, 24 tweets, 4 min read Read on Twitter
1. "A situação cultural no Brasil é catastrófica e isto significa que a situação humana também é catastrófica, porque se você não pode sequer discutir a sua situação — não pode tomar consciência dela, não há palavras,
2. "não há vocabulário suficiente, não há uma linguagem suficiente para descrever a experiência humana de ser brasileiro —, então não é que você esteja numa situação ruim, é tão ruim que você não pode saber o que está se passando. Você está realmente em um estado de coma:
3. "o sujeito que está em um estado de coma não sabe o que se passa com ele, e quando ele começa a tomar consciência é porque ele saiu do coma, ele acordou um pouquinho. Não há como exagerar isso. E sendo essa a situação, não estranha que a situação social também seja calamitosa:
4. "que nós tenhamos esses 50 mil homicídios por ano, que sejamos o recordista mundial do consumo de crack, que sejamos o recordista mundial de casos de depressão, e assim por diante. Será que ninguém vai se preocupar com isso? Eu respondo: não, ninguém vai. Por quê?
5. "Porque o Brasil, justamente nessas situações, torna-se ainda mais um país de pessoas amedrontadas que estão tentando salvar-se a si próprias da situação e buscando uma garantia, um empreguinho, uma proteção, algo assim. Todos são assim, sem exceção.
6. "Eu não conheço ninguém que não seja assim a não ser este que vos fala. Eu não sou assim; eu era assim 30, 40 anos atrás. Percebi que não poderia ser assim e mudei.

Claro que todo mundo quer participar desse trabalho, acha bonito e se inspira por ele;
7. "mas quais são os critérios que orientam a sua vida? Você precisa entender que uma situação dessa exige atitudes heróicas, exige sacrifício total da sua pessoa — ou, como diziam os Founding Fathers, da sua pessoa, da sua liberdade, dos seus bens e da sua honra.
8. "Você arriscará tudo isso. Mas eu não conheço ninguém que vai arriscar tudo isso. Conheço pessoas que até querem participar do trabalho, mas quando se mexe com uma dessas coisas a pessoa aterroriza-se e começa a buscar outras soluções.
9. "Ou seja, o problema é grande demais para pessoas pequenas demais. Se você entende que a situação é essa e que não se trata de realizar a sua vocação, de encontrar a sua profissão, nem mesmo de desenvolver o seu talento,
10. "mas de intervir beneficamente em uma situação calamitosa, então você entende que tem de ser movido nesse sentido não por interesse cultural, nem pelo desejo de se realizar, nem pelo encanto que certos temas e elaborações despertam em você,
11. "mas por um ato de caridade, de compaixão. É isso que tem de nos mover. Nós temos de sentir pena desses milhões de brasileiros que estão sofrendo à toa sem entender o que está acontecendo. Nós não podemos resolver o problema —
12. "não temos o poder político, nem econômico, nem nada —, mas há uma coisa que podemos fazer: podemos restaurar as condições de um diálogo que permita a esse povo ter um pouco mais de clareza quanto ao que está acontecendo com ele,
13. "pois sem esta clareza não há esperança nenhuma. Não adianta vir com planos de restauração nacional, de segurança pública, de saúde etc. Tudo isso é besteira. Antes de fazer planos é preciso tornar-se capaz de fazê-los — capacitar as pessoas que possam discutir o problema.
14. "Essa é a única urgência que existe no Brasil; o resto é tudo besteira, é tudo derivação, é tudo perda de tempo."

Olavo de Carvalho
15. Na aula 172 do seu Curso de Filosofia (COF), de 15 de setembro de 2012, o filósofo e professor, Olavo de Carvalho, faz uma descrição acurada do que é a complexidade, a profundidade, o empenho e a dureza de um empreendimento individual — intenso e desapegado —
16. para começar um longo e praticamente interminável resgate no Brasil, diante de uma profunda e ampla Guerra Cultural.

Não é algo para qualquer homem de geléia, ou imediatista, ou interesseiro — seja ele inteligente ou bem intencionado —
17. mas de uma pessoa sólida e diligente, um combatente resiliente que entende que é necessário uma genuína doação a uma vida intelectual, uma desapegada entrega, e uma gigante doação para efetuar, se possível, alguma mudança. E que de repente nem conseguirá vê-la em vida!
18. É preciso focar numa árdua busca — primeiramente individual e posteriormente coletiva — que venha a criar novos e melhores hábitos que desaculture e eleve a pessoa para uma visão maior,
19. externa e abrangente de toda a cultura decaída que o formou e o viciou desde a tenra idade para, assim, com esta visão, esta catarse, conseguir ter a noção inteira do quadro geral, a mais ampla e cristalina possíveis.
20. Mediante este processo de reparação e de solicitude é que, lentamente, surgirá uma cooperação vasta entre os poucos e consistentes despertos, que primeiro se auto-elevarão cultural, intelectual e espiritualmente,
21. para depois causarem uma sobrelevação em cada alma alheia do que realmente são, de como estão, do que acontece e do que devem fazer para mudar.

Esta primordial tomada de consciência não é para fracos, fúteis e frouxos,
22. mas para quem tem consciência que dentro da sua existência pessoal, ele participa de algo maior, de um elo histórico, de um ponto de inflexão de algo tenebroso e que, para ser invertido, se necessita aprendizado, abnegação e aplicação.
23. E ter a consciência de que deve ser uma mera argola de uma corrente histórica, maior e que precisa continuar após a sua própria morte.
@threadreaderapp unroll please!
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Cristiano Xavier
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!