Profile picture
Aos Fatos @aosfatos
, 13 tweets, 5 min read Read on Twitter
NO AR. Na TV, Bolsonaro nega fatos que mostram que houve ditadura no Brasil. goo.gl/1y3YWr
Existe consenso entre historiadores e cientistas políticos que, de 1964 a 1985, o Brasil viveu sob um regime autoritário não-democrático. Elio Gaspari, no livro “A ditadura Envergonhada”, os 21 anos do ciclo militar tiveram épocas de “aberturas” e “endurecimentos”. (segue)
De 1964 a 1967, Castello Branco exerceu uma “ditadura temporária”; de 1967 a 1968, Costa e Silva “tentou governar dentro de um sistema constitucional”; de 1968 a 1974, o país esteve sob regime escancaradamente ditatorial”; e de 1974 a 1985, inicia-se a saída desse regime. (segue)
Ou seja, não há qualquer dúvida de que houve períodos mais ou menos radicalizados de governos autoritários — e que, portanto, houve ditadura. Veja detalhes: goo.gl/1y3YWr.
FALSO. "O programa Mais Médicos, criado pelo PT, foi para atender à ditadura cubana", diz @jairbolsonaro. O fato é que, na última chamada do programa, 99% das vagas foram preenchidas por brasileiros. goo.gl/1y3YWr
Na verdade, o Mais Médicos foi criado em 2013 para a formação de recursos humanos na área médica e ceder emergencialmente médicos na atenção básica, em regiões prioritárias para o SUS, de difícil acesso e de populações de maior vulnerabilidade. (segue)
O programa prioriza brasileiros — os médicos cubanos são convocados apenas se as vagas dos editais não forem preenchidas. Em janeiro de 2017, dos 1.378 profissionais selecionados, todos eles formados no país, cerca de 900 preencheram vagas antes ocupadas por cubanos. (segue)
A lei que institui o Mais Médicos estabeleceu uma ordem de prioridade para adesão dos médicos: 1. médicos formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no País, inclusive os aposentados; (segue)
2. médicos brasileiros formados em instituições estrangeiras com habilitação para exercício da medicina no exterior; e 3. médicos estrangeiros com habilitação para exercício da medicina no exterior. (segue)
Segundo o TCU, mais de 63 milhões de pessoas são assistidas e beneficiadas por ele. Dos 2.116 municípios que receberam médicos nos primeiro e segundo ciclos do programa, foi apurado que houve aumento de 33% na média mensal de consultas. (segue)
Nos municípios que não receberam esses médicos, o incremento nas consultas mensais foi de 14%. Veja os detalhes: goo.gl/1y3YWr.
FALSO. "... um kit feito pelo então ministro Haddad (...) onde chegaria nas escolas um conjunto de livros, cartazes e filmes onde passariam crianças se acariciando", diz @jairbolsonaro. Haddad não criou o 'kit gay' e projeto não trazia esse conteúdo. goo.gl/1y3YWr.
@jairbolsonaro FALSO. "A Folha foi lá nesse dia, 10 de janeiro, e fez uma matéria e a rotulou [Walderice Santos] de forma injusta como funcionária fantasma. (...) Ela estava de férias", diz @jairbolsonaro. Ele omite que a própria admitiu o esquema relatado pelo jornal. goo.gl/1y3YWr
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Aos Fatos
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!