, 23 tweets, 4 min read
Um fio sobre Esther Duflo, Banerjee, o Nobel de economia e o trabalho deles sobre microcredito. Não é a primeira vez que vejo gente dizendo que Duflo et al "provam" que microcredito não funciona como combate à pobreza. (1/n)
Nos seus trabalhos, parte resumido no livro Poor Economics (altamente recomendado), Duflo et al fazem experimentos controlados com grupos que recebem microcredito e grupos que não recebem quase todos via empresas privadas). Os resultados são claros. (2/n).
Não há diferença se uma família tem ou não acesso à microcrédito. Pobres estavam. Pobres continuam. Evidência clara que microcrédito não funciona, certo? Não! Os estudos deles são para empresas provedoras de microcrédito na qual a gestão de risco é via consórcio (3/n).
Ou seja, a empresa provê crédito de X para cada pessoa de um grupo. Se alguém não pagar, todos os outros devem arcar com o prejuízo gerado pelo caloteiro. A ideia parece interessante à primeira vista. A pressão social vai fazer com que ninguém dê calote. (4/n)
Mas isso cria um problema. Nenhuma ideia arriscada passa a ser financiada. Afinal, se os outros participantes do grupo de consórcio arcam com o prejuízo, eles vão pressionar os membros do grupo a somente tomarem empréstimo se realmente forem pagar de volta. (5/n)
Aí todo o benefício do microcrédito cai por terra abaixo. Afinal, o microcrédito ajudaria a combater a pobreza por permitir que microempreendedores pudessem ter acesso a capital para começarem seus pequenos negócios. Mesmo que poucos crescessem, haveria efeito multiplicador (6/n)
Sem esse efeito multiplicador, microcrédito não funciona para aliviar pobreza. Soma-se a isso o fato de que as taxas de juros eram, na maior parte, bem altas, e pronto. Famílias endividadas para atividades de baixo risco, já que os vizinhos seriam co-signatários. (7/n)
Duflo et al mostram que ESSE DESENHO de consórcio para microcrédito não funciona. E eu concordo. Mas isso não significa que microcrédito não possa ter GRANDE impacto para reduzir a pobreza. Só precisa de um desenho melhor. Mas a principal barreira tem que ser superada (8/n)
Essa barreira é o custo de transação, principalmente o de monitoramento. Pobres (e pequenas empresas) normalmente não tem acesso a crédito pq é caro, para qualquer instituição financeira, separar quem é bom pagador de quem é mau pagador. (9/n)
Esse custo de transação é ainda mais importante em microempréstimos de 20 ou 30 (ou mesmo 500) reais (ou valores pequenos em rúpia etc). Se é caro saber se a pessoa é mau pagadora, a inst financeira só empresta com juros exorbitantes e para quem tem baixo risco. (10/n)
Em economia, chamamos isso de seleção adversa. Microcrédito deveria fomentar atividades de razoável risco (empreendedorismo) de pessoas pobres. Mas o trabalho dos Nobel mostra que DADO O DESENHO INSTITUCIONAL QUE ELES ESTUDAM, há seleção adversa. (11/n)
Ou seja, o problema não é que microcrédito não ajuda a combater a pobreza. É que microcrédito no qual a forma de reduzir o custo de monitoramento das instituições financeiras é criar grupos e fazer com que uma pessoa monitore a outra não dá certo. (12/n)
Os próprios participantes barram empreendedores vizinhos que querem abrir um negócio! Afinal, se o negócio der errado, os participantes tem que arcam também com o prejuízo. Somente famílias que tem capacidade grande de pagar o empréstimo acabam tendo acesso a crédito. (13/n)
Seleção adversa na veia! Mas há como mudar isso. Hoje, com big data, tem várias empresas (wechat e alipay na China) que conseguem criar escores de crédito de todos os tipos de pessoas, mesmo os mais pobres. Boa empreendedors vai ser mais responsável. Empresta-se para ela (14/n)
Mais importante, dá pra emprestar para empreendedores sem criar esse consórcio que gera seleção adversa. Nesse caso, microcrédito teria efeito gigantesco sobre a pobreza. Duflo et al não analisam esse caso, inclusive pq não desenharam pesquisa para isso. O que está certo! (15/n)
O objetivo deles não era determinar se microcrédito de forma geral não leva a redução de pobreza, mas sim se as empresas de microcrédito existentes NAQUELE contexto tinham efeito benéfico sobre os mais pobres. Não tinham. Tudo bem. (16/n)
Ou seja, o trabalho dele serve para reavaliar TODO o desenho institucional (em inglês, market microstructure) de microcrédito, para chegarmos num modelo melhor. Eles NÃO fazem uma crítica GERAL sobre microcrédito. Nem tem como fazer, dada a metodologia que usam (RCTs). (17/n)
É só olhar o Brasil para entender como desenho institucional importa. Colocamos o cadastro positivo pra jogo. A ideia é melhorar o funcionamento do sistema financeiro (se vai acontecer, são outros 500). (18/n)
Dizer que Duflo et al mostram que microcrédito não funciona é a mesma coisa que dizer que o sistema brasileiro não funciona. Não faz sentido. Não funciona PQ o desenho é ruim! Melhore-se o desenho. Dá para fazer. Regulação financeira tá aí para isso. (19/n)
Em suma, os novos Nobeis de Economia (Duflo et al) mostram que o desenho atual do mercado de microcrédito está longe do ideal. Não quer dizer que microcrédito não possam ser MUITO útil no combate a pobreza, só que o desenho institucional precisa melhorar. (20/20) Fim.
PS: somos brasileiros. Sabemos que consórcios são uma porcaria, um péssimo investimento financeiro. Quem se dá bem é quem arrecada taxa de adm. Não deveria nos surpreender que microcrédito com desenho parecido (só parecido) com consórcio diminui a eficácia de medidas de crédito.
(2/n editado).Nos seus trabalhos, parte resumido no livro Poor Economics (altamente recomendado), Duflo et al fazem experimentos controlados com grupos que recebem microcredito e grupos que não recebem (quase todos via empresas privadas). Os resultados são claros.
PS2: Só pra deixar claro, o trabalho deles sobre microcrédito é uma pequena parte do portfolio de pesquisas que levaram ao Nobel! Não quero de maneira alguma passar a ideia de que ganharam o Nobel somente pelo trabalho deles em microcrédito.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Rodrigo Zeidan

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!