, 12 tweets, 3 min read Read on Twitter
Escola Sem Partido volta a assombrar BH!

leia o artigo ou siga o fio

otempo.com.br/mobile/politic…
Uma menina de 9 anos era estuprada havia um ano pelo avô, mas, inocente, não sabia o nome da violência que vivia ou mesmo que poderia pedir ajuda à família. Foi após assistir uma palestra sobre abuso sexual na escola que a criança denunciou os abusos, e o avô foi preso.
Caso essa escola, no interior de Goiás, estivesse sob as regras do Escola sem Partido, a palestra que salvou essa menina do avô abusador seria proibida. E mais: professoras e diretora poderiam ser responsabilizadas por abordarem tal tema em sala.
Muito mais do que um projeto de lei, o Escola sem Partido é um movimento nacional dedicado a criar e a potencializar figuras políticas, mobilizando preconceitos e medos. Investem muito dinheiro para propagar a maior fake news de todos os tempos: a chamada “ideologia de gênero"
O debate sobre gênero e sexualidade nas escolas não é ideologia, é acesso à cidadania, é estratégia de proteção para crianças vítimas de abuso sexual, é a possibilidade de interrupção do ciclo de violências que as crianças e os jovens LGBTs vivem.
Em seu projeto de poder, os ideólogos do Escola sem Partido não se preocupam com as crianças que deixarão pelo caminho. Atuam para criminalizar professoras e colocar as famílias em confronto com as docentes. Talvez esteja aí um dos motivoe de seu retumbante fracasso Brasil afora
As professoras são figuras que residem no imaginário afetivo. Ainda que montados na grana e no ódio, eles não conseguem fazer a população vê-las como inimigas das famílias. Isso porque a vida da comunidade escolar se dá no cotidiano, e não por intermédio das redes ou de políticos
É na conversa no portão do colégio, nos casos que a criança leva pra casa, nas festas comunitárias, nas feirinhas de ciências, nas excursões, no lanche servido pela cantineira, na troca de informações entre mães e pais que se conhecem, nas reuniões com as diretoras (...)
(...) nos encontros entre professoras, nas palavras dedicadas a cada estudante, no dia a dia que os vínculos entre família, escola e comunidade se criam e se fortalecem. Difícil competir com tanta verdade, com tanta experiência real.
Não me surpreende que não saibam disso. A maioria dos vereadores que assinam o Projeto de Lei Escola sem Partido e a Proposta de Emenda à Lei Orgânica nº 6, que podem ser votadas em outubro, demonstra profundo desconhecimento da realidade e problemas das escolas de BH.
Desconhecem até como se constroem as várias instâncias que regem uma instituição de ensino, como a Lei de Diretrizes e Bases, a Base Nacional Comum Curricular e o Plano Municipal de Educação. Por fim, ignoram a própria inconstitucionalidade do projeto.
Seguiremos firmes contra esse retrocesso em BH. Pela educação, pelas professoras e pelas crianças, como a menina de Goiás, que têm direito à informação, à cidadania, ao respeito em sua diversidade, à proteção e a de ser educadas pela família, pela escola e por toda a sociedade.
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Cida Falabella
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!