, 112 tweets, 17 min read Read on Twitter
1 like = 1 experiência minha na bruxaria/uma curiosidade sobre minha prática na bruxaria.

(Daqui a pouco apago pra fingir que não flopou).
Eu não esperava que tivesse like, mas né, vamos lá.

1. Logo que comecei, eu enfrentei muito preconceito dos meus pais. Eles achavam que eu iria sacrificar os animais da minha casa e cultuar satanás.

Eu não fiz/faço nada disso é hoje em dia eles vivem me pedindo feitiços.
2. Por mais que existam diversos livros sobre o assunto, não existe uma "Bíblia da bruxaria", no sentido de que não existem um conjunto de regras e leis sobre o que vc pode ou não fazer nela.

Isso é muito incrível, já que o que te guia é sua ética e honra pessoal.
3. Eu ODEIO como muita gente de fora tenta separar as coisas como "Magia branca" e "magia negra". A natureza, a magia e quase tudo no universo é um belo tom de cinza.

Assim sendo, eu não vejo problemas em curar ou amaldiçoar pessoas (desde que tenha motivos pra isso).
4. Por causa das obras de ficção, muita gente pensa que bruxaria é glitter e explosões de cores e tudo acontece imediatamente.

Não é assim. Ainda que algumas coisas tenham um efeito quase imediato, elas são mais sutis. Na maioria das vezes é muito trabalho duro e dedicação.
5. Eu tenho uma coleção de oráculos e é uma das coisas que mais amo na bruxaria. É muito engraçado você saber de algo com antecedência ou ver quais são as reais intenções de alguém.

Infelizmente, algumas vezes você vê coisas que não quer na leitura e aí precisa lidar com isso.
5.1 Inclusive, um mesmo tarot vai falar de formas diferentes com os oraculistas. Uma única carta pode ter dezenas de significados e cada pessoa pode ter uma visão diferente de uma mesma leitura, mesmo que algumas coisas sejam universais.

Trocar leituras é sempre divertido.
6. Atualmente eu cultuou sete divindades (Hécate, Hermes, Afrodite, Eros, Aine, Bast e Apolo). Eu não olhei na lista e escolhei cultuar eles, os deuses foram aparecendo na minha vida, as coisas fluíram bem e eles foram ficando.

É bem engraçado como isso acontece.
7. Se você é meu amigo você provavelmente já recebeu alguma dica mágica minha. Eu vivo dando sugestões do que pode ser feito pra resolver uma maré de azar ou outras coisas.

Costuma fazer feitiços (quando me pedem) e presentear as pessoas com isso ou leituras de tarot.
8. Tenho uma coleção de velas coloridas, incensos e cristais. Eu AMO comprar e usar essas coisas na minha magia.

Meu apartamento vive com cheiro de incenso pq queimo eles frequentemente.
9. Normalmente costumo pedir sinais aos Deuses sobre algumas situações, mas sou um tanto desligado com essas coisas.

Isso faz com que alguns Deuses (cof cof Hécate cof cof) mandei sinais ainda mais chamativos e exagerados, como encher uma rua de cabeças de alho.
10. A bruxaria teve um papel muito importante para eu aceitar minha homossexualidade.

Não existe nenhum princípio básico que condene os gay, inclusive muitos deuses tiveram relacionamentos com pessoas do mesmo sexo. Isso me deu forças para aceitar quem eu era.
11. Diversas pessoas já olharam pra mim com medo por causa dos pentagramas que uso.

Senhorinhas já me fizeram o sinal da cruz assim que me viram, chegando até mesmo a ir pro outro lado da rua.
12. Existe um termo chamado "Cagada Mágica", que significa quando algum feitiço ou ritual seu tem uma consequência inesperada. Na hora até pode ser tenso, mas depois fica engraçado.

Na minha lista de cagada mágica tenho algumas coisinhas bobas.
12.1. tem a vez que fiz uma pessoa passar a usar óculos (queria que ela visse a situação com clareza 😐), o boy simplesmente desaparecendo da minha vida (queria que o que ele tivesse sentido fosse amplificado, achei que fosse paixão, mas era o oposto) etc.
13. Um dos sinais mais estranhos que recebi veio de Hera. Minha prima evangélica começou a falar sobre como Hera era uma deusa legal e a relação dela com o mito de Hércules.

Eu já tinha sonhado com Hera, visto pavões e outras coisas. Depois disso decidi passar uma roda com ela.
14. Eu celebro a roda do ano, ou seja os 8 sabás que possui relação com a natureza, as mudanças de estação e os Deuses.

O primeiro que celebrei na vida (e o que eu mais gosto até hoje) é o Beltane.
15. Costumo usar ervas secas em meus feitiços. Às vezes queimo elas, às vezes misturo com outras coisas.

Acontece que algumas ervas possuem um cheiro um pouco característicos que lembra maconha. Assim sendo, algumas pessoas acham que fumo maconha por queimar outros tipos planta
16. Quando estou com MUITA raiva de alguém, aquela pessoa sofre uma certa maré de azar.

São coisas pequenas, porém irritantes e que costumam acontecer em um curto período.

Por isso eu quase sempre tendo a ser de boas com a vida.
17. Depois da bruxaria eu passei a encarar a morte de uma forma diferente, sem tanto medo dela.

Sei que ela não é o final é estou bem tranquilo com isso.
18. É muito bonito fazer feitiços e rituais com uma caralhada de instrumentos caros e ingredientes bonitos e diversos, mas na bruxaria aprendemos que o principal instrumento no feitiço é o bruxo.

Um dos melhores feitiços que fiz envolveu apenas eu, uma caneta e sal.
19. É engraçado ver como até mesmo as pessoas que não acreditam em magia acabam sendo influenciadas por ela no seu comportamento.
20. Eu acredito em signos e acho que eles são excelentes para te ajudar a ler uma pessoa, mas é muita falta de caráter dizer que todos seus defeitos são culpa do seu signo, sendo assim vc é incapaz de mudar.

O defeito é seu, assuma isso eas consequências disso.
21. Algumas pessoas acreditam que você é obrigado a ajudar elas (fazendo leituras ou feitiço) sem cobrar nada.

Primeiro que ninguém é obrigado a nada, segundo que não existe nada de errado em cobrar um preço justo pelas suas habilidades, sejam elas mágicas ou não.
22. Eu acho que Percy Jackson foi importante por ajudar na divulgação do nome de divindades. Ainda que muita coisa nos livros esteja errada, ou seja uma sátira a alguns comportamentos presentes nos mitos, acho legal ver as pessoas falando dos Deuses e até vindo pro paganismo.
23. Meu Salém é meu parceiro de bruxaria. Ele pode estar do outro lado do apartamento, mas assim que eu começo um feitiço ele vem e fica ali perto do círculo mágico.
24. Muitas vezes eu acho que não estou me desenvolvendo magicamente como eu deveria, por comparar minha jornada com a de outras pessoas.

Ao mesmo tempo que isso me estimula a aprender coisas novas e continuar trabalhando, existem momentos que fico meio bad com isso.
25. Por ser algo bem diferente do que as pessoas estão acostumadas, eu não vejo problemas algum em falar de bruxaria e até mesmo responder perguntas "toscas".

Acredito que é falando e explicando as coisas que acabamos com o preconceito.
26. Eu odeio o termo "simpatia". Simpatia é um nome bonitinho pra feitiço que as pessoas usam por ter medo/preconceito.

Quem faz simpatia esta fazendo um feitiço, usando magia, ainda que não se dê conta disso.
27. Quando faço uma leitura de tarot pra alguém, eu normalmente esqueço do que disse.

Por isso sempre sorrio e aceno quando alguém vem comentar uma leitura comigo. É preciso algo muito marcante na leitura pra eu lembrar do que disse.
28. Pessoas mais velhas costumam ter feitiços interessantes, assim como um vasto conhecimento em herbologia. Conversar com a minha avó fez com que eu aprendesse bastante do uso de ervas para cura e tudo mais.
29. Já lidei com espíritos. É meio que de conhecimento geral que alguém que cultua Hécate em algum momento vai ter que lidar com isso.

Não foi tão mágico quanto achei que seria, foi mais estranho do que UAU!!!!
30. Depois de um tempo praticando bruxaria você começa a ficar mais criativo. Às vezes você se pega pensando "hummm, no que eu poderia usar isso daqui?" e isso vai desde pedras e ervas até coisas aleatórias tipo teia de aranha.

(Inclusive, tem uma medição ótima com teias)
31. Antigamente eu até discutia com pessoas que ficavam falando que magia não existe, mas hoje em dia eu prefiro ignorar e deixar pra lá.

Está funcionando muito bem pra mim, se não funciona pra todo mundo não é um problema meu.
32. A bruxaria te traz um autoconhecimento incrível. Boa parte da nossa jornada é lidando com traumas, medos e tudo aquilo que nos impede de atingir nosso verdadeiro potencial.

Ao longo da jornada entendemos que boa parte dos nossos problemas são culpa nossa, não algo de fora.
33. Meditar é algo muito legal, porém meio estranho. Ainda que eu faça com uma frequência bacana, eu ainda fico meio "isso é real ou viagem minha?" É por isso que costumamos pedir sinais para confirmar o que vimos na meditação.
34. Não chegue tocando nas coisas de alguém que pratica bruxaria. A maioria das coisas está enfeitiçada e não é legal tu ficar enchendo aquilo com a sua energia. Mantenha distância ou pergunte se pode tocar.
35. O que funciona para um bruxo pode não funcionar para outro bruxo.

Existe uma pluralidade de tradições, técnicas e tipos de magia e nem todas elas são para todo mundo.
36. A magia não é algo exclusivamente liga a natureza, no sentido de que você não terá uma boa conexão com a magia na cidade, cercado de prédios.

A magia flui em tudo, apenas de formas diferentes.
37. Muita gente tem problema com pop magick e tecnomagick, magias que utilizam elementos da cultura pop ou a tecnologia.

Eu gosto das duas e já tive bons resultados utilizando ambas. No fim do dia, tudo que importa é se funciona pra você.
38. Eu odeio quando dizem que sou da bruxaria por falta de Deus, bem mais do que quando acham que sou satanista.

Meu bem, eu cultuo e conheço bem mais Deuses que você. Quem tem pouco Deus é você!
39. Um dos meus filmes favoritos sobre magia é "Da Magia a Sedução". Não só pq ele tem atrizes que amo, mas tmb pq ele é relativamente preciso sobre como a magia funciona.

"Jovens Bruxas" também é maravilhoso nesse aspecto, ainda que mais exagerado.
40. Meus sonhos são estranhos e se eu sonho com alguém eu SEMPRE vou falar com a pessoa, alertar ela de alguma forma.

Já descobri coisas bem estranhas por causa dos sonhos, tipo que o @OhMarlon queria me pegar. Hoje em dia namoramos ;)
41. Desgaste energético é algo bem foda. Fazer feitiços e rituais vai te drenando e os efeitos disso variam de pessoa pra pessoa. Eu normalmente sinto sono e dor de cabeça, aí preciso de um tempinho pra me recuperar.

É por isso que temos várias baterias energéticas.
42. Eu acho que nunca vou deixar de me surpreender com a maneira que o tempo flui de uma forma diferente dentro de um círculo mágico.

Tem rituais que acho que fiquei só uns 15 minutos, quando na verdade passou 1h30. O inverso tmb é verdadeiro.
43. Eu trabalho com fadas. Diferente do que vemos em filmes, elas não aparecem pequenas, fofinhas e do bem. Aliás, nunca encontrei uma assim na minha vida.

Existem uma diversidade imensa de criaturas que atendem pelo nome de fada.
44. A primeira vez que eu conscientemente lidei com uma fada foi pq as coisas em casa começaram a desaparecer, inclusive coisas que estavam na minha mão segundos antes.

Rolou um suborno de maçã e mel pra elas pararem de me sacanear, depois disso passei a trabalhar com elas.
45. Eu sempre quis que bruxaria fosse algo real, quando descobri isso eu fiquei encantado, especialmente pq na bruxaria tudo o que eu gostava dele tá valorizado (natureza, etc).

A primeira pesquisa que fiz na internet, quando tive acesso em casa, foi "livros de bruxaria".
46. A tradição que eu mais me identifico e que tenho vontade de fazer parte é a Tradição Caminho das Sombras.
47. Uma das coisas legais da minha jornada na bruxaria foi lidar com a minha sombra. Entendi diversos aspectos de mim mesmo ao meditar com ela.
48. Ainda que na ficção a maioria das coisas ligadas a bruxaria não sejam precisas ou verdadeiras, é possível ter muitas ideias legais pra colocar em sua prática vendo um filme ou série.
49. Magia climática é algo perigoso, por causa das suas consequências. Antes de entender todas implicações de fazer esse tipo de magia, eu fazia um uso quase frequente disso.

Acontece que nem sempre as coisas aconteciam quando eu queria, então já tomei muita chuva forte.
Não achei que isso renderia tanto.

50. Eu costumo programar coisas importantes para pegar a melhor influência da lua, do dia da semana e da hora planetária, mas em emergências ou caso de necessidade eu simplesmente traço o círculo e confio no meu trabalho.
51. Sou um praticante solitário, isso é algo que eu não gosto muito, pq sinto que estaria avançando mais se fosse parte de um Coven.

De qualquer forma, é como as coisas são, em Londrina não existem muitos bruxos nem os que levam a bruxaria com seriedade. :(
52. Sou viciado em chás. E estou sempre enfeitiçado eles ou tentando novas combinações para ter efeitos diferentes.

O meu favorito atualmente é a combinação de maracujá, camomila e erva cidreira. Relaxo quase imediatamente e durmo muito bem com isso.
53. Sinto que quando preciso fazer algo ligado a artesanato em um feitiço/ritual os Deuses me ajudam por pena.

Sou pessimo com isso e sempre fica algo estranho ou feio. Quando precisei fazer o boneco de um homem, parecia que eu tinha feito o boneco de uma linguiça.
54. Gosto muito de fazer feitiços de amor e sedução para atrair novos olhares ou parceiros em potencial (fazia para mim e para amigos). É algo bem bacana e funciona super bem.

Gosto de fazer banhos mágicos para esses mesmos temas também.
Pelo amor da Deusa, mandem perguntas ou dúvidas pq eu já nem sei mais o que falar. Achei que ia dar 5 curtidas nisso e já passou de 50. Help.
55. Sim, eu sei fazer amarração. Quis aprender logo que comecei, mas nunca vi muita utilidade nisso.

Acho algo triste, desesperado e patético. Fora que as consequências disso são extremamente negativas, então não vale a pena.
56. Meu oráculo favorito é o tarot. Sou apaixonado pelas cartas, a variedade de artes e como ele fala com a gente.

Esse ano quero aprender a usar os baralhos ciganos que tenho, talvez aprender runas tmb.
57. Não faço sacrifício animais. Na minha prática não vejo necessidade para isso.

Entendo que algumas pessoas fazem o sacrifício de maneira correta e trazendo o mínimo de sofrimento pro animal, mas sei que algumas pessoas matam animais pra pagar de fodão, sem nem entender isso.
58. Meu autor favorito na bruxaria é o Scott Cunningham. Acho que algumas coisas do que ele diz é fora de mão pra maioria das pessoas (acampar em montanhas n é fácil...), mas gosto de como ele fala e principalmente de como ele introduz o assunto pra vc ir pesquisando depois.
58.1. Laurie Cabot, Naelyan Wyvern, Starhawk, DJ Conway, Christopher Penczak e Mirella Faur também são ótimos.

Linguagens simples, tudo bem explicado e temas bem maravilhosos.
Eu tô vendo essa galera curtindo a Thread inteira e não mandando pergunta.

Eu já não sei mais o que falar, mande algo que vc quer saber!
59. Existem cartas no tarot que possuem um significado mais pesado (torre, 3 de espadas, 8 de espadas...) enquanto outras são mais de boas, por assim dizer.

A carta que eu menos gosto de tirar nas leituras é a Estrela, carta que fala de esperança, beleza, inspiração.
59.1. isso acontece pq eu aprendi da pior maneira que a esperança pode ser algo muito doloroso. Desde então passei a encarar a estrela com outros olhos.
60. Não sei se isso faz parte da minha natureza, ou se foi influência da bruxaria, mas eu não mato nem os insetos que invadem a minha casa.

Eu sempre tento tirar eles de lá, ou torço para que eles vão embora. Sei lá, fico com pena deles.
60.1. inclusive, uma aranha pulou na minha caixa de mudança quando eu troquei de apartamento. Ela se instalou no teto do meu novo lar e teve vários filhotes que ficam de boas lá.

Chamei a aranha que se mudou comigo de Dorotéia.
61. Meus cristais favoritos são os Quartzos Rosa, mas gosto muito de Quartzo transparente e ametista também.
62. Já em ervas eu gosto de usar Rosas vermelhas, arruda, alecrim e canela. São as que mais utilizo nos feitiços.
63. Ensinei minha mãe a fazer limpezas energéticas e a reforçar as proteções de casa, ela adora fazer isso e vive desenhando uns pentagramas nas paredes.
64. Magia funciona pelo caminho de menor resistência, é importante você se lembrar disso.

É por isso que temos que especificar que não é pra trazer o mal a ninguém quando fazemos feitiço.
65. Um exemplo disso é bastante comum de acontexer. Você faz um banimento para uma pessoa, mas é você quem acaba indo embora, isso pode acontecer pq era mais fácil você sair daquela situação ao invés da outra pessoa.
66. Eu acredito MUITO que qualquer pessoa que está começando na bruxaria deveria conhecer a história da Pata do Macaco para entender como os desejos funcionam.

É preciso saber o que pedir para evitar que merdas aconteçam.
67. Inclusive, existe um ditado que diz "Quando os Deuses quem nos punir eles dão EXATAMENTE o que pedimos" e isso é muito verdadeiro.

É por isso que eu sempre anoto meu pedido em um papel e tento ver as implicações que isso pode ter de uma forma negativa.
68. Não trabalho com demônios em minha prática e não tenho muita opinião formada sobre quem trabalha com eles.

Acho, no entanto, que tem muito iniciante que acha que está no controle do líder de uma legião de demônios, quando na verdade ele só está sendo sacaneado.
69. Também não trabalho com anjos. É um outro segmento da magia que não me chama atenção e que não tenho interesse.

Porém, a grosso modo, acho que pode ser mais difícil lidar com eles do que com os demônio.
70. Eu odeio como os livros de bruxaria são tirados no Brasil. Além de diversas edições virem com erros de português grosseiros e capas super podres feitas só pra causar, ainda tem o fato de que bruxaria é sempre colocada na mesma categoria que ufologia e teorias da conspiração.
71. Um dos maiores ensinamentos que recebi na bruxaria é que tudo acaba. E isso é muito animador pra mim.

Sua maior dor não será eterna, nem a tristeza.

Por outro lado, nem sua alegria vai durar para sempre, por isso aproveite o momento.
72. Eu comecei na bruxaria com um fórum da internet (sim, sou velha). Foi ali que fui tirando minhas primeiras dúvidas e a chamado matérias pra ler. Felizmente todo mundo me tratou muito bem e foram bem pacientes comigo.
73. Tenho muita vontade de viajar pra Grécia e para o Egito, conhecer o lugar onde templos eram erguidos em nome dos meus Deuses.

Ainda vou fazer isso na vida, e sinto que vou chorar pra caralho quando isso acontecer.
74. É possível usar letras de música para fazer feitiço. Seven Devils da Florence é maravilhosa para maldições.

Eu já testei e ela funciona super bem.
75. Gosto de enfeitiçar fotos quando preciso de uma energia extra.

Os resultados até agora foram bem bacanas e tudo é muito simples de fazer.
76. Fazer magia de cura é algo muito incrível. É maravilhoso saber que você é capaz de ajudar na cura de alguma coisa, ou pelo menos aliviar os sintomas.

Quero fazer Reiki para melhorar isso, me tornar um curador melhor.
Acho que finalmente acabou. Obrigado pessoal, isso realmente rendeu mais do que esperava.

Se quiserem saber de algo específico, pode mandar a pergunta que eu vou respondendo ;)
Aparentemente não acabou, mas ninguém tá mandando pergunta, então...

77. A comunidade pagã brasileira é um tanto tóxica. Muita gente prefere ficar se atacando e tentando criar um único padrão aceito do que é bruxaria (puro ego desse povo), ao invés de realmente se unir e crescer
78. Eu acho que o termo Wicca eclética é a melhor forma de definir minha prática, mas n tenho muita certeza disso.
79. Sabe aqueles livros de feitiços dos filmes/séries? Eles são reais. Se chamam Livros das Sombras e podem ser simples como um caderno ou ornamentado é cheio de coisas caras.

É nele que anotamos nossa jornada, feitiços e rituais.
80. Feitiços em outras línguas ganham uma carga extra de energia, por ficar muito claro que se trata de algo especial/diferente do que falamos normalmente.

Eu costumo usar um pouco de latim, também faço feitiços em inglês, mas conheço gente que usa outras línguas.
81. Gosto de Magia de lâminas. Tenho punhais, adagas e uma foice que utilizo em minhas práticas.

Elas ficam expostas no meu altar.
82. Falando em altar, o altar é a primeira coisa que eu monto quando me mudo. Sinto que ele deixa a casa com cara de lar.

Inclusive, quando estou me sentindo meio meh, gosto de limpar o altar. Isso sempre faz com que eu me sinta melhor, mais centrado.
83. Me sinto melhor no inverno, de noite e em dias de chuva. Acho que minha magia tem mais potência nesses momentos também.
84. Uma coisa que me irrita profundamente é quando me pedem uma ajuda mágica e a pessoa simplesmente não faz porra nenhuma pra ajudar.

A bonita quer que eu tenha um desgaste energético pra ficar com a bunda na cadeira? Pois não vou ajudar mesmo.
85. É por isso que prefiro ensinar o que fazer o invés de apenas fazer. Fora que a necessidade da pessoa serve de combustível pra aumentar a potência do feitiço.
86. Outra coisa que me irrita é quando as novatas começam a querer cagar regra inventando fanfic, como foi o caso do "Não faça desejos nessa virada do ano, pq é lua minguante!"

Infelizmente tem fale news até nisso.
87. Falando em fake news, infelizmente acontece das pessoas inventarem coisas absurdas como dons quase cinematográficos e linhagens ancestrais de feiticeiras.

Isso acontece pq muita gente quer se sentir especial e acha que mentindo vai conseguir alguma coisa.
88. Isso não quer dizer que não existam dons legais ou fantásticos, pq eles existem e são bem fodas mesmo.

Mas sim que existem pessoas (especialmente os novatos, mas não só eles) que acabam mentindo e exagerando para se sentir especial. Não tem necessidade disso.
89. Existem dons mágicos que também são transmitidos de forma hereditária.

Também existem maldições que pegam toda uma linhagem e que vai continuar amaldiçoando as pessoas até que seja quebrada.
90. Livros para iniciantes: O poder da Bruxa, Laurie Cabot; A dança cósmica das feiticeiras, Starhawk; O guia essencial da bruxa solitária, Scott Cunningham.
Acho que vou fazer isso até 100 (se chegar).

91. Sou uma bruxa do ar, é o elemento que mais tenho conexão e é como minha magia tende a funcionar.
92. Toda a minha família já teve alguma conexão com espíritos, histórias sobre o sobrenatural são tão comuns que de vez em quanto nos reunimos pra falar disso.

Praticamente todo mundo já viu um fantasma.
93. Eu me identifico muito com a Medusa, foi essa a principal razão para eu fazer uma tatuagem dela, isso e o fato de que sua face é um símbolo de proteção.
94. As bruxas da ficção com quem eu mais me identifico na personalidade e o estilo é a Tia Wendy (@madchenamick) e a Elvira (@TheRealElvira).

Elas são mais tranquilas, divertidas e sempre encaram as coisas com um humor incrível e é como eu tento lidar com o mundo.
95. Basicamente as 5 tatuagens que tenho são relacionadas a magia e bruxaria de alguma forma, inclusive a letra de "Dark Star" da @tarjaofficial que me lembra muito um ensinamento de Hekate.
Chegou em 100, sigo chocado.

96. Uma das minhas metas esse ano é melhorar meu trabalho com sonhos. É algo muito incrível, divertido e mágico e eu quero me aprofundar nisso. Até o momento tenho tido bons resultados.
97. Antes de comprar um livro de bruxaria tente conversar com pessoas que já leram ele antes. Tem muito livro podre que só salvam umas 4 páginas sendo vendido por 80 reais, outros são apenas um compilado de pesquisas do google. Tem que filtrar bem.
98. Se eu tivesse mais dinheiro realmente investiria em mais joias mágicas. Acho lindo e isso dá uma ajuda boa em situações de emergência.
99. Eu tenho vontade de morrer sempre que alguém que não pratica bruxaria diz "Somos as netas das bruxas etc etc". Entendo o que a galera quer dizer, mas acho forçado num nível que nossa.
100. Meu TCC foi sobre o linchamento da "Bruxa do Guarujá". Eu pretendo continuar estudando sobre a figura da bruxa na sociedade e tentando deixar alguma contribuição para a comunidade no campo acadêmico.
100.1. Foi muito difícil falar sobre esse caso, especialmente por ser extremamente violento e gratuito. Mataram a mulher simplesmente por acharem que ela era uma bruxa, isso me fez pensar que eu (e qualquer pessoa, na real) poderia acabar tendo o mesmo destino.
100.2. Durante o TCC eu me aprofundei bastante na chamada "Caça às Bruxas", os símbolos que tendem a se repetir nesses casos e tentei entender o que fez as pessoas agirem assim.

É possível ler o artigo dessa pesquisa aqui: semeiosis.com.br/fogueiras-mode…
Obrigado a todo mundo que participou dessa Thread que rendeu bem mais do que eu imaginei.

A partir desse momento ela está oficialmente finalizada. Qualquer dúvida pode vir falar comigo.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to 🐍 Górgona Ardilosa
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($3.00/month or $30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!