, 26 tweets, 15 min read
My Authors
Read all threads
A astronomia conquista corações com suas imagens incríveis, mas você já se perguntou como é o acesso à essa ciência tão linda por pessoas cegas? Não?! Então vem nessa #AstroThreadBR conhecer um pouco sobre o Universo Acessível e saber como você, aluno da UFRJ, pode nos ajudar!
O Universo Acessível é um projeto de extensão que desenvolvemos no campus de astronomia da UFRJ, o @ValongoUFRJ, em parceria com o Instituto Benjamin Constant (IBC), um centro de referência, a nível nacional, para questões da deficiência visual.
O foco inicial era bem diferente do atual: a ideia era tornar o observatório acessível não só à pessoas cegas, mas também à pessoas com outros tipos de deficiência. Isso envolveria a construção de rampas, instalação de placas em braille, além da dificuldade da própria ladeira.
Assim, por motivos de força maior ($$$$), tivemos que mudar nosso rumo. Se não conseguimos trazer pessoas com deficiências até a astronomia, o que podemos fazer para levar a astronomia até essas PCDs?
E assim surgiu a parceria com o IBC.
Levamos até eles alguns modelos táteis que produzimos inicialmente e que, apesar de serem meio rudimentares, foram muito bem recebidos. Descobrimos que esse espaço não possuía materiais de astronomia, o que comprometia o processo formativo de alunos e alunas.
Atualmente, nosso foco é a produção de materiais de baixo custo para o ensino de astronomia, sempre considerando as especificidades da população cega e com baixa visão. Dividimos nossa produção em duas áreas principais, sendo a primeira cadernos táteis, e a segunda materiais 3D.
A produção de todos os nossos materiais segue o mesmo processo: buscamos identificar onde há uma demanda, principalmente no IBC, desenvolvemos o material manualmente e focando no baixo custo, e o levamos para teste, onde será aprovado (ou não) para utilização em sala de aula.
O primeiro objeto 3D que produzimos foi nossa Lua tátil. Foi construída utilizando uma bola de isopor de 60cm de diâmetro, um mapa adaptado em gomos da Lua real, técnica de papel machê e camurça em pó. Assim, conseguimos reproduzir a localização dos principais mares e crateras.
A testamos tanto com técnicos, quanto com alunos de ensino fundamental. O resultado foi muito positivo, nos emocionamos, tinham adolescentes que contaram desejar ser cientistas, e outros nos pediram para reproduzirmos mais corpos celestes, como o Sol.
No entanto, descobrimos algumas coisas muito importantes: eles nunca tinham tido acesso a nenhum material do tipo, e, por conta disso, a maioria acreditava que a Lua era plana, como um círculo de papel branco preso ao céu, e quase ninguém sabia o que era uma cratera.
Assim, surgiu a ideia de produzir os cadernos táteis, que levam os conceitos por trás dos objetos 3D. Atualmente temos um caderno pronto, quase em fase de distribuição, e dois em produção. Com eles buscamos abordar todo o conteúdo de astronomia do ensino fundamental e médio.
Dizemos que todo material que fazemos é inclusivo e não exclusivo. Isso significa que ele pode ser utilizado tanto por pessoas cegas, por pessoas com baixa visão, e por videntes. Para isso, realizamos três processos nos cadernos: a adaptação do texto, das imagens e texturização.
1. Adaptação do texto

O texto é escrito pelos graduandos em astronomia e BCMT e revisado pela professora orientadora Silvia Lorenz. Ele é impresso em uma fonte especial chamada APHont, que facilita a leitura de pessoas com baixa visão, e também em braille pra os cegos.
2. Adaptação das imagens

Na astronomia, costumamos utilizar imagens para ajudar a transmitir alguns conceitos. As dos nossos cadernos são adaptadas por uma designer, com foco em simplificá-las e aplicar cores contrastantes (não necessariamente reais) para alunos com baixa visão.
3. Texturização

Com as imagens adaptadas, utilizamos materiais de baixo custo como linhas, lixas, miçangas e papeis para texturiza-las manualmente. Isso se torna um molde e, utilizando a técnica de Thermoform, derretemos uma placa plástica transparente sobre a folha.
Dessa forma, o caderno é composto pela parte impressa, com o texto e imagens adaptadas para alunos com baixa visão e videntes, e pela placa plástica, que contém o texto em braille e as texturas. Isso o torna um material durável, e de fácil replicação e distribuição.
Como o segundo caderno fala sobre o Sistema Solar, por demanda popular decidimos também falar um pouquinho sobre astrobiologia. Portanto, estamos desenvolvendo um modelo 3D em “escala” do sistema TRAPPIST-1, um dos sistemas extrassolares mais famosos.
Como não há imagens reais desse sistema, utilizamos liberdade artística para tentar mostrar o conceito de zona de habitabilidade.Representamos água líquida (não confirmada) com silicone, e diferentes texturas para superfícies rochosas e com gelo, buscando sempre o alto contraste.
Devido a popularidade da nossa Lua, atualmente em exposição no IBC, também estamos montando um pequeno Kit Lua. Ele irá conter instruções e alguns materiais para que, sendo enviado para diferentes escolas e institutos no Brasil, cada um possa ter sua pequena Lua tátil. 
Somos uma equipe muito diversa, formada por alunos de Astronomia, BCMT, Terapia Ocupacional e Comunicação Visual, cada um contribuindo com sua especialidade. Como mencionado, a orientação e financiamento fica por conta da professora Silvia Lorenz-Martins.
E então, você interessado em ajudar, o que pode fazer?
Por ser um projeto de extensão da faculdade, para participar do Universo Acessível TEM QUE SER ESTUDANTE DA UFRJ, mas aceitamos alunos de todos os cursos. Para melhores informações me enviem mensagem por aqui mesmo.
Não é da UFRJ? Então esse projeto é feito para você. O melhor retorno que nós podemos ter é a população usufruindo do que produzimos. Então divulgue e passe a informação a diante. Esperamos que os cadernos e kit sejam distribuídos em breve, e anunciaremos tudo nas redes sociais:
Instagram - instagram.com/universo.acess…
Facebook - facebook.com/universo.acess…

Divulgamos tudo que estamos fazendo e também respondemos dúvidas por lá.
Mais informações sobre o projeto em outros sites:

Podcast com o @missao_exo missaoexoplaneta.com.br/ep4.html?fbcli…

Entrevista com o @g1
g1.globo.com/rj/rio-de-jane…

Entrevista com o @UOL
tab.uol.com.br/noticias/redac…

Entrevista com o @astrotubers
Equipe atual do Universo Acessível:
Bianca Mello, Elisa Maria (@elisa_mariabg), Erica Bhering (eu!), Jackson de Farias, Júlia Camões (@camoes_ailuj), Mariana Gomes (@marihgomes_), Mariana Navia (@marianagcnavia) e Rodrigo Barros.
Então, é isso! Esse é o nosso projeto que trabalhamos muito duro para que de certo e que temos muito orgulho! Qualquer dúvida você pode entrar em contato pelas nossas redes sociais e também pelo perfil de cada um dos participantes. Muito obrigada por terem lido até aqui!
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Erica Bhering

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!