My Authors
Read all threads
Fio sobre #desmatamento na #Amazônia 2020. Desastre da gestão Bolsonaro/Salles não dá trégua nem na quarentena. Aumento em 2020 em relação a 2019 pode ser maior do que o de 2019 em relação a 2018, que foi de absurdos 30%, batendo quase 10 mil km2 (9.762 km2).
Este gráfico mostra a área de alertas de desmatamento do #DeterB, da @dsrinpe, para 2 períodos: ago/18-mar/19 e ago/19-mar/20. Em cada mês entre ago/2019 e mar/2020 a área registrada pelo #DeterB foi maior que nos meses correspondentes de ago/18 a mar/19.
(Nota: a partir de novembro inicia-se o chamado "inverno amazônico", período mais chuvoso na região. Este se estende até final de abril em boa parte da Amazônia. As taxas de desmatamento são mais baixas porque é mais difícil operar tratores e colocar fogo na mata se chove muito..
... Embora o desmatamento não pare durante o período mais chuvoso, os criminosos florestais começam a acelerar seus tratores e motosserras em meados de abril e início de maio).
A tabela abaixo mostra as áreas mensais de desmatamento, identificadas pelo #DeterB de ago18/jul19 e de ago/19-mar/20 e as diferenças entre meses correspondentes nos dois períodos. A área acumulada entre ago/19-mar/20 é 2.599 km2 maior do que a área acumulada entre ago/18-mar/19
Para referência: a área somada de alertas de desmatamento do #DeterB p o período abr19/jul19 foi de 4.178 km2 (só em jul/19, foi de 2.256 km2). Se tivermos algo parecido entre abril e julho de 2020, a área de desmatamento registrada nos alertas do Deter B pode chegar a 9.000 km2!
Veja: os dados acima são do #DeterB, e ñ do #Prodes, que crava as taxas anuais de desmatamento. O Deter B é um sistema excelente p orientar o trabalho do MMA e do Ibama p fazer aquilo que o Salles ñ quer (combater o crime ambiental enquanto ele ocorre) e p apontar tendências
Mas o #DeterB usa imagens de satélite com resolução inferior às usadas pelo #Prodes. A área registrada pelos alertas do Deter para ago19/jul19 foi de 6.839 km2. E o Prodes mediu 9.762 km2 de desmatamento no período. A diferença entre estes dois dados é de 43%.
Nos últimos 4 anos, a diferença média entre as áreas medida pelo #Prodes e a identifica nos alertas de desmatamento do #DeterB foi de 51%. A tabela abaixo compara as áreas registradas pelos dois sistemas em cada período de 12 meses.
Embora ñ se possa simplesmente aplicar regra de 3 sobre a área registrada pelo #DeterB p estimar-se a taxa de #desmatamento a ser medida pelo #Prodes (desmatamentos menores ou maiores influenciam seu registro pelo #DeterB, por exemplo), ñ há dúvida que haverá expressivo aumento.
A gestão Salles/Bolsonaro é um desastre para a Amazônia. A demissão do ex-diretor de proteção ambiental do Ibama, Olivaldi Azevedo, pelo ministro Salles, logo após operação de combate ao garimpo ilegal dentro de terras indígenas no Pará, ...
...a demissão do André Sócrates de Almeida Teixeira, ex-coordenador-geral de monitoramento de Biodiversidade e Comércio Exterior do Ibama, contrário a normas adotadas pelo Ibama que permitem exportações irregulares de madeira, ...
... a edição da Medida Provisória 910/2019 (de 10 de dezembro do ano passado), que premia o roubo de terras em grandes latifúndios no Brasil (e que pode ser votada a qualquer momento pela Câmara, apesar da quarentena)... (#MP910Nao, @RodrigoMaia)
... ou Projeto de Lei 191/2020, que libera geral o #garimpo ilegal dentro de #terrasindígenas, enviado ao Congresso pelo governo Bolsonaro, são algumas das várias amostras da visão e estratégia destrutivas deste governo para a Amazônia e nosso patrimônio natural.
Quem comete crime ambiental na Amazônia sente-se amparado por Bolsonaro e Salles. Quem combate o crime ambiental na Amazônia é perseguido. Milícias de grileiros, máfias madeireiros ilegais e garimpeiros que invadem terras indígenas celebram.
A @UEnoBrasil quer q acordo comercial entre Mercosul e U. Europeia seja ratificado e entre em vigor. Como será que pretendem convencer seus cidadãos sobre qualquer compromisso do Brasil com não retrocesso ambiental, Acordo de Paris e direitos de povos indígenas, ali incluídos?
Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh.

Enjoying this thread?

Keep Current with Carlos Rittl

Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

Twitter may remove this content at anytime, convert it as a PDF, save and print for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video

1) Follow Thread Reader App on Twitter so you can easily mention us!

2) Go to a Twitter thread (series of Tweets by the same owner) and mention us with a keyword "unroll" @threadreaderapp unroll

You can practice here first or read more on our help page!

Follow Us on Twitter!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3.00/month or $30.00/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!