Vejam só, documentos e relatórios oficiais do Superior Tribunal Militar mostram que a extrema direita brasileira, diretamente de dentro de unidades Polícia Militar, executou 17 das 32 ações terroristas que serviram de justificativa pro AI-5.
apublica.org/2018/10/atenta…
Os atentados desses grupos de extrema direita começaram antes daqueles de grupos de esquerda. O grupo furtou dinamite e armas do quartel general da Força Pública (antiga PM) e passou quatro meses praticando explosões e até assaltos a banco.
O grupo atacava justamente alvos que, em tese, seriam alvos da esquerda: quartel do exército, prédio do DOPS, BOVESPA, prédios de alistamento da PM e varas criminais.
Aladino Félix, mentor dos atentados, recebia ordens de Brasília. Naquela época a Ditadura enfrentava a oposição da Frente Ampla que reunia políticos de vários espectros. Os integrantes do seu grupo confessaram que o objetivo era levar a ditadura a criar um estado de exceção.
Aladino Félix era comparsa do General Paulo Trajano. Ambos sustentava uma versão fantasiosa de que a Frente Ampla contra a Ditadura planejava "um golpe contra o General Costa e Silva" usando as polícias e brigadas de vários estados.
Tudo indica que além do General Paulo Trajano a alta cúpula da Ditadura e o Serviço Nacional de Inteligência sabiam dos planos.
Aladino Félix curtia umas ufologias esotéricas.
Processos foram abertos e, apesar das confissões, as penas foram mínimas. O General Paulo Trajano nunca foi investigado ou condenado.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Carapanã

Carapanã Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @carapanarana

Feb 22
Tava passando o olho no discurso que o Putin fez ontem. Ali ele repete o que falou em outros momentos e defende essa restauração de uma "grande Rússia" - meio que uma mistura do Império dos Tsares e algo da URSS.
O argumento de "a Rússia é onde estão aqueles que são etnicamente russos é algo que ele já falou publicamente várias vezes". O que sempre vem a reboque das histórias sobre "as várias rússias" do antigo Império .
É um argumento literalmente imperial e usado na promoção do "nacional-conservadorismo" que o Putin representa. Esse discurso ganha uma organicidade internacional justamente por conseguir se mesclar à discussões sobre o imperialismo pós-Segunda Guerra, encabeçado pela OTAN.
Read 11 tweets
Feb 8
No longínquo ano de 2018 este que vos escreve publicou um capítulo intitulado "A nova direita e a normalização do nazismo e do fascismo", dentro do excelente "O Ódio como Política" organizado pela pesqusadaora Esther Solano e publicado pela @editoraboitempo.
Era um texto pequeno, mais ou menos improvisado, que tentava versar sobre o que eu tinha aprendido em dois anos observando a organização essa "direita de internet" aqui e nos EUA - sobretudo, em torno das campanhas de Donald Trump e Bolsonaro.
A conclusão, na época, foi que essa direita já usava inúmeros artefatos do discurso nazista e fascista, e também já contava com inúmeros simpatizantes dessa ideologia em cargos ou alta evidência.
Read 13 tweets
Feb 2
No @viracasacas dessa semana recebemos o historiador @frankthepaula para uma conversa sobre a Ucrânia. Começamos discutindo o Euromaidan, retratado pela mídia ocidental como uma “revolução democrática”, quando na realidade foi um levante neofascista.
castbox.fm/episode/260---…
Consideramos as questões geopolíticas e econômicas por trás do Euromaidan e como ele resultou numa escalada de tensões entre a Ucrânia e a Rússia. Com a anexação da Crimeia pela Rússia e a tentativa de separatismo de regiões etnicamente russas a Ucrânia mergulhou num conflito.
Essa guerra, Euromaindan e o armamento de paramilitares passaram a ser usados como uma espécie de exemplo ideal do que seria uma “revolução fascista” por membros da extrema direita mundo afora - daí o “ucranizar” do neofascismo brasileiro.
Read 7 tweets
Feb 2
Os Democratas são um partido fraco. Biden se submeteu a todo tipo de ataque absurdo quando executou o plano de retirada das tropas do Afeganistão feito pela administração Trump. Agora corre pra agradar o colunismo pró-guerra que o esfaqueou repetidamente no ano passado.
Cada vez mais engessados, e incapazes de acionar a mobilização popular que votou neles pra tentar reverter a terceiro-mundização dos EUA, os Democratas vão cavando a cova onde serão enterrados nas midterms de novembro desse ano.
Não adianta muito enviar tropas pra Europa. O colunismo pago pela Raytheon nunca vai estar satisfeito. Os Republicanos estão comendo o governo por dentro e sabotando qualquer esboço de uma agenda democrática mínima - incluindo aí a garantia do direito ao voto.
Read 4 tweets
Feb 1
Já que passou o hype de comentar a morte do guru, vou dar aqui meus 2 centavos - e como são dois centavos de real não valem lá muita coisa. Primeiro eu começo dizendo que achei bem inocentes algumas eulogias críticas que repetiram a própria mitologia olavista.
Olavo de Carvalho não foi marginal, não foi perseguido e não fundou essa extrema-direita brasileira sozinho. Pelo contrário viveu e morreu cercado de generais, empresários, religiosos, diplomatas e outras figuras do poder. Nunca faltou quem bancasse suas aventuras.
Outra coisa lamentável foi a insistência em comparar quem operava uma espécie de seita bizarra com quem quer produzir conhecimento. Confundir farsa e intelectualidade só serve para legitimar picaretas e sofistas que traficam a mentira em troca do poder.
theintercept.com/2022/01/25/ola…
Read 6 tweets
Jan 26
"Na casa de um dos criminosos, que tinha registro de CAC (Caçador, Atirador e Colecionador) emitido pelo Exército, foram apreendidas 65 armas que abasteceriam diversas favelas do Rio. O armamento foi adquirido legalmente, segundo as investigações."
noticias.uol.com.br/cotidiano/ulti…
Vocês têm noção do quanto esses governo FACILITOU a vida do crime organizado no Brasil? Enquanto fazia "cidadãos de bens" comemorarem chacinas nas favelas os caras estavam dando a faca e o queijo nas mãos de todo tipo de facção criminosa nesse país - com a colaboração dos milicos
Enquanto o Bolsonaro e sua malta se refestelam nas delícias que incluem a criação de novas modalidades de crime organizado (alô narcogarimpo), a criminalidade deixou de ser a principal pauta moral entre as direitas brasileiras - que agora estão mais preocupadas ajudar a COVID.
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(