My Authors
Read all threads
Serviço de utilidade pública: como usar o #DeterB para estimar o desmatamento na Amazônia. Segue o fio.
Sempre que o #mentinistro do Meio Ambiente dá um respiro no trator a gente aqui no OC gosta de acompanhar a variação dos alertas de desmatamento do Deter-B, o sistema de monitoramento em tempo real do @dsrinpe. Uma coisa FUNDAMENTAL que todo mundo precisa entender é o seguinte:
O DETER NÃO SERVE PARA FAZER CÁLCULO DE ÁREA DESMATADA! Ele foi pensado para orientar a fiscalização do Ibama, aquela mesma, que o @rsallesmma está desmobilizando. Quem dá a taxa oficial é outro sistema do Inpe, o Prodes, que sai uma vez por ano (saía, pelo menos).
O Deter-B, porém, tem uma resolução hoje que permite ter uma boa noção da tendência do desmatamento, se é se alta, baixa ou estabilidade. Só que o sistema não é muito intuitivo, então aqui vai um micromanual de utilização.
Passo 1: Acesse o portal TerraBrasilis, terrabrasilis.dpi.inpe.br//. Clique em "dashboard de alertas".
Passo 2: Nessa página existe uma barra à esquerda com "gráficos: alertas diários" e "gráficos: agregado de alertas". Se quiser ver o desmatamento dia a dia nos últimos 365 dias, clique em "alertas diários".
Vai aparecer um número maluco, 30 e tantos mil. Não é isso que você quer. Você quer saber só de desmatamento, e o Deter olha coisas como fogo, extração de madeira etc. Aí vem o pulo do gato: selecionar só as categorias equivalentes às do Prodes.
Passo 3: No quadrante de "áreas por classes", selecione "desmatamento com solo exposto", "desmatamento com vegetação" e "mineração".
Passo 4: pronto. Agora o gráfico de barras lá em cima já te mostra o que é desmatamento. Clicando e arrastando o mouse em cima dele você consegue selecionar o período que quiser. Aqui nós selecionamos o mês de junho.
Passo 5: para comparar com anos anteriores, vá em "agregado de alertas" e repita a seleção por classes. Vai aparecer um gráfico assim:
Para saber o dado mês a mês, basta passar o mouse sobre as bolinhas de cada linha do gráfico.
Importante: o desmatamento é medido de agosto de um ano a julho do ano seguinte. Assim, a taxa de desmatamento de 2019 compreende agosto de 2018 a julho de 2019.
Também importante: não é possível comparar os dados do Deter-B com os do antigo Deter, porque a resolução dos satélites mudou. No Deter-A eles eram muito míopes, com 250 m representando um ponto. Hoje a resolução é cinco vezes maior.
Você já sabe, mas nós vamos repetir: o Deter NÃO DÁ TAXA DE DESMATAMENTO. Mas permite dizer se subiu ou caiu e quanto subiu ou caiu.
Neste ano foi lançado também um "agregador de alertas", o Mapbiomas Alerta, da rede @mapbiomas. Ele usa vários sistemas, inclusive o Deter-B, para emitir alertas para o país inteiro e os cruza com imagens de alta resolução. Conheça o sistema: alerta.mapbiomas.org
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Observatório do Clima

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!