Proponho partir da reportagem de @clalevy_ e @ferrazthf no @TheInterceptBr e embarcar num longo fio de tuítes aí para entendermos porque esse tipo de coisa acontece no Brasil, e por que tem chance de acontecer mais e mais, com conivência governamental: theintercept.com/2019/03/10/tra…
Em primeiro lugar, é importante saber que um local que ofereça o tipo de 'serviço' que a Centradeq-Credeq provia não pode ser chamada oficialmente de comunidade terapêutica (CT), já que, a rigor, as CTs não deveriam fazer internação involuntária, apenas acolhimento voluntário.
Este serviço era ligado à FETEB, federação que congrega CTs evangélicas. Por ter sido transformado em clínica de internação involuntária, recebeu sanções dentro da Confederação Nacional das Comunidades Terapêuticas (CONFENACT)
Ainda assim, mesmo denunciada, censurada na CONFENACT e com CNPJ bloqueado, o Credeq configurava como CT (o que não é) destinatária do pacote milionário dedicado a elas pelo Ministro Osmar Terra e Quirino Cordeiro Júnior, da Secretaria Nacional de Cuidado e Prevenção às Drogas.
Isso acontece por uma mistura de oportunismo movido pelo pânico moral das drogas, ignorância científica e populismo e suscitou há 1 ano um debate no site @Poder360 entre ele, de um lado, e eu, o neurocientista Sidarta Ribeiro e o centista social @mauriciofiore, do outro.
Na época, o mote foram as manobras pouco republicadas que Osmar Terra fez para dominar o CONAD no governo Temer. Curiosamente, Terra conseguiu a proeza de ser um ministro de Temer que seguiu no governo Bolsonaro. Vejam os links dos texto nos tuítes seguintes:
Primeiro a crítica que eu e Sidarta RIbeiro direcionamos à condução do Conselho Nacional de Políticas sobre drogas, já com a conivência de Cordeiro Jr. (homem da Associação Brasileira de Psiquiatria nos governos Temer e Bolsonaro): poder360.com.br/opiniao/govern…
Depois a tréplica à resposta obscurantista e anticientífica do Ministro, escrita por Sidarta Ribeiro e eu: poder360.com.br/opiniao/govern…
O ponto por trás disso tudo é que uma união de falta de fiscalização adequada (o marco regulatório das CTs é aberrantemente frouxo e facilita que absurdos como esse aconteçam) e embora haja atores da próprias CTs interessados em um controle mais efetivo, esse grupo é minoritário.
As CTs comemoram com alegria a parceria com um governo que lhes oferece bastante dinheiro e pouco controle. Já sabemos onde isso aí vai dar. Obcecadas com a ideia de que a única forma de tratamento é a abstinência absoluta, elas estão alinhadas com o pensamento conservador.
A abstinência, é claro, é uma das formas de se tratar uso problemático de drogas, sim, mas não é a única. Somente cada caso em cada momento vai determinar a melhor forma de cuidado.
Ao invés do investimento único em CTs, que é o que Osmar Terra preconiza como única coisa que 'funciona' para o tratamento de dependência química, uma rede plural e ainda inexistente precisa ser o foco das políticas públicas. Isso é o que a melhor evidência indica.
Há vários problemas com a laicidade das CTs e a promiscuidade política que elas promovem (como indica bem a matéria do @TheInterceptBr ). Por outro lado, elas só estão aí porque o Estado brasileiro foi ineficiente no cuidado ao uso de álcool e drogas por muito tempo.
Um debate amplo ainda é necessário, com a inclusão de vários atores, inclusive os representantes de CTs responsáveis. Não há sinal de que isso vai acontecer, agora que elas estão 'no poder'. Algo que diz que reportagens como essa ainda vão aparecer bastante por aqui. Fim do fio.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
O ano de 2021 está nos seus estertores (e já vai tarde!) mas eu não posso deixar de compartilhar e comentar essa notícia que foi um furo do xará Luis Fernando Correia (@SaudeEmFoco). Eis que sabemos da Corbevax, uma vacina com características excepcionais. cbn.globoradio.globo.com/media/audio/36…
A vacina foi desenvolvida por uma Universidade (o Baylor College of Medicine, em Houston, Texas; @bcmhouston). Ela utiliza uma tecnologia barata, dominada há décadas em vários países de renda mais baixa. É a mesma usada para fazer as já clássicas vacinas contra a hepatite B.
Isso é muito importante, ainda mais se levarmos em consideração como países da África e da Ásia ainda estão com baixíssimas coberturas vacinais. Sem usar técnicas caras (ainda que geniais) como as vacinas da Pfizer e Moderna, a Cobervax parece ter taxas semelhantes de eficácia.
#GDS2022: SAN PEDRO E PEIOTE, CACTOS DE MESCALINA
Para participar, vá a bit.ly/gds2022, selecione 🇧🇷 e depois Submit/▶️.
Siga o fio para saber o que a versão atual do Levantamento Global de Drogas vai perguntar sobre esses cactos 🌵. Qualquer pessoa pode responder.
🧵👇🏽
Embora a mídia tenha seguido o renascimento psicodélico tradicional nos últimos anos, concentrando-se na ayahuasca e na psilocibina, vale a pena lembrar que a mescalina tem uma história que talvez seja ainda mais antiga (pelo menos ~5.700 anos).
Embora não seja tão popular e certamente não tão simples de preparar e consumir como cogumelos com psilocibina, cactos com mescalina ocupam um lugar especial nos círculos etnobotânicos e antropológicos. A GDS2022 achou que era hora de sabermos uma pouco mais sobre esta molécula.
#GDS2022: SEXO E SUBSTÂNCIAS PSICODÉLICAS
Para participar, vá a bit.ly/gds2022, selecione 🇧🇷 e clique em “Submit”.
Siga o fio para saber o que a versão atual do Levantamento Global de Drogas quer saber sobre sexo e psicodélicos.
🧵👇🏽
Estamos no centro do que alguns estão chamando de um renascimento psicodélico. A atenção crescente dada à pesquisa sobre o uso terapêutico das drogas psicodélicas indica que muita gente está interessada nas possibilidades terapêuticas dessas substâncias e suas utilidades.
Apesar da popularidade crescente, atualmente não sabemos muito sobre experiências de sexo usando substâncias psicodélicas. Através de nossas pesquisas até agora, ouvimos algumas histórias de como os psicodélicos podem alterar a experiência do sexo.
Plot twist da Psiquiatria:
* Ninguém sabe o que é a consciência;
* Não sabemos ao certo como funciona a memória;
* Não se sabe a causa da imensa maioria dos transtornos mentais;
* Não temos certeza da razão de sonharmos;
* Os remédios psiquiátricos são tratmentos sintomáticos.
Sobre o último item: é possível, p. ex., fazer tratamento completo de depressão com antidepressivo e não recair após terminar. Mas, em última análise, não sabemos o que configura essa 'cura'. Pode ser apenas devido ao funcionamento regular da vida em um 'estado de não-depressão'.
E sim, os remédios psiquiátricos são importantes e ajudam muita gente. Eu os prescrevo ou oriento a prescrição deles cotidianamente. Mas não sou nem 'amigo' nem 'inimigo' deles. Eles são ferramentas e precisam ser usadas com sabedoria para minimizar riscos e maximizar benefícios.
Nove desconhecidos e uma dúzia de bobagens sobre psicodélicos.
Conforme prometido, aí vai o #cordel sobre a série 'Nine Perfect Strangers', da Hulu, que teve o último episódio recentemente exibido na Prime Video.
ATENÇÃO: CONTÉM SPOILERS.
Só prossiga se tiver assistido.
Eu estudo o uso terapêutico de psicodélicos, um tema central dentro da série.
Nela, nove pessoas - na maioria, ricaços - vão a um retiro no spa de uma russa meio zureta (Nicole Kidman).
Como podem imaginar, fui solicitado a me manifestar sobre a trama e o que há de veracidade.
Antes de começar, uma nota importante: EU ACHEI A SÉRIE MUITO RUIM, independente da questão dos psicodélicos - mas também por causa deles. Apesar de algumas atuações muito boas, como as de Melissa McCarthy, o roteiro é muito inverossímil e raso. Dito isso, vamos lá.
Por que "Duna" e "Sandman" rejeitaram a ideia de ter personagens sem "branco do olho"?
Fiz um #cordel apenas para estimular vocês a pensarem comigo o que fez o filme e a série mudarem um elemento extremamente característicos de alguns de seus personagens mais importantes.
Sonho tem, segundo as descrições da HQ, olhos que se parecem com o céu estrelado refletido em um lago. Às vezes uma estrela solitária brilha em cada olho, no lugar da pupila. Mas o teaser que acabou de sair mostra Tom Sturridge com olhos bastante... humanos.
O próprio Neil Gaiman - @neilhimself - postou no Twitter em 2014 que os olhos de Sonho seriam semelhantes aos dessa coruja aqui, que são parecidos com o céu estrelado.