Profile picture
suzi 🏳️‍🌈 @alfapuppis
, 41 tweets, 14 min read Read on Twitter
Fala, twitter! Vamo bater um papo sobre CAMPO MAGNÉTICO.
O que é?
Qual sua importância?
Como é o da Terra? E nos outros planetas? Hoje, na #AstroThreadBR . SIMBORA!
#CampinhoMagnéticoAThread
Uma consideração: vou tentar colocar os créditos da maioria dos gifs e imagens no final da thread, mas sei que nem sempre vou encontrar. Vamos honrar os artistas! 🤓🌈
O QUE É?
O Campo Magnético (CMag.) é como se fosse um escudo invisível que envolve nosso planeta. É causado pela grande quantidade de metal fundido se mexendo no centro da Terra. É como se houvesse um grande imã no coração da terra com dois pólos, o norte e o sul magnéticos.
Acontece que o Sol, como a grande usina que é, também tem um P*TA campo magnético que põe o nosso no chinelo. O campo magnético do Sol é tão forte que pequenas mudanças geram grandes explosões (maiores que a Terra!) na sua superfície, e mandam ventos solares fortíssimos pra cá.
Os ventos solares são chuvas de partículas que saem do Sol a velocidades absurdas. Quando elas colidem com os planetas vão arrancando partes de sua atmosfera, de sua superfície e de quaisquer elementos ali presentes. E é aí que nosso guerreirinho, o campo magnético, entra.
Sabe quando você tenta colar dois imãs do lado errado e sente um fazendo forcinha contra o outro, se repelindo? É mais ou menos esse o espírito do nosso campinho. O do Sol é tão forte que chega a deformar o nosso, mas ele continua lá, evitando que sejamos lentamente descascados.
É quase uma esfoliação bruta e letal. Spoiler: acredita-se que Marte tinha água e um campo magnético. Por algum motivo esse campo se dissipou e a água de Marte foi lentamente arrancada pelos ventos solares e agora Marte é assim, sequinho sequinho (bem, pelo menos por fora. 😉).
A maior parte das partículas desses ventos acaba sendo desviada pelo campo magnético da Terra. Algumas são atraídas para os pólos e ao interagirem com a atmosfera dão origem as auroras boreais e austrais, fenômenos que também acontecem em outros planetas.
Uma peculiaridade do CMag. terrestre é que ele não é uniforme: existem algumas partes mais e menos protegidas. A mais frágil de todas é chamada de Anomalia do Atlântico Sul, e fica sobre o Brasil. Ela explica a grande incidência de raios, panes elétricas, falhas de satélites etc.
Essa anomalia também mudou de lugar, se expandiu e se intensificou bastante nas últimas centenas de anos. Aqui podemos ver uma simulação histórica:
De tempos em tempos os pólos do campo magnético se invertem, mas isso demora bastante pra acontecer. O problema mesmo é que quando rola essa inversão pode haver um super enfraquecimento do campo e aí já viram, né mores? Ficamos pelados. Mas isso fica pra outra thread.
Essa inversão de pólos magnéticos já ocorreu inúmeras vezes na história do nosso planeta, a última há mais ou menos 780mil anos- já tinha vida aqui faz tempo e humanos também. A Lua também já teve campo magnético, mas ele já se mandou há uns 2,7 bilhões de anos.
O CMag não é essencial só para proteger a vida na Terra, como também para orientá-la. Nos últimos anos tem-se descoberto pequenos sensores magnéticos nos cérebros de grandes animais marinhos até minhocas, que os ajudam com suas migrações por toda a vida.
Saindo do nosso planeta, vamos para MERCÚRIO!
Ele tem um CMag. fraco por conta da sua rotação em torno de si mesmo, que é bem lenta (afinal sua rotação está "presa" a do Sol: uma das faces do planeta está sempre ensolarada, enquanto a outra sempre no escuro. Tem até gelo.)
O CMag. de Mercúrio foi descoberto pela sonda Mariner em 1974 e tem mais ou menos 1.1% da força do CMag da Terra. Ele pode ser gerado por um processo de dínamo: o fato de Mercúrio estar "trancado" com o Sol também mantém o núcleo líquido o suficiente pra gerar uma magnetosfera.
Em resumo, dá pra dar uma protegidinha dos ventos solares mas o campo ainda é muito 'furadinho', além de ter tornados magnéticos, que são deformações constantes. Não é o melhor escudo do mundo.
Depois de Mercúrio, o campo magnético dos nossos vizinhos do centrão não é muito bacana: tanto o de Vênus quanto o de Marte são quase inexistentes. Isso significa que Vênus tá sempre perdendo uma quantidade considerável da sua atmosfera, e Marte continua sendo 'esfoliado'. ☹️
Indo pra periferia do Sistema Solar as coisas ficam + interessantes: TODOS os planetas gasosos tem um campo magnético próprio bem peculiar. Mesmo estando meio longe do calor do Sol, processos distintos fazem com q seu interior seja fluido o suficiente pra manter uma magnetosfera.
A gente só podia começar pelo nosso rei, quase estrela, JÚPITER, e seu surpreendente poder magnético.
De cara o campinho de Júpiter já é 10x mais forte que o da Terra e o próprio Sol e sua coroa visível caberiam dentro da magnetosfera de Júpiter com espaço de sobra. Se pudéssemos vê-lo a olho nu, o CMag de Júpiter ocuparia 5x o tamanho da lua cheia no céu. Humilde né, gente?
O campo magnético de Júpiter é tão intenso que consegue manter sua lua Io em constante atividade vulcânica em pleno Sistema Solar exterior, naquele frio do cão.
Acredita-se que Europa, outra lua, é completamente coberta por um oceano sob uma camada de gelo.
Sua superfície é assim, e pode mudar bastante:
Essas linhas são fraturas do gelo sendo constantemente quebrado e recongelado pela pressão das marés do oceano, também causadas pelo campo magnético joviano. Assim como Mercúrio ao Sol, uma de suas faces está sempre presa a Júpiter.
O CMag de Júpiter é gerado por correntes elétricas no seu núcleo externo, feito basicamente de hidrogênio metálico líquido, além de ser alimentado pela atividade vulcânica de Io. É o objeto + magnético do sistema solar, sua magnetosfera sendo maior e mais potente que a do Sol.
PERA AÍ. MAIOR E MAIS POTENTE QUE A NOSSA ESTRELA??? COMO ASSIM???
Acontece que o Júpiter tem dois pólos mag. bem definidos, deixando seu CMag bonitinho em formato. O Sol não. Cada linha magnética aponta para um lado diferente, então muitas linhas se encontram e se cancelam.
O campinho Joviano se estende até a órbita de SATURNO, que por sua vez tem um CMag quase 2x mais intenso que o da Terra para uma mesma localidade. É causado pela sua velocidade de rotação, hidrogênio metálico e seu núcleo de ferro rochoso 10 a 20x mais massivo que a Terra.
Uma de suas luas, Enceladus, contribui para sua magnetosfera com um esquema parecido com o de Io:
CMag do planeta perturba o interior da lua e gera vulcanismo > erupções vulcânicas jogam plasma e materia ao redor do planeta > plasma acrescenta força ao CMag.
Tenham em mente que seus vulcões são absurdamente grandes para o tamanho das luas, então o material expulso dos vulcões escapa, deixando um rastro pela órbita das luas. Isso já não acontece com a Terra por conta do nosso próprio CMag, atmosfera, gravidade, tamanho, massa etc
É assim que Enceladus também "alimenta" os anéis de Saturno, com esse material.
Tem um áudio bem interessante do plasma de Saturno "conversando" com o plasma de Enceladus aqui: br.sputniknews.com/ciencia_tecnol…
A sonda Cassini trouxe muitas informações sobre o CMag de Saturno, e com elas muitos mistérios. Por exemplo: o eixo magnético de Saturno parece estar alinhado com seu eixo de rotação, algo que acreditava-se ser impossível pq ameaça o CMag a perder força e desaparecer.
Mas vamos deixar esses mistérios pra outra (possível) thread só de mistérios de Saturno, porque são MUITOS e tem é pano pra manga.
Agora que terminamos os planetas visíveis a olho nu, vamos aos gigantes de gelo, descobertos mais pra frente, Urano e Netuno.
Aí que o bicho pega.
Pra contextualizar, os planetas anteriores são bem chamativos a olho nu e observados há milênios pelo ser humano. Urano e Netuno foram descobertos como planetas só nos sécs. XVIII e XIX. Suas órbitas precisaram ser calculadas e bem observadas para serem reconhecidos.
A gente mal chega em URANO e já vê que ele gira deitado. Como a @astroana_ua disse, algum corpo deve ter batido nele e ele caiu e saiu rolando igual o Neymar, só que sem sair do lugar, ou melhor, fazendo seu longo caminho em torno do Sol. Seu anel e suas luas ficam na vertical.
Mas o campo magnético manda em si mesmo e possui o seu próprio eixo de rotação. O de Urano tem uma inclinação bem parecida com o da Terra, só que ele é mais... pra fora? Ele é ligeiramente deslocado do centro. Dá uma olhada na imagem. (Lugar estranho, né? Calma que piora.)
CMags são como guarda-chuvas que protegem os planetas das partículas solares. Cientistas desconfiam que Urano abra e feche seu guarda-chuva 1x por dia! Por conta desse deslocamento do centro, é possivel que seu CMag ligue e desligue, expondo-o aos ventos solares todo dia.
Especula-se que os CMags dos gigantes de gelo possam ser gerados pelas correntes de seus oceanos exteriores de água e amônia, ao invés de em seu núcleo, como nos outros planetas. Tbm pode ser que o de Urano seja gerado em um oceano interior de DIAMANTE LÍQUIDO. Bagulho é doido.
Chegando no último planeta com magnetosfera, NETUNO, é possível tbm que ela seja gerada por correntes elétricas no seu oceano de água-amônia-metano. E se a de Urano já tava torta a dele tá mais longe do centro ainda, num ponto "aleatório" entre o núcleo e a superfície do planeta.
Assim, só um dos pólos aponta para a superfície, enquanto o outro fica escondido em algum lugar no núcleo.
Dá pra ver que quanto mais afastado do Sol, mais doido o planeta é. Acho que é a falta de supervisão.
Acho que é isso, abordamos o campo magnético de todos os planetas que tem um, e falamos um cadinho do da nossa estrela, e do terrestre, que mais nos afeta. Espero que tenham gostado! Pode subir as letrinhas :P
+ EDIT: complemento sobre a rotação de Mercúrio
Gente, vou responder todas as dúvidas e mentions mais tarde! Os tweets citados que não sei se vou conseguir ver, entao se tiverem dúvida me marquem
+ EDIT 2: CRÉDITOS DAS IMAGENS UTILIZADAS:
br.pinterest.com/astrosuzi/camp…
Missing some Tweet in this thread?
You can try to force a refresh.

Like this thread? Get email updates or save it to PDF!

Subscribe to suzi 🏳️‍🌈
Profile picture

Get real-time email alerts when new unrolls are available from this author!

This content may be removed anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member and get exclusive features!

Premium member ($30.00/year)

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!