Profile picture
Paulo Cruz @paulocruzphi
, 9 tweets, 2 min read Read on Twitter
Já falei uma vez e vou repetir: doutrinação ideológica NÃO É o maior problema da educação (básica, pelo menos). E se você não está numa sala de aula, se não é professor — mas somente um militante político de direita —, deve, por obrigação conservadora, ponderar essa histeria.
A doutrinação é uma instituição involuntária do ensino — não só no Brasil, mas no mundo. Há milhares de coisas a serem melhoradas antes do professor que está na ponta. Os professores militantes, claramente doutrinadores, são uma minoria.
A maioria dos professores sequer sabe fazer uma distinção entre direita e esquerda. Muitos só seguem o currículo — que é péssimo; muitos estão, há décadas, repetindo conteúdo aprendido em sua própria formação; muitos não estudam e não se atualizam.
A maioria dos professores de História, por exemplo, foram formados pelos livros do Caio Prado Jr. e do Celso Furtado, e repetem aquelas lorotas comunistas até hoje. Nunca pegaram na mão um livro do Jorge Caldeira, p. e., que discute e põe em xeque a militância de Caio Prado.
Querem entender isso, estudem a Teoria Crítica e vejam que a coisa é hegemônica; a imensa maioria dos professores atuais sequer imagina que o que eles ensinam não é a interpretação definitiva. Tiraram dos professores, inclusive, o acesso a obras que discutem seus temas.
Outro detalhe importante: porque Bolsonaro abraçou as ideias do ESP, seus intelectuais orgânicos estão fazendo desse assunto o Santo Graal da educação. Não sabem de nada. A sala de aula é um ambiente desconhecido para a maioria deles. Espero que o presidente bote a bola no chão.
Discutir a educação no Brasil é discutir sua estrutura — e a centralização estatal, junto ao ensino compulsório são um dos principais problemas.
Mais uma coisa: tenho para mim que a doutrinação mais pesada, mais consciente, ocorre nas escolas privadas — principalmente nas de ponta, caríssimas. É para lá que vão os professores que saem das universidades públicas, onde ocorre, também, a doutrinação mais pesada, militante.
Sem o ESP dificilmente estaríamos discutindo isso hoje. Por isso o Nagib já merece nossa admiração. Mas há muito mais a fazer e pensar. O problema é que muita gente abraçou o ESP irrefletidamente, como bandeira ideológica. O ESP não pode se transformar numa ideologia.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Paulo Cruz
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!