, 39 tweets, 6 min read Read on Twitter
Dúvida que chega a cada giro da rodada - COMO DIABOS funcionam os campeonatos dos países vizinhos? Alguns são simples; outros deixariam a FFERJ com inveja. Mas as dúvidas acabam aqui: neste fio, a explicação de todas as fórmulas das primeiras divisões da Sudamérica.
Antes, o básico: um número surpreendente de países utilizam um sistema de PROMEDIOS no rebaixamento, que causa bastante confusão. Trata-se da média de pontos obtidos por jogo em um período específico, geralmente os últimos 2 ou 3 anos. Divide-se o total de pontos pelo de jogos.
Dúvida frequente:

Time que acabou de subir entra no promedio? Sim. Ele tem menos pontos, mas também menos jogos. A diferença é que cada jogo individual causa uma variação maior na média do que alguém que tem mais partidas para diluir o impacto de uma derrota/vitória no período.
E se um time jogou o campeonato em 2017, caiu, jogou a B em 2018, e está de volta à A em 2019, como funciona o promedio para ele? Nesse caso, recomeça do zero. A campanha de 2017 não entra na conta, ou seria um fardo pesado demais para os times ioiô.
Resolvida a mais elementar dúvida universal sobre os campeonatos vizinhos, vamos aos formulismos de cada país, para além do rebaixamento.
🇦🇷 Superliga Argentina

O campeonato é simples: 24 times, pontos corridos, mas em turno único. Único país do continente que segue o calendário europeu, em 2019/20 a Argentina terá 23 rodadas e 3 rebaixamentos (pelo promedio dos últimos 3 anos).
🇦🇷 Tem 6 vagas na Libertadores (campeão de Copa Argentina + campeão de Copa da Superliga + 4 melhores do campeonato) e 6 na Sula (vice da Copa da Superliga + 5 melhores do campeonato fora da Libertadores).
🇦🇷
Copa da Superliga: disputada logo após o fim do campeonato, apenas por times da 1ª divisão.

Copa Argentina: disputada ao longo do ano-calendário, aberta a todas as divisões.

Existe ainda a Supercopa, entre o vencedor do campeonato e da Copa Argentina.
🇧🇴 Primera División Profesional

14 times disputam dois campeonatos por ano. Apertura e Clausura são títulos independentes e é possível ser bicampeão no mesmo ano. Fórmula simples: cada campeonato é um torneio inteiro de pontos corridos em dois turnos (26 rodadas cada).
🇧🇴 Tem 4 vagas na Libertadores (campeões de Apertura/Clausura direto aos grupos + 2 melhores no geral na pré) e 4 na Sula (os 4 melhores abaixo desses 4).
🇧🇴 O rebaixamento não é por média, mas pela somatória do ano inteiro: após os 52 jogos de Apertura+Clausura, o último geral cai direto. O penúltimo joga uma repescagem com o vice da B.
🇨🇱 Campeonato Nacional

Fórmula simples: 16 times, pontos corridos, dois turnos (30 jogos).

4 vagas na Libertadores (2 campeão e vice nos grupos, 3º colocado + campeão da Copa Chile, aberta a todas as divisões, na pré) e 4 na Sula (os 4 imediatamente abaixo).
🇨🇱 Os 2 últimos colocados são rebaixados diretamente para a B.
🇨🇴 Categoría Primera A

Dois campeões por ano: Apertura e Finalización. São 20 times, que disputam 20 rodadas na 1ª fase (um turno + uma rodada extra de clássicos), os 8 melhores passam para dois quadrangulares semifinais e o vencedor de cada uma dessas chaves vai à final.
🇨🇴 Isso faz com que este seja, potencialmente, o campeonato mais longo do continente: um time que dispute as duas finais terá jogado 56 partidas só no Campeonato Colombiano 2019.
🇨🇴 Tem 4 vagas na Libertadores (campeões de Apertura e Finalización vão direto aos grupos + na pré: melhor time na soma dos 40 jogos além deles + campeão da Copa Colombia, aberta a todas as divisões) e 4 na Sula (os melhores na soma que não tenham ido pra Libertadores).
🇨🇴 Rebaixamento: dois piores times na média dos últimos 3 anos (6 campeonatos) caem diretamente.
🇨🇴 Existe ainda uma Superliga de Colombia, que funciona como uma “supercopa” entre os vencedores de Apertura e Finalización, disputada no início do ano seguinte. Mas é só isso mesmo: uma supercopa - NÃO É a final do Campeonato Colombiano, que tem dois vencedores por ano.
🇪🇨 LigaPro

16 times e pontos corridos (30 rodadas), mas o campeonato NÃO ACABA AÍ. Isso é só a primeira fase. Depois, os 8 melhores passam para mata-matas em cruzamento olímpico (1º x 8º, 2º x 7º), e assim vão até a grande final.
🇪🇨 4 vagas na Libertadores: campeão e vice vão direto aos grupos, os 2 melhores além deles (na campanha geral) vão à pré. Os 3 times imediatamente abaixo vão à Sula, junto com o campeão (ou melhor campanha fora da Libertadores) da Copa Ecuador, aberta a todas as divisões.
🇪🇨 Rebaixamento: os dois piores ao fim das 30 rodadas caem direto.
🇵🇾 Copa de Primera

Dois campeões por ano: 12 times jogam dois campeonatos diferentes, cada um com turno e returno, totalizando 22 rodadas cada - Apertura e Clausura.
🇵🇾 4 vagas na Libertadores: os 2 campeões direto aos grupos, e os 2 melhores abaixo deles na somatória dos dois (44 rodadas) vão à pré. Já os 3 times imediatamente seguintes vão à Sula. 4ª vaga na Sula é do campeão da Copa Paraguay, aberta a todas as divisões.
🇵🇾 Rebaixamento: pela média dos últimos 3 anos (6 campeonatos). Os 2 últimos caem direto.
🇵🇪 Liga 1

18 times disputam o campeonato mais complexo do continente. Dois turnos de 17 jogos cada. Após isso, há QUATRO CENÁRIOS, classificando 4 times, 3 times, 2 times ou proclamando um campeão automático.
🇵🇪
Cenário com 1 time: mesmo time vence Apertura e Clausura = campeão automático.

Cenário com 2 times: campeões de Apertura e Clausura são times diferentes e também são os 2 melhores no geral das 34 rodadas = não há semifinal. Fazem direto a final entre si.
🇵🇪
Cenário com 3 times: um time vence Apertura ou Clausura e está entre os 2 melhores = vai à final e há apenas uma semi, entre os outros dois.
🇵🇪
Cenário com 4 times: campeões de Apertura e Clausura são times diferentes e outros 2 times diferentes são os melhores no geral. Aí, sim, há semifinais completas com esses 4 times.
🇵🇪 País tem 4 vagas na Libertadores (2 diretas aos finalistas do campeonato, 2 na pré para o 3º e 4º colocados no geral) e 4 na Sula (3 para os 3 abaixo deles no campeonato + vencedor da Copa Bicentenario, aberta a todas as divisões).
🇵🇪 Rebaixamento: os 2 piores times no geral ao fim das 34 rodadas.
🇵🇪 A “copa nacional” do Peru, equivalente à Copa do Brasil, é a Copa Bicentenario. Não confundir com a Copa Perú, um gigantesco torneio amador paralelo entre as equipes sem divisão do país, que dá ao seu campeão uma vaga direta na 1ª divisão (sim).
🇺🇾 Campeonato Uruguayo

16 times disputam um campeonato de dois turnos de 15 jogos cada (Apertura e Clausura) e um torneio curto entre eles (Torneo Intermedio, 7 jogos) e, ao final das 37 rodadas se definem quais serão os mata-matas pelo título.
🇺🇾 Tabela básica da definição do título é: o líder da Tabela Anual (que soma os 37 jogos de Apertura, Clausura e Intermedio) já está na final, e aguarda o classificado de uma semifinal entre vencedores de Apertura e de Clausura.
🇺🇾 Mas, como o campeão de Apertura ou Clausura geralmente já é o líder da Anual, fica assim: há a semifinal normalmente e, se o vencedor do jogo for o time que lidera a Anual, já é campeão, pois não pode “se enfrentar”. Se ele perder, o confronto se repete, agora pela final.
🇺🇾 O Intermedio não leva às finais do campeonato. Só conta para a Anual, mas fora isso funciona como um torneio à parte, que leva seu vencedor à Sul-Americana e à Supercopa Uruguaia.
🇺🇾 4 vagas na Libertadores: campeão e vice direto aos grupos, e os 2 melhores além deles na Anual na pré. Para a Sula, vão os 3 melhores abaixo desses times na Anual.

Rebaixamento: os 3 piores pela média de pontos nos últimos 2 anos.
🇻🇪 20 times disputam 2 turnos iguais: 19 rodadas, passam os 8 melhores para os mata-matas em cruzamento olímpico, e o vencedor de cada turno joga a finalíssima. Se um mesmo time vencer ambos, é campeão automático.
🇻🇪 Libertadores: 4 vagas - finalistas do campeonato direto nos grupos, e os 2 melhores abaixo deles na pré. Sula: vice-campeões de cada turno + melhor time na soma dos 38 jogos sem vaga + campeão da Copa Venezuela, aberta a todas as divisões.
🇻🇪 Rebaixamento: os 2 piores times no geral dos 38 jogos caem diretamente (em 2019, o Anzoátegui desistiu da competição com ela em andamento e já é um dos rebaixados).
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Impedimento
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!