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A alfabetização de crianças é algo bastante desafiador e que envolve muita responsabilidade e comprometimento por parte dos docentes, mas além de tudo julga-se crucial o conhecimento acerca do funcionamento desse processo.
@profeborto #SOSEducação @alexandregarcia
Conhecimento este, que vai além de métodos de alfabetização, e identificação de fases da escrita; ...
... com certeza tais saberes agregam muito à prática educativa do profissional docente alfabetizador, mas o processo de ensino e aprendizagem da leitura envolve ainda questões neuropsicológicas, numa dimensão cognitiva bastante complexa.
Deste modo, para compreendermos o funcionamento neuropsicológico diante da aprendizagem da leitura pelo Método Fônico, que é o nosso objetivo final, "é importante que tenhamos um conhecimento básico de como a informação circula pelo cérebro.
A linguagem escrita, diferentemente da fala e da marcha, é algo recente na história da humanidade e por isso bem mais complexa; pois, por não existir um pré-estabelecimento biológico para a mesma, ela precisa ser ensinada.
Ou seja, adquire-se a língua oral e aprendese a língua escrita.
Para aprender a ler é necessário que haja uma instrução formal sobre a linguagem.
Para tanto, é imprescindível que tratemos então dos elementos e/ou fatores que predizem a alfabetização (aquisição da leitura).
Ou seja, o que a criança precisa para ser alfabetizada, mais especificamente quais as noções e conhecimentos mínimos necessários que a tornam apta a iniciar a compreensão do código alfabético e consequentemente a aquisição da leitura. @AbrahamWeint
Alfabetização: julga-se indispensável o desenvolvimento e aprimoramento de determinadas habilidades psicomotoras, tais quais terão estreita relação com a aquisição da leitura e escrita.
Alguns saberes necessários para a aquisição da leitura e escrita, são eles: a ideia de símbolo, a capacidade de discriminar as formas e as letras, bem como os sons da fala, consciência da unidade estrutural da palavra, e a organização da escrita.
Todos estes saberes têm relação direta com o desenvolvimento de determinadas habilidades psicomotoras, para tanto, faremos então um breve estudo em torno dos seguintes aspectos psicomotores: estruturação espacial, temporal, fonoarticulatória, orientação espacial e lateralidade.
A habilidade de estruturação espacial, que nos remete a discriminação das formas das letras, é elemento imprescindível no início da alfabetização.
Atividades que explorem noções espaciais (dentro, fora, longe, perto, direita, esquerda, etc) de tamanho (pequeno, médio, grande, etc), de movimento (subir, descer, abaixar, levantar), de formas (círculo, quadrado, triângulo, etc)...
...e de capacidade (cheio, vazio, muito, pouco), vêm a possibilitar o desenvolvimento mais sadio da estruturação espacial.
Outro aspecto da psicomotricidade relacionado à alfabetização é a orientação espacial, habilidade esta que tem estreita relação com a organização da página escrita, ou mais especificamente, com a direção da escrita em si (da esquerda para a direita) ...
...e seu sequenciamento e continuidade quando numa frase ou texto (de cima para baixo).
De forma mútua e congruente, este aspecto também envolve a lateralidade, no que tange à percepção dos lados direito e esquerdo, para o reconhecimento e diferenciação dos traços das letras – a direcionalidade.
Assim, para aprimorar as noções espaciais e de lateralidade, atividades e brincadeiras que envolvem o corpo e a exploração do ambiente são de grande valia, pois auxiliam no fator da direcionalidade, aspecto envolvido no processo de aquisição da leitura.
Já no que diz respeito à habilidade fonoarticulatória, que envolve a discriminação do som relacionado à unidade da palavra, destaca-se que este aspecto abrange o trabalho com a linguagem propriamente dita, mais especificamente com a comunicação e expressão.
O que se leva a entender, que para alfabetizar uma criança, o método mais proveitoso seria aquele que considere a predefinição biopsicológica ao qual nosso cérebro está preparado, que em questão seria o Método Fônico.
Na prática pedagógica a discussão sobre métodos é algo bastante recorrente na Pedagogia da alfabetização, no entanto, comumente são deixadas de lado as questões neuropsicológicas envolvidas neste processo – ...
...o que realmente ocorre com a criança no momento da aprendizagem da leitura e escrita (fatores neurológicos).
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