, 23 tweets, 4 min read Read on Twitter
1. Não Se Combate Sem Linguagem

A coisa mais comum de ouvir dos ignorantes, idiotas ingratos e imbecis (idiotas vaidosos) é: "Eu penso por mim mesmo"; "Nunca li Olavo de Carvalho! Não devo nada a ele!". Ignavos dizerem isso vá lá; mas quando vem de gente instruída, é deprimente!
2. O Esquerdismo (com suas várias correntes ideológicas) é uma cultura e não só uma simples gama de ideologias. Isto começou com idéias, discursos e escritos: muitos escritos; iniciados sobre um ou outro aspecto e crescendo para ir abrangendo quase tudo dentro da vida humana.
3. O Esquerdismo (Jacobinismo, Herbertismo, Marxismo, Social-Democracia, Sindicalismo, Bolchevismo, Socialismo, Comunismo, Fascismo, Nazismo, Progressismo, Globalismo e outros mais) se estendeu a tantos e variados aspectos temáticos das atuações humanas que virou uma cultura.
4. Na verdade várias culturas e subculturas, porque começa com a linguagem e literatura ("lato sensu"), e vai irradiando à psicologia, artes (em geral), política, economia, esportes, moda, história, leis, relações humanas até um senso comum de imaginações, emoções e sentimentos.
5. O filósofo Olavo de Carvalho atuou primeiramente (e solitariamente) estudando isso por décadas. Devorando tudo de Literatura, Linguagem, Psicologia, Filosofia, Ideologias (várias), História (dos acontecimentos e das idéias), Sociologia, Religião, Teologia e por aí vai.
6. E só depois, nos anos 1990 começou a transformar toda esta erudição e unidade de conhecimento sólida numa linguagem oral e escrita (para estabilizar a expressão humana e facilmente ser propagada). Em aulas, seminários, livros, cursos, palestras, debates e o Curso de Filosofia.
7. E, seguindo o poeta austríaco Hugo von Hofmannsthal, ele iniciou pela mãe do saber e do expressar humanos: a Literatura, a rainha das artes e de toda uma cultura. Tudo que é escrito se torna cristalino e se perpetua mais; desde uma receita de bolo até um Tratado Filosófico.
8. A linguagem reinante que moldou a nossa cultura era a de unidade esquerdista; que dava a chave de significado e interpretação a tudo e repercutindo nas artes, política, gostos, consciência, explicações, causas, leis, imaginação, sentimentos, emoções, comportamentos e reflexos.
9. Então, o Olavo de Carvalho começou em corrigir a linguagem (da mais básica e que dá nome às coisas, a que descreve as coisas e suas relações e a que expõe estados e sentimentos). Daí, começou a explicar as coisas (suas origens, objetivos e vícios) que só as Esquerdas faziam.
10. Com a retórica cativante e intrigante (linguajar coloquial com erudição olímpica) se pôs a defender aquilo que todos já sentiam ou reagiam contra, mas que não sabiam expor isto num discurso que pudesse se expressar e defender o seu mal-estar e senso de se estar certo óbvios.
11. Com uma ávida dialética, humor ácido e perspicácia voraz, Olavo de Carvalho foi desmolindo os discursos, ideologias e figurões esquerdistas (e seus bastiões ideológicos que lhes davam sustento) e, com uma lógica aguçada, foi arrasando a supremacia cultural das esquerdas.
13. Seu trabalho foi sendo lido e visto por um grupo seleto (leitores, amigos, alunos e pessoas com certa ou muita intelectualidade e influência) e foi aumentando as fileiras da boa nova e descendo para as esferas mais populares (por artes, gírias, artigos, vídeos, boca-a-boca).
14. Décadas após a origem, a linguagem, discursos, explicações, denúncias, imaginações, diagnósticos, soluções desceram difusamente e se impregnaram em tudo na cultura. Povão fala de "Globalismo", "Marxismo Cultural", "Foro de São Paulo", "Estratégia Revolucionária" no natural.
15. "Quando me perguntam como quebrar a hegemonia esquerdista, a primeira fórmula que me ocorre é a do poeta austríaco Hugo von Hofmannsthal: "Nada se torna realidade na política de um país se antes não está presente, como espírito, na sua literatura."
16. "A palavra "literatura", aí, tem a acepção ampla de cultura superior escrita. Criem uma cultura superior na qual predominem os valores liberais e conservadores, e a esquerda não terá mais chance na política.
17. "Este resultado não se seguirá automaticamente, é claro, mas sem essa limpeza prévia do terreno mental nenhuma iniciativa política poderá prosperar contra o esquerdismo triunfante e monopolistico.
18. "Entrem numa livraria qualquer e verão nas prateleiras a demonstração clara do que estou dizendo: a ascensão do império petista foi precedida de meio século de ocupação do espaço cultural.
19. "Antes de o Estado ser engolido pelo PT, impregnaram-se de esquerdismo militante as idéias, os juízos de valor, as palavras, os sentimentos, até as reações automáticas de aplauso e rejeição.
20. "A esquerda dominou de tal modo o imaginário nacional que até quem a detesta não ousa criticá-la senão nos termos dela, como se fosse possível derrotar politicamente o inimigo fortalecendo o controle ideológico que ele exerce sobre a sociedade."

Olavo de Carvalho
21. Logo, aqueles discursos e narrativas toscas e que causavam mal-estar e indignações silenciosas na maioria só puderam ser derrubados em cadeia, por novos discursos e narrativas superiores que o Olavo criou. E, lendo-o ou não, conhecendo-o ou não, tudo isso chegou em todos.
22. É limitação simiesca ou orgulho babaca achar que tudo isso que aconteceu a partir de 2013, tenha começado em ti e em tudo, do nada; que foi uma mágica epifânica gnosiológica e sociológica que fez surgir um início cultural, falas e oposições de Direita com reflexos políticos.
23. Deixa de besteira, burrice e birra reconheça com gratidão este grande homem. E saiba: pessoas que nunca leram Karl Marx, foram assassinadas ou sofreram muito pelas mãos de outras que também não o leram, mas que ambas agiam por aquele alemão morto, o "primeiro marxista".
24. Augusto Comte dizia que os vivos são guiados por idéias dos filósofos mortos (e que a maioria nem conhece de quem são). O filósofo Olavo de Carvalho está vivo e contemporâneo da mudança que beneficiou a todos nós (até dos otários e ingratos que o detestam). Então, seja grato!
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Cristiano Xavier
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!