My Authors
Read all threads
Indígenas Guarani cantam enquanto aguardam reintegração de posse da Ocupação Yary Ty, ao lado da Aldeia do Jaraguá, na zona norte de SP, marcada para manhã desta terça-feira (10/3).

Relembre a história da ocupação: ponte.org/guardioes-da-t…

Foto: @_palomavasc
A Polícia Militar chegou à Ocupação e deu o prazo até às 6h30 para cumprir o mandato de reintegração de posse

Vídeo: @_palomavasc
A negociação acabou, mas os indígenas Guarani permanecem na Ocupação. A PM continua posicionada e fechou a rua Comendador José de Matos. Muitos policiais estão sem identificação

Foto: @_palomavasc
Sonia Ara Mirim coloca cocar guarani na vereadora Juliana Cardoso (PT-SP)

Foto: @_palomavasc
Os indígenas ainda não decidiram se iram sair. Dentro da ocupação, eles continuam cantando. Do lado de fora, eles fumam cachimbo

Foto: @_palomavasc
Juliana Valente, da Comissão de Direitos Humanos da OAB, disse à reportagem que conversou com os moderadores e pediu que não aconteça nenhuma violação de direitos humanos durante a ação, mas não obteve uma resposta.
Ela aponta que muitos PMs que estão com armas estão sem identificação, contrariando as normas da @PMESP, subordinada ao governador @jdoriajr
AGORA: Thiago Henrique Karai Jekupe, 25 anos, uma das lideranças locais, anuncia que os Guarani não irão sair. "A juíza estadual decretou a nossa morte. Tem muita área abandonada na cidade, por que pegar uma área de Mata Atlântica?", declarou.

Foto: @_palomavasc
Sônia Ara Mirim, liderança Guarani, disse à Ponte que a reintegração irá acontecer. Os indígenas acionarão a Justiça Federal, ainda hoje, para brecar a construção do empreendimento imobiliário no local.

Foto: @_palomavasc
*irão
"Eles querem reintegrar um povo que resiste há 520 anos. Esse número de policiais para reintegrar uma área em que estamos preservando a vida...", lamentou Sônia.
Agora, indígenas Gurani estendem a faixa "SP é terra indígena" em frente ao bloqueio da PM

Vídeo: @_palomavasc
Crianças Guarani seguram cartazes contra a construtura Tenda, responsável pelo empreendimento imobiliário

Foto: @_palomavasc
Dentro da ocupação, Thiago e outros indígenas dizem que irão resistir. "Se a árvore tombar, a gente tomba com ela", afirmou a liderança Guarani.

Foto: @_palomavasc
Coronel PM Bento explicando que estão aguardando uma ordem da oficial de Justiça. Ele disse que a PM não entrará na Ocupação até segunda ordem

Vídeo: @_palomavasc
Pagu Rodrigues, Fatxlitsôa em Guarani, uma das lideranças da aldeia, conta que a decisão é permanecer na ocupação até que a ordem de reintegração venha diretamente do prefeito @brunocovas

Foto: @_palomavasc
Thiago Karai Jekupe, liderança Guarani, reafirma que haverá resistência. "Essa reintegração é inconstitucional. Não estamos discutindo uma terra privada, estamos discutindo a legislação federal que está sendo desrespeitada pela Prefeitura e pela Tenda".

Foto: @_palomavasc
O rapper Wera MC conta que os Guarani queriam dialogar com os políticos, não com a PM. "Essa ordem judicial é totalmente ilegal, ela saiu pelo Justiça Estadual quando deveria sair pela Federal".

Foto: @_palomavasc
Coronel Bento, da PM, que prometeu não entrar na Yary Ty, observando a área da Ocupação pelo prédio ao lado

Foto: @_palomavasc
AGORA: Mais negociação. O vereador Gilberto Natalini (PV-SP) informa ao coronel Bento que estão aguardando retorno do prefeito @brunocovas

Foto: @_palomavasc
Para a Ponte, Natalini informou que aguarda do prefeito @brunocovas um pronunciamento para evitar que os indígenas se machuquem em uma possível entrada da PM na Ocupação.
AGORA: Indígenas Guarani fazem roda com brincadeiras

Vídeo: @_palomavasc
Vídeo: @_palomavasc
AGORA: O vereador Eliseu Gabriel (PSB-SP) contou à Ponte que conversou com Orlando Lidório de Faria, secretário municipal da casa civil, e pediu que ele ajudasse na articulação com o prefeito @brunocovas, solicitando a suspensão da reintegração de posse
A advogada Gabriela Pires, que representa o povo Guarani, disse à Ponte que a PM aceitou interromper a reintegração de posse até às 15h. A mobilização é para o prefeito @brunocovas converse com a Tenda e peça a suspensão da reintegração.
A advogada também reforça que não é competência da Justiça Estadual decidir a reintegração de posse, porque isso vai contra a legislação brasileira nos direitos dos povos indígenas.
AGORA: A advogada Gabriela Pires conversa com o coronel Ramos sobre a reintegração. Às 15h, a PM irá cumprir a ordem de reintegração de posse

Vídeo: @_palomavasc
AGORA: Lideranças Guarani iniciam conversa com a Polícia Militar

Vídeo: @_palomavasc
Indígenas Guarani decidem desocupar o terreno. Mas a Ocupação vai continuar: eles montarão acampamento na entrada do local.
"Eu liguei no celular do Bruno Covas, eu mandei mensagem para Bruno Covas. Tive como resposta o silêncio. A prefeitura quer que a gente derrube sangue, enfrente a polícia, mas nós somos povo sagrado", comunicou o líder Thiago.
"O mandado é para a parte de dentro, vamos sair, mas a Tenda está impossibilitada de entrar nesse terreno. Vamos mudar a nossa Ocupação para cá, para frente desse terreno. Se a Tenda entrar ela vai descumprir, então a gente vai entrar também", enfatizou a liderança.
Segunda a advogada Gabriela Pires, a Tenda se comprometeu, em uma audiência de conciliação realizada na semana passada na Justiça Federal, a não realizar nenhuma atividade no terreno até o dia 6 de maio.

Foto: @_palomavasc
Os Guarani e apoiadores seguem montando a ocupação em frente ao terreno que a Tenda pretende construir o empreendimento imobiliário

Foto: @_palomavasc
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Ponte Jornalismo

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!