, 17 tweets, 3 min read
My Authors
Read all threads
Considerações sobre o impeachment do Trump:
1) O processo ainda vai para o Senado e, muito provavelmente, ele não será removido do cargo;
2) Mesmo que não seja removido (e considerado culpado no julgamento do Senado), ele já se tornou o 3o presidente na história a ser impedido.
3) Há fundamentos para o processo de impeachment. Existem pessoas que dizem que eles são fracos, em especial por serem parcialmente baseados em testemunhos, mas há base. Trump congelou o envio de auxílio financeiro a Ucrânia por alguns meses por motivos políticos.
Isso deveria ser o suficiente para que ele fosse removido do cargo. E não adianta usar o argumento: "Ah... Mas o presidente X fez algo assim também, ou fez algo bem pior."
Não é porque o Congresso não fez o trabalho dele na época que ele deve deixar de fazer agora.
E, sim, isso vale para Obama e outros presidentes. Os três últimos presidentes antes de Trump também cometeram ofensas à Constituição que deveriam ser suficientes para impedimento. Dois não foram e um foi protegido pelo Senado.
4) A campanha de 2020 vai ser baseada nesse processo. Republicanos vão jogar abertamente a carta de que essa é uma perseguição política para anular os resultados de uma eleição que até hoje os Democratas não engoliram (e não deixa de ser). Democratas vão chamar Trump de criminoso
5) É importante prestar atenção no movimento de deputados e senadores democratas em estados e distritos onde Trump ganhou, principalmente naqueles em que Trump teve larga margem de vitória (50+% dos votos). Há pouco mais de 10 deputados nesse caso. Não sei quais foram seus votos.
6) Esse processo tende a eletrizar os Democratas em estados que já tem maioria consolidada. Acredito, por exemplo, que aumente o turnout na California e provavelmente em NYC. Como vai afetar a região do Michigan, de Wisconsin e da Pensilvânia? Ainda é incerto.
7) Eletrizar Democratas já fanáticos e convertidos é bom se o seu foco é a bolha da internet, mas pode acabar não dando resultado na eleição presidencial. Por quê? Porque a tendência é de radicalizar o discurso para falar só para os já convertidos e alienar o pessoal no meio.
8) Trump e os Republicanos tem dois caminhos possíveis: entender que os Democratas vão radicalizar e tentar manter as coisas "moderadas" focando nos resultados econômicos bons, revertendo coisas ruins e conseguindo os votos dos indecisos. Ou podem radicalizar também...
9) Aparentemente a equipe da Casa Branca escolheu o primeiro caminho e marcou um discurso do presidente enquanto o voto tava acontecendo, com isso evitando que ele saísse insultado pessoas no Twitter. Vamos ver se essa vai continuar sendo a abordagem.
10) Há que se esperar a resposta Democrata também para ver o que vai acontecer. A tendência é que Warren e Sanders radicalizem e Joe Biden tente ser mais moderado. Isso tanto pela inclinação política dos candidatos, como pela sujeira que pode afetar mais ainda Biden.
11) A mídia vai, de novo, dar de bandeja muito tempo gratuito para o Trump na TV e muito espaço no jornal. Toda vez que alguém de esquerda quiser "dissecar" as declarações do presidente, vai publicizar o que ele disse e provavelmente alienar algum moderado no processo.
Eles ganhariam bastante se se contivessem e fossem sensatos de não dar palanque gratuito. Analise fatos, não reações. Mas dificilmente isso vai acontecer...
12) A campanha de 2020 vai ser um horror. Provavelmente uma das campanhas mais baixas que a gente já teve em tempos modernos. Mas no fim das contas, todo mundo vai sobreviver. O problema é que algumas feridas demoram pra cicatrizar e tem gente que não quer que cicatrizem...
13) Detalhe, pessoas mais experientes no jogo político entre os Democratas fizeram de tudo no começo para não levar o processo de impeachment a diante. Nancy Pelosi, por exemplo, sabe bem como o voto de hoje pode ser um tiro que sai pela culatra no quesito eleições 2020.
É que nem a pauta imigratória: enquanto tinham poder (maioria absoluta na Câmara e Senado), os Dems sob a liderança de Obama não fizeram nada nela porque perderiam um ponto de retórica e perderiam votos. Quando perderam o poder, fizeram coisas ilegais para manter a retórica.
14) Espere ver a diferença gritante de abordagem entre os candidatos socialistas DCE tipo AOC, Omar, Warren, Sanders e gente que entende um pouco do mundo, ou pelo menos do jogo político americano como Biden, Pelosi, Booker, Tim Ryan, Jim Costa, Sanford Bishop.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Davi Lyra-Leite

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!