, 7 tweets, 2 min read
My Authors
Read all threads
(1/3) “A ideia é que o índio se integre cada vez mais e seja dono de sua terra indígena.” Bolsonaro, como aqui já comentado, se refere ao falecido projeto da "emancipação indígena" que a ditadura militar elaborou mas não conseguiu executar porque a sociedade civil reagiu em 1978.
(2/3) o projeto da ditadura permitiria a venda de terras indígenas. Era quase cópia da Lei Dawes, de 1887, dos EUA, que levou à destruição das reservas indígenas norte-americanas. Quando a lei caiu em desuso (1934), os indígenas já haviam perdido 90 dos seus 138 milhões de acres.
(3/3) líderes indígenas podem ser pressionados, enganados, ameaçados, subornados a se desfazer das suas terras. Nos EUA, gerações que vieram depois já não tinham mais acesso às terras de seus ancestrais. A venda das terras indígenas era feita em leilões e anunciada em cartazes:
A ditadura, em 1975: "é importante para o índio, é importante para o governo que definiu por política a integração do índio, e essa integração é feita por intermédio de uma emancipação. E essa emancipação econômica vai constituir um fator também válido para a integração do índio"
Em 1977, os indígenas reagiram: "Emancipação, integração. Que representam essas palavras para o índio? [...] Estamos pedindo 'integração e emancipação' na sociedade dos brancos? Não. Queremos apenas reconhecimento e respeito à nossa integridade física e cultural".
*carta aberta divulgada em abril de 1977 pelos indígenas representantes dos povos Xavante, Bororo, Pareci, Apiaká, Guarani, Kaingangue, Kayabi, Terena, Kaiowá
aqui, a partir da pág. 20, a carta da Indian Rights Association dos EUA enviada à ditadura que faz um resumo dos efeitos "extraordinariamente desastrosos" da Lei Dawes> cpisp.org.br/wp-content/upl…
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Rubens Valente

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!