No dia em que o Ajax vai procurar alcançar a sétima final da Liga dos Campeões/Taça dos Campeões Europeus, recordo um pequeno episódio da primeira grande caminhada europeia da equipa de Amesterdão, que também nos diz alguma coisa sobre as relações entre o Estado Novo e o futebol.
Nos quartos de final da TCE de 1968/69, o Ajax enfrentou o Benfica nos quartos de final. Na primeira mão, em Amesterdão, a equipa portuguesa venceu por 3-1, e o impacto deste triunfo fez-se sentir até na Assembleia Nacional fascista do país que ainda era governado por Salazar.
No dia seguinte ao jogo, o deputado André Navarro, que até se identificou como sportinguista, disse no plenário: “Nada pode diminuir o calor das saudações que daqui quero dirigir a essa turma portuguesa de classe única no ambiente desportivo internacional”.
E continuou: “A gloriosa equipa do Sport Lisboa e Benfica bem exprime, na sua constituição e no prestígio de que goza além-fronteiras, o profundo significado de hoje do défi portugais, neste período tão conturbado do mundo das ideias e das ações”.
Este episódio é bem revelador da natureza da relação entre o Benfica e o Estado Novo, pelo menos a partir da década de 60. Há vários aspetos a destacar: a) a nacionalização do feito do Benfica; b) o aproveitamento político de uma vitória sem especial relevância;
c) o enaltecimento do Benfica enquanto fator de agregação do país, até reconhecido por um sportinguista; d) a referência implícita ao caráter nacional e multirracial do plantel do Benfica, símbolo da nação colonial que vai do Minho a Timor;
e) no fundo, o Benfica como símbolo de um Portugal que pode ter sucesso externo apesar do clima de isolamento internacional a que o país estava votado.
Isto acontece no Parlamento português, precisamente no período em que Salazar impedia Eusébio de sair para jogar no estrangeiro, e em que jogadores do FC Porto eram enviados para combater em Angola e na Guiné enquanto os do Benfica cumpriam serviço militar em Mafra.
Há muito por estudar sobre a relação entre os grandes clubes de futebol e o Estado Novo, mas parece claro, ao contrário do que alguma historiografia gosta de propagar (ou de propagandear…), que o regime fez do Benfica um símbolo nacional a partir dos anos 60.
Ou seja, ter-se-á desenvolvido uma relação de benefício mútuo, em que o regime se aproveitou do Benfica e o Benfica aproveitou as vantagens que daí poderiam advir, nomeadamente no que toca à possibilidade de manter os seus melhores jogadores e de não os ver partir para a guerra.
Quanto ao resto da eliminatória de há 50 anos: o Benfica perdeu na Luz por 3-1 e ficou tudo empatado; houve jogo de desempate em Paris e o Ajax venceu por 3-0.
No fundo, o deputado André Navarro esteve bem ao lançar os foguetes antes da festa. Se esperasse mais uns dias, lá se ia a oportunidade de exaltar o Benfica-símbolo do Portugal imperial.
Errata: em 1969, já era Marcello Caetano o Presidente do Conselho.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Diogo Faria

Diogo Faria Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @Diogo_Faria90

Oct 8, 2021
O nível de algumas das figuras que nos últimos anos insultaram Sérgio Conceição (thread):

- Ascenso Simões - deputado a contas com a justiça por insultar polícias, acusado dos crimes de resistência à autoridade, coação e injúria agravada (notícia de hj);

sabado.pt/portugal/detal…
- Francisco Seixas da Costa - antigo diplomata que, enquanto embaixador de Portugal na UNESCO, intercedeu pelo licenciamento da construção da barragem da EDP no Tua, executada pela Mota Engil, e depois foi contratado pela EDP e pela Mota Engil;

observador.pt/2020/06/12/cas…
- Manuel dos Santos - político que foi expulso do próprio partido, acusado de racismo, e que enquanto eurodeputado contratou como assistentes os dois genros;

observador.pt/2017/06/17/eur…
Read 6 tweets
Dec 10, 2019
Thread - Os telhados de vidro muito fininho do Benfica sobre a nomeação de árbitros

Na edição de ontem do Lampiões Diário - imitação fraca e anónima do Dragões Diário -, o Benfica acusa o FC Porto de nomear árbitros. Acusação irónica, tendo em conta o histórico do clube.
Não é preciso recuar muitos anos para encontrar o atual presidente do Benfica a sugerir a nomeação de um árbitro para um jogo do clube. Nomeação essa que veio mesmo a concretizar-se.
E até se sabe que era mesmo um antigo presidente da Federação Portuguesa de Futebol, João Rodrigues, que muitas vezes funcionava como intermediário entre o Benfica e o Conselho de Arbitragem, nesse processo de escolha de árbitros para os jogos da equipa de Lisboa.
Read 16 tweets
Nov 14, 2019
Mini thread 👇

O Porto Canal e a FC Porto TV divulgaram hoje um verdadeiro documento histórico. Uma adepta do FC Porto com quase 106 anos canta uma música do tempo da juventude relacionada com o clube. A letra diz:
"Quem vai no rol
a jogar o futebol,
os portuenses
deram coça aos belenenses,
mandaram-nos tomar sol,
ainda não era previsto qual seria o vencedor,
foi o Acácio Mesquita, foi o Acácio Mesquita,
meteu golo de valor."
Provavelmente, esta canção refere-se à final do Campeonato de Portugal de 1932, que se decidiu em dois jogos disputados em Coimbra. No primeiro, o FC Porto e o Belenenses empataram 4-4. No segundo, o FC Porto venceu por 2-1. O golo da vitória foi marcado por Acácio Mesquita.
Read 5 tweets
Sep 12, 2019
Thread sobre eleições, fascismo, o FC Porto e o Benfica

A 1/05/17, @padaoesilva escreveu: "Durante a noite negra do fascismo, enquanto os sócios benfiquistas elegiam o Presidente, no Porto e no Sporting as direções eram escolhidas por conselhos de ex-dirigentes e notáveis".
Essa ideia publicada no Record é há vários anos propagada pela comunicação oficial e oficiosa do Benfica, e ainda esta semana foi repetida pela BTV. É falsa. As eleições do FC Porto durante o Estado Novo eram mais democráticas do que as eleições do Benfica na atualidade.
Desde que o FC Porto se consolidou enquanto instituição, no princípio do século XX, até hoje, as eleições dos corpos sociais decorreram sempre em assembleias gerais em que podiam participar a generalidade dos sócios, cada um com direito a um voto.
Read 19 tweets
Jul 26, 2019
Estou com o @IvaNFCPortO a visitar o Estádio do Dragão e o Museu FC Porto e não resisto a partilhar algumas das muitas e impressionantes manifestações de portismo e de conhecimento do FC Porto pelo Ivan a que tenho assistido.
Perante foto de golo de Falcao nos 5-0 ao Benfica: “Grande jogo. Entrou galinha no campo”.
Perante foto de Jardel: “Super Mário!”
Read 8 tweets
Jul 25, 2019
Ana Gomes é uma figura singular na política portuguesa. Ainda que o arranque da sua atividade política remonte à juventude, quando lutou contra a ditadura, a verdade é que só se candidatou a cargos públicos após uma carreira profissional longa e prestigiada enquanto diplomata.
Isso marca uma diferença muito importante face à maior parte dos políticos portugueses: Ana Gomes não se tornou relevante por causa do exercício de cargos políticos; Ana Gomes exerceu cargos políticos porque já era relevante.
Militante do PS desde 2002 e deputada no Parlamento Europeu entre 2004 e 2019, Ana Gomes destacou-se por várias características que mesmo quem não concorda muitas vezes com ela certamente reconhecerá: 1) pensa pela própria cabeça; 2) é informada e documentada; 3) é corajosa;
Read 11 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(