My Authors
Read all threads
O #mentinistro do @mmeioambiente ontem fez críticas ao sistema #DeterB, do @dsrinpe, usando seu trivial variado de distorções e falácias. Neste fio, explicaremos por que seus argumentos são falsos usando um recurso que até o @jairbolsonaro entende: GIFs!
Salles disse três coisas importantes ontem: 1) q o Deter não serve para computar área desmatada; 2) q há "lapsos temporais e duplicações" nos seus dados; e 3) q "supostos especialistas" fazem leitura errada deles para "causar impacto". O sujeito oculto desta frase somos nós.
Se não tivesse bloqueado o OC no Twitter e se escutasse alguém além do Evaristo Miranda, Salles saberia desde maio que o Deter não serve para estimar área desmatada. Mas serve para apontar tendências. Se o Deter diz q o desmate explodiu, a taxa oficial mostrará a mesma coisa.
Uma acusação grave feita por Salles ao sistema do Inpe é a suposta detecção de "500 casos em que a mensuração está equivocada", por "reparos no lapso temporal ou duplicidade de alertas passados". Essa alegação é...
O que Salles fez para construir esse argumento foi comparar alertas do Deter com imagens de alta resolução da empresa americana Planet, que ele quer comprar). Mas são metodologias distintas e, a rigor, não comparáveis.
A "blitz" nos dados do Deter com imagens Planet foi apresentada pelo major Olivaldi Alves, diretor de fiscalização do Ibama, cujo ato mais ilustre até agora foi demitir o fiscal q multou Bolsonaro em 2012 (Salles diz que foi um "remanejamento normal" de pessoal). Fecha parênteses
O suposto tira-teima encontrou áreas que apareciam como desmatamento pelo Deter em junho, mas que já estavam presentes nas imagens Planet antes. Daí o "erro temporal" apontado pelo ministro. Só que na metodologia do Deter isso é normal.
Por exemplo: entre janeiro e março choveu muito e vastas áreas ficaram cobertas por nuvens. Isso fez com que o Deter apontasse desmatamento muito baixo nesse período. Em maio, quando o céu limpou, o malfeito apareceu. Daí os dados mostrarem o desmate explodindo naquele mês.
Na real, naquele trimestre, esse "lapso temporal" beneficiou o governo. Não se tem notícia de o ministro ter convocado coletiva para reclamar.
Em resumo, o que o ministro e seus acólitos fazem é Flávio Bolsonaro que nos perdoe, comparar bananas com laranjas.
Para uma comparação honesta entre Planet e Deter, Salles precisaria de uma série histórica de dados da Planet, ano a ano, mês a mês. A gambiarra que ele apresentou na quarta-feira não passa de seleção de observações.
(Em tempo, o @mapbiomas já compra imagens Planet para validar alertas de três sistemas de monitoramento, o Deter inclusive. As imagens estão disponíveis de graça para o governo, numa parceria com o Ibama)
O que importa MESMO nisso tudo não é o dia exato do crime ambiental, e sim o fato de que, quando os dados do Deter indicam que o desmatamento subiu ou caiu num mês, é porque ele subiu ou caiu mesmo. A precisão do sistema é de 90%.
A alta nos alertas em julho passa de 200%, e o agregado de alertas é 40% maior do que no ano passado. A taxa oficial, a ser dada pelo Prodes, deve mostrar aumento proporcional semelhante.
sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral…
Salles não é o primeiro ministro a ter dificuldades com o Deter. Todos eles, desde 2004, sempre bateram bumbo quando o Deter mostrava o desmate em queda e se calavam ou jogavam a carta do "não faz cálculo de área!" quando o sistema mostrava alta. Jogo jogado.
O governo Bolsonaro, porém, é o primeiro a desqualificar a instituição que produz os dados e a tentar culpar o termômetro pela febre. Sabe quem mais gostava de agir assim?
A escalada do desmatamento na Amazônia é óbvia e chocante. Se Salles gastasse combatendo o crime metade da energia que gasta combatendo os dados, as ONGs e a imprensa, talvez o problema fosse menor. O ministro precisa seguir o conselho dado por Paulo Guedes e ir trabalhar.
BREAKING: Salles e @jairbolsonaro apresentarão no Palácio do Planaldo agora à tarde a tal "análise" que mostra as "inconsistências" no Deter. Não podem ver uma vergonha que já querem passar.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Observatório do Clima

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!