Hoje completam 196 anos da adesão do Grão Pará ao Império Brasileiro, a última das regiões da América Portuguesa a fazer parte do que se tornaria o Brasil.
O Grão-Pará correspondia quase a totalidade da atual região norte, junto com o Maranhão compunha uma colônia à parte (+)
Em outras palavras: a atual região norte e o Maranhão não faziam parte do que era considerado Brasil, não havia identificação nenhuma com as províncias do sul e os contatos eram feitos diretamente com Lisboa.
(+)
O Grão-Pará e Maranhão eram controlados por uma elite identificada com Portugal. Quando a família real Portuguesa chega ao RJ fugindo do Exército Napoleônico, em 1808, as colônias do norte ficam isoladas até 1820, quando ocorre a Revolução Liberal do Porto (+)
A Revolução Liberal do Porto representou a retomada de Portugal pelos portugueses, criou constituição e pretendia eliminar as liberdades obtidas pelo Brasil a partir da chegada da família real, em 1808. A elite do sudeste rejeitou as medidas, Pará jurou fidelidade à Portugal (+)
No Grão-Pará havia uma disputa pelo controle da província entre 2 grupos, o tradicional (denominados "portugueses") e um emergente cujo principal expoente era o jornalista Felipe Alberto Patroni. O grupo "português" jurou fidelidade à Portugal, o outro grupo foi excluído (+)
Em 7 de setembro de 1822 é decretada a Independência do Brasil no sudeste. Cinco províncias ignoram D. Pedro e permanecem ligadas à Portugal: Grão-Pará, Maranhão, Bahia, Piauí e Ceará.
No Grão-Pará, a elite excluída resolveu apoiar a adesão à independência (+)
Foi quando D. Pedro, através de empréstimos ingleses, contratou um ex-militar britânico chamado Thomas Cochrane (que já tinha participado da independência do Chile) para forçar a adesão das "províncias rebeldes" (+)
Cochrane foi à Bahia e após uma série de embates, no qual se destacou uma mulher chamada Maria Quitéria (primeira mulher condecorada pelo imperador como militar), em 2 de julho de 1823 a Bahia aderia ao Império Brasileiro (+)
Ainda em julho, Cochrane chegou ao Maranhão e cercou as tropas locais, em 28 de julho a província seria anexada ao Império Brasileiro.
Cochrane ordenou ao seu imediato,John Pascoe Grenfell, fosse ao Grão-Pará negociar a rendição da última província ainda fiel à Portugal (+)
Grenfell chegou ao Grão-Pará, Felipe Patroni saíra de cena, agora o grupo rival à elite tradicional no poder era liderado pelo cônego João de Batista Campos.
Grenfell chegou apenas com um navio com munição precária e iniciou uma reunião com a junta de governo do Grão-Pará (+)
O mercenário inglês afirmou possuir uma esquadra de navios de guerra circundando Belém, caso a junta de governo não assinasse a adesão ao Império, bombardearia a cidade.
Acuada, a elite tradicional paraense assinou a adesão ao império em 15 de agosto de 1823 (+)
Quem governava o Grão-Pará descobriu posteriormente a fake news do Grenfell, não havia esquadra de navios nenhuma, o episódio ficou conhecido como o "golpe da esquadra".
O Pará aderia à independência mediante à coação do RJ e sem mudanças significativas (+)
O Brasil adotou a nomenclatura de "Império" por unir duas antigas colônias portuguesas: O Brasil e o Grão-Pará e Maranhão.
A ausência de mudanças sociais em várias regiões do império foi responsável por duas das mais violentas revoltas da história brasileira: Cabanagem e Balaiada
Cochrane está enterrado na Abadia de Westminster, em Londres, onde estão sepultados ícones da história inglesa, como Newton e Stephen Hawking. Reza a lenda que Sarney, quando presidente do Brasil, visitou o local e cuspiu no túmulo.
Abaixo a foto do túmulo
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to O Bola de Fogo e o calor tá de matar
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!