréstimos.
16° Porém, com as crises do petróleo que ocasionou interrompimento nos empréstimos, somado a uma péssima gestão militar o legado desse governo foi: crise econômica, década de 80 terminando com o PIB negativo três vezes com uma divida externa que DOBROU...
17° com uma inflação de 1972% ao ano, cessamento do pagamento da divida externa em 1987 ou seja, um CALOTE que piorou mais ainda a economia brasileira com as economias do exterior, uma desigualdade absurda (a economia cresceu, mas o IDH não) e um retrocesso democrático.
18° A Ditadura Militar não trouxe nada de bom pro Brasil economicamente falando. Esse é um dos problemas, não vamos nem falar as questões sociais e culturais.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to História No Paint
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!