Pediram para explicar o que há de errado e deturpador de Popper nessa tirinha maldita. Lá vem thread. Primeiro, vou direto à fonte para mostrar que o erro é grave. Depois eu vou dar elementos para combater essa porcaria, inclusive um contra-meme produzido pelo @clarionrox.
Os limites da livre expressão já foram bem estabelecidos pelos filósofos e Popper é um deles. Podemos resumir assim: expressões que incitem direta e inequivocamente à violência e ao pânico, e que atentem contra a honra objetiva (difamação e calúnia) não devem ser protegidas.
A tirinha insinua que as meras palavras preconceituosas dos nazistas, sem esses elementos que justificam a censura, devem ser suprimidas até pela violência (sugerido pelo desenho), e põe essa opinião no colo de Popper. Isso jamais seria defendido por Popper, e eu posso provar.
O "paradoxo" da tolerância foi primeiro descrito pelo filósofo no livro A Sociedade Aberta e Seus Inimigos (leiam!), vol. 1, capítulo 7, nota 4. Eu traduzi a nota e destaquei os trechos que Popper não estava propondo novos limites à expressão, mas concordando com os clássicos.
Aqui está o muito útil meme do @clarionrox, guardem para responder sempre que virem esse desenho maldito.
Karl Popper era um liberal, inclusive amigo de Hayek. Socialistas estão usando Popper deturpado para justificar violência contra seus críticos, ou ao menos contra a extrema direita, definida por eles próprios, é claro. Para quem está na extrema esquerda, tudo é extrema direita.
Finalmente, colo um texto completo do Desidério Murcho, filósofo português que leciona na UFOP. Esqueçam Olavo, Chauí, Tiburi e até Pondé. Desidério Murcho é o melhor divulgador de filosofia da língua portuguesa hoje. Comprem os livros dele na Amazon.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Eli Vieira

Eli Vieira Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @EliVieiraJr

Feb 17
Grande parte do problema do Canadá agora é que parecem governar por pesquisa de opinião. E o povo tem muitas opiniões burras e autoritárias. Fundadores de democracias representativas as fizeram assim por um motivo. Nem todo país pode ser a Suíça (e lá houve autoritarismo também).
Críticos da democracia como o Jason Brennan querem restringir o voto a quem passar por um teste de conhecimentos mínimos. Sou contra porque não confio em quem faria o teste -- os intelectuais. O voto nos representantes e os protestos são bons limites da participação popular.
Não é possível viver sem uma elite administrativa, esse é o fato feio hobbesiano a que chegamos.

Quando essa elite passa dos limites no autoritarismo e interfere indevidamente nas liberdades do indivíduo, é hora de protesto até a próxima chance de tirá-la pelo voto.
Read 9 tweets
Feb 14
Vale a pena ler o relato da ex-presidente de marca da Levi's, que abdicou do cargo porque a empresa foi tomada por identitários e pandeminions. bariweiss.substack.com/p/yesterday-i-…
"Durante um jantar com o CEO, ele disse que eu estava no caminho para me tornar a próxima CEO da Levi's. (...) Tudo o que eu tinha que fazer era parar de falar da coisa de [reabrir] escolas."

(...) "Numa reunião, ele afirmou que eu estava agindo 'como Donald Trump'."
"Mês passado o CEO disse que era 'insustentável' a minha permanência. Ofereceu-me $1 milhão em rescisão, mas eu sabia que teria que assinar um acordo de confidencialidade sobre por que me tiraram. O dinheiro seria bom. Mas não posso. Desculpa, Levi's."
Read 4 tweets
Feb 13
Um rapaz fez um TCC em que considerou nossa checagem dos dados de supostas mortes por homofobia do Grupo Gay da Bahia (eu, @quemnumeros, @david_agape_ e mais 2). Usando o método muito científico da leitura de mentes, ele alega que nós odiamos LGBT.
repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIM…
Alguém me explica essas críticas? Ele tá alegando que eu quis esconder minha preocupação com o alcance das estatísticas falsas do GGB? Tá achando que estou competindo com Luiz Mott na passarela da São Paulo Fashion Week? Não entendi nada.
Leiam o relatório da checagem, leiam a crítica, e me digam qual dos textos é mais claro, mais bem argumentado.

lihs.org.br/sociedade/homo…
Read 6 tweets
Feb 12
Este à esquerda é Sam Brinton, nomeado pelo Joe Biden pra cuidar do lixo nuclear dos EUA.

Enquanto é positivo que estamos numa era em que as pessoas podem ser LBGT abertamente e ter emprego e respeito, é inexplicável que se abandone a noção de que uma autoridade deve ter decoro. Image
Além de discutir abertamente seus fetiches perigosamente próximos da moralmente inaceitável zoofilia, Brinton é adepto da "teoria" "queer", ramo do pós-modernismo, que é anticiência. Então não confio nele também pra ter probidade intelectual pra cuidar do cargo.

Limites existem.
Ele é mais um "Q", um "não binário". Esses "queers" estão destruindo a reputação dos LGBT e isso já estamos vendo com a queda da popularidade dos LGBT e suas causas.

Não aceitem siglas que ponham mais letras que LGBT, pois a chance de ser pós-modernismo é grande.

Pra mim chega. Image
Read 4 tweets
Feb 8
Vi há meses documentário da BBC sobre a quase-extinção de pessoas com síndrome de Down na Finlândia pela via do aborto. Não me convenceu totalmente, mas a autora, jornalista e mãe de um menino Down, deu um argumento muito bom, que vou parafrasear (na versão mais forte possível):
A inteligência é sobrevalorizada. Alguns a vêem como a medida do valor de uma pessoa: tanto os eugenistas, quanto os críticos dos eugenistas que querem eliminar mensuração da inteligência pois PARTILHAM desse preconceito. Uma sociedade saudável deve moderar esse preconceito.
Uma das formas de moderar esse preconceito é valorizar pessoas com problemas congênitos como Down. Sua participação na sociedade é um argumento contra a redução do ser humano a um fator único como a inteligência, pois todos concordam que há dificuldades de aprendizado ali.
Read 6 tweets
Feb 8
"A existência de um partido nazista fere a existência da comunidade judaica."

Típica afirmação falsa da @tabataamaralsp que todo mundo aceita porque aceitar é propaganda de bom-mocismo. Falsidade usada como adorno, para exibicionismo moral.
Não concordo com @monark em permitir partido nazista porque partido aqui é regado a impostos. Mas concordo com a ideia de que devem ser livres para ter suas crenças repugnantes e expressá-las.

É um bom teste de real adesão à ideia de liberdade de expressão. Tenho feito há anos.
A expectativa é que aceitemos que a mera existência de neonazistas é como um CFC na camada de ozônio da comunidade judaica. É o tipo de hipérbole contra a verdade que é incentivada no progressismo, como quando dizem que palavras são "violência" (justamente para censurar).
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(