Profile picture
Sabrina Fernandes @safbf
, 33 tweets, 6 min read Read on Twitter
Sobre o avanço fascista, a ameaça de golpe militar, o antipetismo, e o que a esquerda tem feito de certo e de errado pra conter isso.
Se liga nessa thread porque a fiação da minha casa derreteu e tenho que lidar com essa crise e não consigo responder todo mundo individualmente.

(E não respondo gente grossa comigo na Internet, muito menos com coragem pra ser escroto mas sem colocar foto e nome no perfil).
Temos várias ideias no senso comum sobre o que é democracia e o que é golpe. No geral, da década de 80 pra cá, o padrão é a discussão da ditadura militar pós-golpe 64 e a democracia recente vinculada à constituição de 88.
Mas o Brasil tem um problema relacionado a isso. A direita anti-democrática sempre se empenhou no revisionismo histórico e pra barrar a popularização de conhecimentos da comissão da verdade. Como resultado, o Brasil não teve um processo de verdade, reconciliação e reparação.
Esse tipo de processo é fundamental na cultura de uma nação pra reafirmar visões de "ditadura nunca mais." A mídia burguesa é parceira em barrar isso também e isso permite construções idealistas do passado. Uma das mais fortes é que "com os militares não tinha corrupção."
Isso é mentira, claro. Historiadores já desvendaram como a corrupção corria solta mas era acobertada pela censura e a mídia colaboradora. Mas como ensinar história no Brasil tá atrelado a coisa de esquerdista, no senso comum se propaga até que a ditadura não foi bem ima ditadura!
Com isso a gente encontra uma barreira geracional: pessoas que viveram sob a ditadura e viram os horrores e os que ficaram cegos pros horrores & uma geração nascida após a ditadura que leva história a sério ou compra o discurso de louvor à ordem e a Ustra.
Qual a consequência disso? Como a nossa democracia é uma criança em termos de democracia, e uma sempre ameaçada, ela é sempre definida de acordo com seu oposto. E como o oposto é horrível, nosso padrão de romper com os limites da democracia liberal é suprimido.
Materialmente, melhor uma democracia restrita do que uma ditadura, claro! Só que no sentido de projeto liberal, faz sentido. No projeto de esquerda, temos um problema. A gente fica na defensiva, e deixa de construir uma democracia ampliada e recua no aspecto revolucionário.
Chega pra conjuntura pós 2013 e temos um problema concreto de termos nos acostumado com a democracia restrita: crise de representação, e a instrumentalização da pauta anti-corrupção pela direita dita democrática e a anti-democrática.
"Dita democrática" porque ela diz defender a democracia, mas na prática pretende restringi-la cada vez mais. Por isso foi fundamental no golpe parlamentar pra retirar a Dilma. Retirar o PT significava maior abertura pra deitar e rolar com o capital ainda sob o republicanismo.
Só que desde então, sob democracia bem restrita e republicanismo burguês, a esquerda voltou a se empenhar na polarização dos termos como definição. Se teve golpe, a democracia foi atacada. Fato. Só que alguns chegaram ao ponto de propagar o fim da democracia e "ditadura Temer."
Essa é uma banalização grande em sentido histórico, pois nem todo ataque à democracia evolui pra uma ditadura. Pode caminhar pra uma, mas também pode ser que não. Isso vai depender da capacidade de organizar pela restauração dos moldes democráticos anteriores e politização.
E aí temos um problema: o anti-petismo. Na boca da direita, o anti-petismo é sempre um anti-comunismo. Realmente sobra pra todo mundo porque vendem tudo que não é espelho como PT e comuna. E desde o mensalão ganharam ferramentas pra equalizar PT/esquerda com corrupção.
Isso é útil pra direita dita democrática, porque esconde sua própria corrupção, e pra anti-democrática, porque cria um Inimigo da nação. Cresce então o discurso ultra-político de polarização em torno de um Inimigo manufaturado. Não é a corrupção a Inimiga, é PT/Lula/esquerda.
Como a esquerda nunca conseguiu mobilizar a pauta anticorrupção com a politização e sem moralismos necessária pra combater a forma moralista, despolitizada e anti-comunista da direita, chegamos a uma encruzilhada. Defender a democracia pelos direitos e pra esquerda poder existir.
Nosso horizonte se limita, porque a existência da esquerda é caçada na ultra-política no sentido mais figurativo, de discurso mesmo, de legitimidade já na democracia restrita. Se se instaura uma ditadura, a caça fica concreta de direitos, censura, e tortura.
Então temos que defender a democracia. Temos. Mas essa frase sozinha não significa nada de concreto pra uma população que ou se acostumiu com a democracia restrita, ou apoia limitar direitos e perseguições se for pra combater o Inimigo.
Seria necessário trazer um significado mobilizador pra defesa da democracia pro povo. Como Lula é o bode expiatório perfeito pra perseguição à esquerda, os ataques de centram nele. Mas a esquerda caiu na ideia de que a defesa também deveria e que isso bastaria.
Não bastou, sabe por quê? Porque o antipetismo já se enraizou, e se você faz uma defesa coerente da democracia mas seu significado está atrelado à defender Lula da prisão ou pra concorrer à eleição, o antipetismo mobilizará mais efetivamente pela supressão democrática do Inimigo.
Aí a gente vê muita gente que perde com a supressão democrática dar de ombros sobre tweet de general, golpe de Temer, STF, e tudo mais. Porque democracia já não significava muita coisa além de ou não-ditadura ou um estado de direito limitado e seletivo, muito menos defender Lula.
Por isso eu comentei que pra ELEIÇÃO (Anticast), construir uma campanha quase toda na defesa da democracia não é efetivo porque não tem significado politizado geral no qual se fundamentar. Chegamos ao ponto em que Lula preso e solto significa democracia pra pessoas diferentes.
Pra CAMPANHA, você tem que pautar em coisas que o povo lida diretamente, e não conceitos que na esquerda vale muito mas no senso comum foram banalizados e instrumentalizados com intenção anti-comunista. Afinal, tem quem acha que é o comunismo que ameaça a democracia no Brasil.
A LUTA democráticaobviamente deve continuar. Mas faze-la ao redor da defesa do Lula, mesmo sendo os discursos e esforços pela sua prisão parte do ataque anti-democrático, não é muito efetivo porque muitos estão contentes em rifar a democracia pra satisfazer seu antipetismo.
Fazê-la na defesa de Lula é cair no jogo ultra-político que gera esse paradoxo que defender Lula é defender a democracia /prender Lula e exército intervir pra garantir isso é democracia. A gente vê como o segundo não faz sentido, mas ele é propagado e ganha lastro no antipetismo.
O que fazer? Meu palpite (palpite!) é que toda defesa democrática tem que ser ampla. Lula e a esquerda partidária sofrem, mas não são nem serão os únicos. E todo grupo que se diz democrático, tem que provar se é mesmo. O difícil é o seguinte:
Anarquistas que são ANTIFAS natos se afastam dessas mobilizações porque centram em Lula poder ser candidato e em figuras eleitorais. A direita dita-democrática tá cada vez mais dita e menos democrática porque se baseiam na modalidade de democracia pero no mucho antipetista.
É FODA! E eu não sou bola de cristal pra ter certeza de qualquer coisa sobre o que vai funcionar com certeza. O que eu posso afirmar é o que não tá funcionando. E ato com carro de som p/ defender a democracia e Lula não tá resultando nem na defesa de Lula nem da democracia.
Isso pede uma nova tática de frente pela democracia, contra o fascismo, contra golpe. E pra mim isso passa por definir pro povo nos discursos o que está em jogo, e não basta falar "agora eles perseguem o Lula, depois todos vocês" porque medo é um mau mobilizador democrático.
Poderia falar mais mas já bati meu recorde de thread gigante. Tá aí mais contexto.

Quem tava me enchendo o saco mais cedo por não saber interpretar o que eu falo, toma aí. Larguem a arrogância pra lá só por discordarem de mim. Não tô obrigando ninguém a concordar.
(Agora vou ali atrás de 7 metros de cabo elétrico porque a coisa aqui tá feia.)
continua aqui @MariliaMoscou (na hora eu me perdi nas respostas)
A thread continua aqui:
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Sabrina Fernandes
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!