, 20 tweets, 6 min read Read on Twitter
Quando eu dava aula de Matemática, sempre me perguntavam “MAS QUANDO EU VOU USAR ISSO NA MINHA VIDA?”

Pois bem, fiz essa thread pra mostrar que, quando você usa a criatividade, você consegue solucionar problemas usando qualquer conhecimento.
Como alguns devem saber, eu criei um jogo de videogame, chamado A Lenda do Herói. Esse jogo começou como uma série de vídeos pro YouTube, ou seja, antes não era um jogo. Era tudo animação em vídeo, e a gente fazia isso no After Effects.
No After Effects a gente fazia tudo: a movimentação do Herói (o personagem principal), os inimigos, tudo. Como o jogo é no estilo plataforma 2D (como a maioria dos clássicos 8 e 16 bits), boa parte da movimentação do Herói era baseada em andar, atacar e PULAR.
Bem, este último (PULAR) sempre foi uma pedra no sapato na hora de animar, pois o After não lida de forma muito amigável com trajetos em forma de parábola (lembram das aulas de Física?). Sempre que a gente animava o movimento de pulo, ou demorava muito pra fazer ou ficava falso.
Eu queria fazer esse movimento ficar natural e sem que desse muito trabalho. Aí pensei: bem, o que são parábolas? São curvas que estão relacionadas a equações do 2º grau. Se eu conseguir achar a equação que determina o pulo do Herói, eu posso aplicá-la no After Effects.
O próximo passo então foi pegar o papel e lápis e determinar uma fórmula matemática para a parábola que começasse no ponto inicial do pulo e terminasse no ponto final do pulo. Chamei esses dois pontos de A e B, sendo que o A tem coordenadas (x0,y0) e o B tem coordenadas (xf,yf).
Assim como com 2 pontos temos uma única reta que passa por eles, com 3 pontos temos uma única parábola que passa por eles. Mas como só temos 2 pontos, temos várias possibilidades de parábola (o que não é um problema, pois o Herói pode dar um pulo mais baixo, outro mais alto…)
A equação da parábola, pra quem não lembra, é da forma y = ax² + bx + c, onde a, b e c são as variáveis que vão determinar o formato da parábola.
Minha estratégia foi então deixar uma variável fixada (vou chamá-la agora de G, em alusão à gravidade) e forçar as outras duas variáveis (b e c) para passarem nos pontos inicial e final do pulo (A e B).
Como fazer isso? Basta criar um sistema de 2 equações, em que a parábola precisa respeitar as condições:

1) em x0, ela tem que passar em y0
2) em xf, ela tem que passar em yf

Isso força a parábola a passar nos pontos A e B. Temos duas equações para duas variáveis, b e c.
Resolvendo o sistema, achamos os valores de b e c, e, portanto, conseguimos montar essa equação bonitinha que tá aí embaixo (não se assustem! É só multiplicação, divisão e jogar os termos de um lado pro outro na equação).
Achada a fórmula, agora é colocar no After Effects. Como fazer isso? O After usa “expressões”, que é basicamente o uso de programação para automatizar algumas coisas na animação. Nesse caso, automatizaremos a posição do Herói no pulo jogando a equação da parábola no código.
Usando JavaScript (aqui eu tenho que agradecer aos 5 períodos da faculdade de Ciência da Computação que fiz antes de mudar pra Matemática), eu escrevi o seguinte código e apliquei a expressão no After Effects:
Agora vai só uma tecnicalidade off-topic, pois é mais sobre o software em si do que sobre a matemática: ao aplicar o código, ele passa a valer para qualquer tempo na timeline, ou seja, antes e depois do pulo também continuaria valendo. Como driblar isso sem criar uma nova layer?
Usando marcadores numa nova camada que controla os tempos inicial e final do pulo, eu limitei que a expressão só valesse entre esses dois marcadores. É isso que basicamente faz a parte inicial do código.
Pois bem, aplicando a expressão no After Effects, é só eu escolher o valor de G (que eu controlo através da propriedade Gravity (usando Sliders), que cada salto fica da altura que eu quiser.
Aí é só eu mudar o valor do Gravity para cada salto ao longo do tempo (as curvas amarelas são as parábolas geradas pelo código).

Por exemplo, se eu aumentar o valor, o salto fica mais alto (como aparece nas imagens)
O resultado final vocês podem ver aí embaixo (ou o vídeo inteiro no link):
O que eu quis mostrar nessa thread, amiguinhos?
Que você pode, sim, usar seus conhecimentos, combiná-los e dar um jeito de aplicar, mesmo que num primeiro momento não pareça ter a ver.
Eu misturei matemática, computação, música, comédia e games (5 coisas que eu amo) e o resultado tá aí.
Nunca duvidem das habilidades de vocês. 😉❤️
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Marcos Castro
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!