My Authors
Read all threads
#racismo, #colorismo e #herança, uma thread (vou me expor, VAI DAR MERDA E VÃO ENTENDER TUDO ERRADO).

1965, meu avô e minha avó (vivos em 2020), e meu bisavô (pai da noiva). chutando as datas, pai/mãe deste senhor possivelmente foram escravizados

(foto editada por @felypeterra) Cena de casamento, 3 pessoas em destaque olhando para o altar. Um jovem homem de terno e gravata pretos e camisa branca; uma jovem de vestido de noiva branco com véu na altura do cotovelo; um senhor já de aparência idosa de terno e gravata pretos e camisa branca. Todos são negros de pele escura, sendo o senhor idoso o de pele mais escura no grupo.
eu tenho a pele clara (apesar de já ter ouvido dum estadunidense que p/ ele eu tenho a "pele escura" kkkk). minha pele clara me traz várias vantagens na sociedade racista que me colocam em posição de privilégio sobre nossos irmãos de pele escura. (cont.)
o senhor da foto era garçom, a moça costureira e dona de casa, o rapaz da foto estofador (faz e reforma sofás, poltronas etc), os 6 filhos do casal também executaram profissões de baixa remuneração e status, só 2 (mulheres!) se formaram como professoras (orgulho).

foto original
o Racismo ESTRUTURAL da sociedade br por todo o séc. 20 impôs "barreiras invisíveis" que impediram (ou dificultaram desproporcionalmente) meus antepassados de "subir na vida". salvo exceções, não era possível uma pessoa preta pobre virar Advogado(a), Médico(a), Engenheiro (a).
essa condenação à pobreza por gerações (desde a escravidão), fez com que meu bisavô não pudesse ter uma boa remuneração nem boa educação; meus avôs tiveram uma educação ligeiramente melhor (alfabetização), mas ainda condenados à pobreza e empregos mal remunerados; (cont.)
a geração dos meus pais e tios (1960s/1970s) herda este problema estrutural histórico. os homens não terminavam sequer o ensino médio (ginásio), já precisavam trabalhar. isso fez com que minha geração (1980s/1990s) herdasse os mesmos problemas históricos, causados por RACISMO.
em Outliers, Gladwell analisa as gerações de imigrantes judeus nos EUA pós 2ª Guerra; a tendência é tão clara que é quase determinística: a 1a geração (os que chegam ao país) vendem mercadoria, são comerciantes; e seus filhos são quase sempre Advogados, Engenheiros ou Médicos.
Judeus SOFREM PRECONCEITO, porém não sei se há no BR ou EUA um mecanismo social dificultando desproporcionalmente (impedindo na prática) que filhos de judeus estudem direito, engenharia. Estes mecanismos existem até hoje para pessoas pretas, sejam barreiras econômicas ou práticas
como vivemos numa sociedade patriarcal sexista e racista, eu nasci com a pele clara (mãe tem pele clara), e cresci na pobreza não por consequência de guerra, desastre natural, irresponsabilidade de meus antepassados. foi racismo. o racismo ESTRUTURAL impede gerações de ascender.
o Racismo (um SISTEMA) impediu meu bisavô de ter boa educação e remuneração; meus avôs também colheram o mesmo fruto maldito, que a sociedade enfiou goela abaixo dos filhos dos meus avôs (meus pais e tios).
eu morei num barraco de pau com 4 cômodos e 12 pessoas, comida fraca, não por incompetência ou pouco esforço da minha família, eles sempre trabalharam muitas horas, mais do que as pessoas que os contratavam. porem, há um SISTEMA em operação que na prática os impediu de ascender.
este SISTEMA RACISTA vai desde não ser aceito em bons empregos por causa de aparência, até exigências econômicas irreais na educação formal. muitas vezes uma pessoa pobre (quase sempre preta) não consegue estudar medicina simplesmente por não ter dinheiro para comer na faculdade.
isso p/ dizer que, mesmo com o privilégio de ter a pele mais clara, eu nasci lidando com o Sistema Racista. o Sistema Racista oprimia o Sr Antônio lá em 1940, e aí a filha dele nasceu pobre, o filho dela nasceu pobre, e como o sistema racista continua em operação, eu nasci pobre.
O colorismo não me faz branco (eu NÃO sou branco). Na sociedade racista, minha pele mais clara me dá privilégios sobre nossos irmãos de pele escura, só que eu ainda fui obrigado a navegar no mar de pobreza, violência e descaso que o Racismo forçou em gerações da família.
Tomara que não dê treta. Abraços.
usei o termo "pelo escura", o termo mais apropriado é "pele retinta". lição aprendida, peço perdão pelo vacilo.
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Marco Gomes

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!