, 11 tweets, 4 min read
My Authors
Read all threads
O Brasil teve um papel para Evo Morales poder sair da Bolívia. O secretário @m_ebrard classificou todo o processo para a viagem como um “périplo por diferentes espaços e decisões políticas”. Tentarei resumir abaixo:
@m_ebrard Para chegar à Bolívia, o avião mexicano parou no Peru. Lá, ficou à espera de autorização para pousar no país de Evo Morales, o que foi difícil porque, segundo o secretário, devido à situação, não está claro quem toma as decisões. No fim do dia a autorização foi conseguida (segue)
@m_ebrard Quando a aeronave chegou ao espaço aéreo da Bolívia, disseram que a autorização já não era a válida. O avião retornou a Lima. Lá, foram horas até conseguir permissão, dada pelo comando da Força Aérea, o que, segundo o secretário, mostra quem tem o poder agora na Bolívia (segue)
@m_ebrard Evo esperava no aeroporto. Para ir da Bolívia ao México, a rota previa abastecer em Lima e depois sobrevoar águas internacionais até o México. Mas quase na hora de partir, o chanceler do Peru informou que, por razões políticas, a autorização para a escala foi suspensa (segue)
@m_ebrard Esse período foi muito tenso e o pior momento, segundo o secretário. Havia seguidores do Evo no entorno do aeroporto e, no interior, integrantes das Forças Armadas da Bolívia. Até conseguir um plano b, poderia ter acontecido alguma coisa. Evo já estava dentro do avião.
@m_ebrard O secretário falou com o chanceler do Paraguai, que disse que não haveria inconvenientes para abastecer no país. Mas autorizações assim não são imediatas. Quando conseguiram, tiveram que dialogar de novo com a Força Aérea da Bolívia (segue)
@m_ebrard Também tiveram que voltar a falar com o Peru, que permitiu o voo em seu espaço aéreo, e com o Equador, que autorizou escala para abastecer. Mas a Bolívia não voltou a permitir voo em seu espaço aéreo (necessário para ir de Assunção a Lima). Daí entra o papel do Brasil (segue)
@m_ebrard “Amavelmente” o embaixador do Brasil em La Paz disse q ajudaria (tb falaram c/ o embaix. do México no Brasil). “Na madrugada conseguiram, milagrosamente quase, e tb agradecemos ao governo do Brasil a permissão para voar no espaço aéreo, na linha fronteiriça” com a Bolívia (segue)
@m_ebrard Passando pela linha fronteiriça entre Bolívia e Brasil, a rota previa ir para o Peru e, de lá, cruzar o espaço aéreo do Equador até a cidade do México. Mas já em voo, a autorização equatoriana foi revisada e o avião teve que “contornar” o país, o que gerou mais um atraso.
@m_ebrard “É como uma viagem pela política latino-americana, [por] como se tomam as decisões e os riscos que são corridos”, afirmou o secretário das Relações Exteriores do México.
@m_ebrard Se não houver mais inconvenientes, o avião com Evo deve chegar ao México cerca de 14h/14h30 do horário de Brasília.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Luciana Taddeo

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!