, 20 tweets, 6 min read Read on Twitter
A propósito do acordo do @Sporting_CP com a Apollo.

Quão diferente é este acordo de um Empréstimo Obrigacionista e porque devemos estar atentos e receosos desta opção de financiamento?

1/20
Este empréstimo de 65 milhões de euros com 8% de juros do fundo Apollo pode, à partida, não parecer muito diferente de um empréstimo obrigacionista (EO) que normalmente comporta para o @Sporting_CP juros entre os 5 e os 7%, contudo, as semelhanças acabam aí.

2/20
Um EO funciona de forma similar a um típico empréstimo bancário só que, em vez do dinheiro vir directamente dos bancos este é pedido ao mercado onde qualquer particular pode colocar capital, garantindo um retorno ao fim de um determinado período de tempo.

3/20
Há data do último EO o @Sporting_CP contava com o valor quase total do contrato estabelecido com a NOS. Para efeitos práticos vamos supor que o @Sporting_CP tinha 500 milhões de euros a receber do contrato da NOS.

4/20
Se o EO tivesse sido concretizado com o valor de 60 milhões pretendido pela direcção do @Sporting_CP, teríamos neste momento um total de 560 milhões de euros, sendo que destes 560, 60 milhões podiam ser investidos no imediato sem recorrer a cativações do contrato com a NOS

5/20
Estes 60 milhões teriam que ser pagos novamente dentro de 5 anos podendo para isso abrir um novo EO com um valor superior ou recorrer a outras fontes de financiamento, fosse através da venda de jogadores ou da cativação de receitas.

6/20
Com o último EO a ideia era usar os 60 milhões de euros para pagar o EO anterior, restando 30 milhões para investir na SAD do clube. O completo falhanço do EO obrigou-nos a usar esse dinheiro e mais algum da tesouraria apenas para devolver o valor investido mais os juros

7/20
Nesse sentido o @Sporting_CP viu-se obrigado a procurar novas fontes de financiamento para fazer face ao buraco de 40 milhões de euros que criou para si próprio ao falhar a meta de 60 milhões do EO.

8/20
É aqui que entra o contrato com a Apollo. Um contrato desfavorável por dois motivos. O primeiro são os 8% de juros que nos obrigam a vender um jogador acima de 10 milhões de euros apenas para cobrir os juros.

9/20
O segundo é que em vez de 560 milhões (ou 530 porque 30 teriam que ser usados para pagar o EO anterior), passamos a ter 435 milhões de euros. Pois 65 dos 500 que temos a receber da NOS já foram dados como garantia ao fundo Apollo

10/20
Bastava ao @Sporting_CP ter concretizado o EO na sua totalidade e esta medida teria sido desnecessária. O actual insucesso desportivo que se vai repetir nas próximas épocas se o rumo não for alterado apenas vai agravar a situação.

11/20
Sem receitas da @ChampionsLeague e sem jogadores da formação para valorizar e vender por bons valores, o @Sporting_CP vai-se tornar insustentável em menos de 5 anos. A dívida à Apollo vai forçar-nos a antecipar grande parte do contrato com a NOS.

12/20
E tudo isto levará à inevitável venda da SAD. É então importante questionar porque falhou o EO? Foi por falta de confiança nesta direcção? Houve interferência do mercado? Se sim, quem estava por trás?

13/20
Não podemos esperar que um contrato similar ao que temos com a NOS se volte a repetir tão cedo. Passámos de um clube a crescer no número de sócios e de adeptos com uma média de 40 mil espectadores no estádio, para um clube a perder sócios e com 25 mil espectadores por jogo

14/20
O @Sporting_CP é hoje muito menos atraente e muito menos atractivo. E o pior é que deixámos de ser um clube formador, desaproveitando os melhores jovens que temos nos nosso quadros.

15/n
Tivéssemos esta época apostado em jogadores como Matheus Pereira e Daniel Bragança e não só estaríamos mais perto do primeiro lugar como ambos estariam a ser assediados por grandes clubes.

16/20
O problema financeiro podia ser facilmente resolvido garantindo uma presença regular na @ChampionsLeague e a venda de um ou dois jogadores da formação por valores acima dos 20 milhões todas as épocas.

17/20
Em vez disso desperdiçámos dinheiro em jogadores que pouco ou nada acrescentam ao plantel, dispensámos os jovens, falhámos na contratação de um bom treinador e fizemos acordos milionários obscuros como os 2 milhões perdidos ao Wolverhampton e os 4M oferecidos a Mendes

18/20
A solução neste momento passa por olhar para o bom que foi feito pela direcção anterior em particular nas primeiras duas épocas do seu exercício. Baixar o orçamento, vender os excedentários e apostar nos jovens talentos da formação e dos jogadores actualmente emprestados.

19/20
Este empréstimo ao fundo Apollo pode ser útil se for um acto único que resulte num investimento desportivo que garanta um @Sporting_CP na @ChampionsLeague durante pelo menos 5 épocas. Caso contrário, o melhor é começar a fazer planos para refundar o clube.

20/20
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Adriano Cerqueira
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!