My Authors
Read all threads
Documento da CPMI das Fake News no Congresso revelou que a conta Bolsofeios, de ataques virtuais e estímulo de ódio contra supostos adversários do presidente @jairbolsonaro , foi acessada pelo menos 253 vezes da rede interna da Câmara. @UOLNoticias @UOL
noticias.uol.com.br/colunas/consta…
Apenas um dos IPs da Câmara foi utilizado para movimentar a Bolsofeios 99 vezes, outro 84. O maior volume de acessos foi registrado à tarde, entre as 13h e as 18h e em dias úteis da semana. Muitos foram feitos nos principais dias de sessão no parlamento, de terça a quinta-feira.
Cada dispositivo, fixo ou móvel, que se conecta à internet recebe, durante aquele acesso, um número de IP. É esse registro que permite investigadores identificarem as fontes de mensagens oriundas daqueles aparelhos.
Na semana passada, o @UOLNoticias revelou que o perfil de ódio Bolsofeios foi criado a partir de um computador localizado na Câmara dos Deputados e registrado a partir de um telefone utilizado pelo secretário parlamentar do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), Eduardo Guimarães.
Eduardo Guimarães recebe R$ 15,7 mil como secretário no gabinete de Eduardo Bolsonaro e mais R$ 982 em auxílios. O Bolsofeios começou a ser utilizado em julho de 2018, ano das eleições presidenciais,e foi desativado na semana passada, depois que a reportagem do UOL foi veiculada.
No Twitter, Eduardo Bolsonaro afirmou que página Bolsofeios era uma espécie "de humor", com fotos e montagens de sua família, relacionadas a sua infância e adolescência, sem conteúdo ofensivo ou fake news. Antes da conta ser apagada, a reportagem tirou prints do conteúdo. 👇
As publicações apresentavam ataques contra jornalistas, a ministros do @STF_oficial , ao presidente da Câmara, @RodrigoMaia , e pessoas consideradas adversárias da família Bolsonaro. Um vídeo comparava Maia, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre e ministros do STF a doenças.
Outra postagem apresentava a imagem de uma deputada de oposição a Bolsonaro com a legenda de que, para combater o sexo no Carnaval, o governo distribuiria máscaras com foto da parlamentar. Uma foto de @ManuelaDavila foi publicada c/ a legenda: "Histeria não é coragem. Chinela!".
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Constança Rezende

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!