Profile picture
, 13 tweets, 3 min read Read on Twitter
NO AR. Estamos checando que é fato sobre o desastre da barragem de Brumadinho. goo.gl/UZoCYM
1. A Barragem VI era classificada como uma estrutura de risco baixo de rompimento nos últimos relatórios oficiais do governo. Conforme documento mais recente sobre o estado das barragens brasileiras, trata-se de uma estrutura de contenção de minério de ferro que estava inativa.
2. Conforme o monitoramento do governo, as barragens recebem uma classificação de A até E pela relação entre risco de rompimento e dano potencial associado. Uma barragem com baixo risco e baixo dano associado recebe a nota E, enquanto que uma com alto risco e alto dano recebe A.
A barragem de Brumadinho tem nível B de risco associado, isto é, o segundo nível mais alto. O potencial de dano é classificado pelo governo como alto, embora o risco da estrutura seja descrito como baixo. Fonte: snisb.gov.br/portal/snisb/r….
Em novembro de 2015, Aos Fatos revelou que o país tinha 29 barragens de mineração em situação mais precária que a de Mariana (MG), que rompeu-se naquele mesmo mês. aosfatos.org/noticias/pais-…
3. A Vale mantém no município sete barragens, todas de contenção de rejeitos de mineração. São monitoradas pela Política Nacional de Segurança de Barragens e que possuíam, segundo informações da ANA a partir de dados enviados pela Agência Nacional de Mineração, risco baixo.
4. Sozinho, o município de Brumadinho tem 26 barragens monitoradas pelo governo federal, das quais 11 não têm informações sobre nível de risco. A informação consta do Relatório de Segurança de Barragens 2017.
Dessas 11, apenas uma, segundo o documento, tem um plano de segurança. Trata-se também da única que é efetivamente monitorada pela Política Nacional de Segurança de Barragens.
5. Outras quatro barragens da Vale em Brumadinho, além da barragem rompida nesta sexta-feira, têm dano potencial associado alto. São elas I, IV, IV-A e Menezes II. A informação é do Relatório de Segurança de Barragens 2017.
6. A ANA (Agência Nacional de Águas) informou, em nota, que, na consolidação do Relatório de Segurança de Barragens 2017, a VI de Brumadinho não foi classificada como em situação crítica pela ANM (Agência Nacional de Mineração), que havia fornecido as informações.
O órgão regulador ressaltou ainda que a ANM é a responsável pelas informações sobre as barragens de rejeito de minério que constam do relatório.
7. Dois vídeos, um de acidente nas obras de hidrelétrica em Mato Grosso e outro de um desastre com uma barragem em Laos, têm sido atribuídos falsamente nas redes sociais ao incidente em Brumadinho. Leia mais detalhes: goo.gl/j7Tr7w
A reportagem foi atualizada há pouco para corrigir informações iniciais, que davam conta de que a barragem VI havia sido a principal estrutura rompida. Tratava-se, na verdade, da barragem I. As demais informações permanecem corretas. Mais informações: goo.gl/UZoCYM.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Aos Fatos
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!