My Authors
Read all threads
A peregrinação aérea de Nossa Senhora de Nazaré e a Missa do Papa diante do crucifixo histórico em Roma são fatos históricos que estamos presenciando, evocam uma tradição católica milenar.

(Segue...)
Epidemias foram muito frequentes no mundo ao longo da história.

Em uma delas, no ano de 680 em Roma, eclodiu uma epidemia (provavelmente de peste), relatos contam que a moléstia só retrocedeu depois que os restos mortais de São Sebastião foram levados pra cidade.
(Segue...)
São Sebastião então virou um protetor contra epidemias, sendo evocado em surtos epidêmicos na Itália e Portugal, em 1575 e 1599, respectivamente.
(Segue...)
Na violenta epidemia de peste negra, no século XIV, um sujeito atendia doentes usando um bisturi e um crucifixo, foi consagrado como São Roque e virou outro protetor contra epidemias, sendo também evocado em surtos epidêmicos.

(Segue...)
Quando ocorria um surto epidêmico era comum interpretarem o mal como castigo por algum desvio de comportamento e falhas morais, a população saía em procissão pedindo a proteção de São Sebastião, São Roque ou da santidade padroeira do local.

(Segue...)
Na América Portuguesa adotou-se o hábito de batizar as localidades com o nome de uma santidade adicionado de características físicas do local.
Ex: São Sebastião do Rio de Janeiro, N. S. de Belém do Grão Pará (um rio), Bahia de todos os santos.
(Segue...)
Quando uma doença se alastrava também se pedia proteção ao santo padroeiro, que estava presente no nome da cidade ou tinha realizado algum feito milagroso (aparição, por exemplo), assim N. S. de Nazaré tornou-se padroeira dos paraenses.

(Segue...)
No último grande surto epidêmico (gripe espanhola, 1918), a comunidade religiosa viu N. S. de Nazaré chorar, procissões ocorriam na cidade, com o objetivo de pedir proteção.

(Segue...)
Além das procissões, foram construídos hospitais para tratar e isolar os enfermos, para isso em um terreno “situado à Travessa Barão de Mamoré, freguesia de Nazareth” foram erguidos os hospitais:
São Sebastião: para os variolosos
São Roque: as vítimas da peste bubônica.
(Segue.)
No mesmo terreno, em 1938, foi implantado um sanatório (hospital para tratamento de “leprosos”, tuberculosos ou pessoas com problemas mentais).
Em 1956 o sanatório recebia o nome de um médico que se destacou na práticas de higiene e saúde pública no Brasil: João de Barros Barreto
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Loro da Doca

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just three indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!