, 19 tweets, 6 min read Read on Twitter
É golpe de Estado ou não a tentativa do presidente do Peru de dissolver o Congresso? O movimento está previsto na Constituição, mas é uma pergunta difícil de resolver por uma série de motivos.

Vou tentar explicar brevemente o que está ocorrendo por lá no fio. Segue.
Antes de chegar nas notícias de hoje, precisamos contar o que trouxe a política peruana até aqui. Vizcarra assumiu o poder após a renúncia de Pedro Pablo Kuczysnki, o PPK, em março de 2018, pouco antes da votação de um pedido de impeachment contra ele.

g1.globo.com/mundo/noticia/…
Para não ficar longo demais, não vou dar detalhes sobre a renúncia de Kuczynski. Basta dizer que tem relação com a Lava Jato e a Odebrecht. O que importa para hoje é que, enquanto presidente, PPK foi derrotado em uma moção de confiança.

istoe.com.br/kuczynski-perd…
Por que isso é relevante? Os artigos 133 e 134 da Constituição peruana dão ao presidente do país poder para dissolver o Congresso se duas moções de confiança forem derrotadas pelo Legislativo.

www4.congreso.gob.pe/ntley/Imagenes…
Como fazia parte do governo de PPK, Vizcarra já havia sido derrotado na moção de confiança citada acima. E, desde que assumiu o poder, ele viu no mecanismo uma forma de pressionar o Congresso a aprovar projetos de seu interesse e o usou duas vezes.

noticias.uol.com.br/ultimas-notici…
O timing também chama a atenção. Vizcarra apresentou a terceira moção de confiança um dia depois da Comissão de Constituição do Congresso ter mandado arquivar um projeto de lei do governo que tinha como objetivo antecipar as eleições no país para 2020.

peru21.pe/politica/marti…
A moção veio acompanhada de um alerta. Se o Congresso votasse antes a escolha dos novos integrantes do TC, Vizcarra consideraria a moção de confiança apresentada como negada, o que daria a ele motivo para convocar novas eleições.

Dito e feito.

elcomercio.pe/politica/gobie…
Agora, os peruanos entrarão em um processo similar ao que passamos no Brasil. A oposição já diz que é golpe. O presidente rebate e afirma que seguiu a Constituição.

A única certeza que consigo ter agora é que o caso vai parar nos tribunais.

elconfidencial.com/ultima-hora-en…
O primeiro movimento de reação da oposição já está em andamento. Os integrantes do Força Popular, partido dos Fujimoris, debatem no Congresso um possível impeachment de Vizcarra.

elcomercio.pe/politica/congr…
Os peruanos tomaram as ruas em várias cidades do país em manifestações de apoio ao presidente Martín Vizcarra.

Enquanto o Congresso peruano debate o possível afastamento de Vizcarra do poder, o presidente nomeia um novo primeiro-ministro.

O Congresso do Peru acaba de aprovar, com 86 votos, a incapacidade temporária do presidente Martín Vizcarra. Eram necessários 66. Medida, em tese, o afasta do poder.

Antes, o presidente havia determinado a dissolução do Congresso, que o respondeu.

Em tese, quem assume o poder agora é a vice-presidente Mercedes Aráoz.

Mercedes Aráoz já está fazendo um discurso de posse como nova presidente do Peru. Ela afirma que a dissolução do Congresso foi inconstitucional. A suspensão de Vizcarra duraria um ano.
No próximo dia 4 de outubro, o Congresso do Peru vai começar a votar o afastamento definitivo de Martín Vizcarra do poder. Ele poderá se defender nesta sessão. Uma comissão parlamentar vai ao Palácio de Governo informá-lo da posse de Mercedes Aráoz.
Enquanto Mercedes Aráoz tomava posse como presidente interina do Peru no Congresso, o governo de Martín Vizcarra publicava uma edição extraordinária do Diário Oficial para convocar novas eleições legislativas em 26 de janeiro de 2020.

Vou encerrar a thread por hora (eu estava de folga, rs), mas a crise está longe de acabar. Podemos acordar com o Congresso inteiro preso por conspirar contra Vizcarra, que tem apoio popular, ou ele pode decidir renunciar.

Obrigado aos que leram e indicaram este escriba.
Fiz uma segunda thread com a sequência dos eventos. Achei melhor separá-la.

Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to Lucas de Vitta
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!