Santiago, Raull. 🤓 Profile picture
Aug 22, 2019 16 tweets 13 min read Read on X
Gente, é o seguinte, la vem #thread e é sobre o @rennan_penha, buscando uma reflexão conjunta sobre o porque a prisão dele é injusta e expõe ampla perseguição ao funk, com cunho racista e que mantem a histórica criminalização da favela e de qm é de la.
#LiberdadeDjRennanDaPenha
@rennan_penha Pois bem. Sabemos que está preso neste país um rapaz da favela, que é jovem, negro e do Funk, que dentro do CPX da Penha, onde o estado e as política públicas só chegam na base do tiro, resolveu construir algo diferente da violência que esperam de nós. #LiberdadeDjRennanDaPenha
@rennan_penha O @rennan_penha que chegou a tocar noites inteiras p/ ganhar "uma ajuda de custo", 50 ou 100 reais, alguns poucos anos depois se tornaria um nome nacional e figura pública amplamente seguida nas redes sociais e requerido nas casas de show de todo país.

#LiberdadeDjRennanDaPenha
@rennan_penha Ele, @rennan_penha está preso, sendo acusado de ser olheiro, informante e outras funções dentro da hierarquia do tráfico de drogas na favela onde é cria. Algo totalmente absurdo, diante da agenda recheada do DJ à nível nacional.

#LiberdadeDjRennanDaPenha
@rennan_penha É URGENTE que o @STF_oficial considere o pedido de Habeas Corpus para o @rennan_penha e na sequência, declare sua inocência em todas essas acusações, como já aconteceu em primeira instância onde eu mesmo estive depondo diante do juri, a favor do Rennan.
#LiberdadeDjRennanDaPenha
@rennan_penha @STF_oficial Vale lembrar que uma reportagem passada em rede nacional em um grande veículo de comunicação, trouxeram imagens que diante de uma sociedade racista, preconceituosa, desigual e cega por escolha, construiriam no Rennan a imagem da qual o acusam...
#LiberdadeDjRennanDaPenha
@rennan_penha @STF_oficial ... Falo de imagens onde se diz que o mesmo estava apertando a mão de pessoas com armas na favela e a partir disso, tentou construir nele a imagem de envolvimento com algum tipo de ilegalidade. Pois bem...

#LiberdadeDjRennanDaPenha
@rennan_penha @STF_oficial ... Eu vivo na favela, sou ativista, produtor cultural, cinegrafista e, TODA VEZ que eu preciso fechar uma rua, abrir uma câmera ou puxar um evento, terei que falar com todas as pessoas lícitas ou ilícitas que tem poder dentro daquele território. É assim e ponto.
@rennan_penha @STF_oficial Não apenas eu, mas todas e todos que realizam trabalhos públicos na favela, precisam, minimamente, informar a todas as instâncias de poder daquele lugar. Não é culpa minha, nem do @rennan_penha, mas da sociedade que não garante direitos, mas adora cobrar, mais que isso...
@rennan_penha @STF_oficial ... Não apenas o @rennan_penha ou eu, que somos cria de favela. Mas NOVELAS, FILMES, CLIPES E MUITA COISA ENVOLVENDO PESSOAS MUITO FAMOSAS tiveram que fazer o mesmo processo. Ou seja, a hipocrisia e a estrutura racista que direcionou porque um foi preso e outres não.
@rennan_penha @STF_oficial Andando com o @rennan_penha pela favela, a quantidade de pessoas que param para falar com ele, que o admiram, principalmente crianças e jovens, é por si só, na prática, a real leitura do que é inspiração, construção de perspectiva, vendo alguém da gente crescer... mas...
@rennan_penha @STF_oficial ... Este é o Brasil. Um país marcado pelo racismo estrutural, pela desigualdade gritante e crescente, pelo descaso e criminalização com as populações de favelas e periferias. O país que assassinou #MarielleFranco e prente @rennan_penha, Rafael Braga e tantas outras de nós...
@rennan_penha @STF_oficial Eu REALMENTE espero que haja o mínimo de decência com esse caso, vindos pela parte do @STF_oficial, pelo absurdo que é manter preso alguém que estava numa ascensão poderosa, levando em sua imagem, voz e ações, a favela onde vive e toda uma geração de jovens da nossa realidade.
@rennan_penha @STF_oficial Observem, @STF_oficial. O @rennan_penha empregava algumas dezenas de pessoas que sobreviviam de seus shows. Ele estava sempre online, rodando o RJ e o Brasil. Sua rotina é incabível com as acusações que ele tem sobre si. Isso é racismo, criminalização do funk e da favela!
@rennan_penha @STF_oficial E não só o @STF_oficial precisa ter o mínimo de decência neste caso, mas também a sociedade, principalmente a não moradora de favelas, que aceita fácil a dúvida sobre nossa índole, quando vê um preto, da favela, do funk, fazendo fama e grana, sem abandonar sua raiz e realidade.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Santiago, Raull. 🤓

Santiago, Raull. 🤓 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @raullsantiago

Apr 22, 2021
🧶 TERROR E DESTRUIÇÃO DURANTE OPERAÇÃO DA POLÍCIA NO COMPLEXO DO ALEMÃO!

Venham comigo nesse fio, para minimamente ter uma noção (mínima) do que acontece numa operação, a partir da ótica de moradores e moradoras, já que nem sempre dá para se registrar fatos em meio a tiros (+)
Antes, devemos lembrar que estamos numa pandemia onde o estado se faz ausente nas questões humanitárias, mas presente em continuar e manter violências.

Pior, existe à #ADPF635 do @STF_oficial que indica a não realização de operações na pandemia, nem o uso de 🚁, mas.... (+)
Porém, hoje tanto o Complexo do Alemão, como o Complexo da Maré acordaram com esse som e imagens sobre as suas cabeças.

E vai piorando ao longo do fio.
O primeiro choque é acordar 6h da manhã com voos e tiros que vão se espalhando na favela.

(vídeo no complexo da Maré)

(+)
Read 7 tweets
Feb 27, 2021
EI, vamos de fio sobre o que vou chamar de “Fakes Fardas Covardes”, para não dizer que é sobre a polícia 🤫 e depois ser atacado e ameaçado.

Ah, o fio é sobre esse vídeo aqui, da agressão sofrida pelo Salvador da Rima, sua companheira e amizades, em São Paulo.

VEM DE FIO 🧶👇🏽
A “coragem” de bater em bando e a covardia de serem mostrados como a monstruosidade covarde que são.

Vejamos... para além da situação com o #salvadordarima, que já mostra o caos, desespero e agressão como regra da atuação da polícia, tem outros fatos bem importantes ali.
FIO👇🏽
rapaz de boné vermelho: repare que o mesmo sofre várias agressões de um fake farda covarde DESESPERADO tentando pegar o celular dele que filmava as agressões ao Salvador da Rima.

E tem mais 👇🏽
Read 8 tweets
Feb 17, 2021
um FIO sobre gente canalha, covarde e asquerosa, como o Daniel Silveira e esses criminosos que o seguem.

Vejam bem neste FIO o tipo de gente nojenta e de pensamento sujo, arcaico, que querem ocupar os espaços de poder e decisão sobre o Brasil. Abomináveis!!

Vídeo: @g1rio. 👇🏽
A IMAGEM DESSA E DESSES CRIMINOSOS diz muito sobre o Brasil que o asqueroso do Daniel Silveira quer construir. Totalmente anti-democrático, violento, mergulhado no mais vil que uma sociedade pode ser.

VEJAM VOCÊS A “CORAGEM” DESSE TIPO DE GENTE COVARDE E SUJA 👇🏽👇🏽
Estão agredindo em grupo um único homem, este que tem uma perna imobilizada e está usando muletas para se deslocar.

1) o primeiro criminoso da um mata leão no rapaz.
2) o outro criminoso pega sua placa de homenagem a #MarielleFranco.

E piora 👇🏽
Read 5 tweets
May 30, 2020
Quantos corpos sem vida tu já viu ao vivo? Quantas pessoas sendo mortas tu já viu ao vivo? Quantos gritos de dor assustadores de outras pessoas a sua mente tem armazenada? Quantos corpos tu carregou favela a baixo? Quantas vezes limpou sangue na sua porta? Eu, muitas!
Quantas vezes você sem estar fazendo nada de ilegal, se arrepiou e entrou em alerta máximo ao passar pela polícia? Nós, todo dia. Quantas vezes você literalmente achou que ia morrer aquele dia? Pois é, aqui nos becos e vielas da favela acontece muitas vezes...
Quantas vezes tu nem dormiu, literalmente em oração e alerta, torcendo para que sua casa não seja atingida por um tiro, em meio a escuridão consequente do transformador de energia que já foi atingido. Agarrado com suas crianças deitados no chão da casa? Pois é. Aqui é toda hora.
Read 5 tweets
May 19, 2020
The world needs to know what is happening in Rio de Janeiro. The state of Rio de Janeiro, governed by the @wilsonwitzel, is using pandemic isolation as a strategy for violent police actions. (+)
Last weekend, in the suburb of Complexo do Alemão, 15 people were murdered by the police. It was a day of great terror in the midst of a pandemic. It is desperate what is happening. (+) #help
The world health organization says that to beat the coronavirus, we need to do social isolation. But police have been carrying out violent operations in the slums and putting us at risk of violent death. #covid19 | 📷 @brunoitancpx (+)
Read 7 tweets
May 19, 2020
Vocês estão acompanhando o caso #procurasejoaopedro né? Jovem negro, 14 anos, alvejado pela polícia dentro de casa em São Gonçalo e desaparecido desde então, levado por quem o alvejou.

Esse doloroso fato nos aponta questões graves sobre as ações da polícia nas favelas do RJ (+)
Seu primo postou um pedido de ajuda, querendo encontrar o João Pedro que estava em casa e foi alvejado pela polícia durante um confronto entre polícia e tráfico na Praia da Luz, em São Gonçalo. E é sobre esse #EMCASA que eu quero me aprofundar, pois é grave demais essa fato (+)
A postagem desesperada do primo aponta que durante a operação e confronto, traficantes pularam na casa onde estava o #procurasejoaopedro. E sem o mínimo cuidado, a polícia abriu fogo, alvejando-o e depois tirando-o de lá. E ele segue DESAPARECIDO.

(+)
Read 14 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(